Header Ads Widget

Hip Hop Minas Entrevista Facção Central



(1) Buiu - Aqui é o mano Buiu do HipHopMinas, estou fazendo a entrevisata com Eduardo do Facção Central. Firmeza mano?

Facção Central (Eduardo) Firmeza total! Maior satisfaçao estar em BH novamente, levando para rapaziada aí um salve, nossas músicas, espero que hoje o show seja bem louco como sempre.

(2) Buiu - O que você acha de cantar em BH?

Facção Central (Eduardo) A mano, BH pra nós faz parte.. como eu posso dizer, é um dos lugares que o Facção tem mais respeito e receptividade tá ligado, então é um lugar que a gente sempre vem com a preocupação de fazer um show muito louco, fazer um show redondo, porque agente tá ligado que aqui tem muito respeito e os cara que curte Facção entendem a ideologia, entendem aquilo que agente canta né mano.

(3) Buiu - Em que você se inspira para compor as músicas que vai estar interpretando hoje show? As letras do Facção que são sempre discutidas e instiga o público à saber de onde vem tal criatividade.

Facção Central (Eduardo) Ah mano, é o dia a dia. Quando você vai escrever, tudo pode se tornar letra, você tem que ser observador, ver o que está acontecendo ao seu redor, na vida dos irmãos que estão do seu lado, no Brasil, você tem que se informar e saber aquilo que quer falar, colocar na letra, tomar cuidado para não entrar em contradição, tomar cuidado para saber o que está falando porque tem muita gente que tá ouvindo. Então é mais ou menos isso, a inspiração está em todo lugar é uma questao de observar.

(4) Buiu - O que falta no Rap em geral aí para ele ganhar mais força?

Facção Central (Eduardo) Faltam vários bagulhos, falta por exemplo, o público se concientizar que no Rap, a casa onde você vai realizar o evento tem que ser um “templo sagrado”.. não pode ter treta, a gente tem que mostrar que nós não somos nosso inimigo, favelado tem que saber conviver com favelado. Os grupos têm que se modernizar, tentar fazer um show dá hora, ter um equipamento bom, contratar profissionais que saibam fazer um som da hora para o público entender que vale a pena derrepente, juntar aquele dinheiro, pegar o busão, sair de casa cedo, pegar uma fila, ver o show, e ver um bagulho da hora, entendeu?
Então falta muita profissionalização e também tem aquela fita, tem muito grupo que paga de: “Ah! Mano Eu sou isso e aquilo” e no dia-a-dia não é nada disso. Fala pro maluco que a fita é você não usar droga e o maluco usa, fala que a fita não é beber e o maluco bebe, entedeu? O Rap é compromisso, o Rap é palavra. Falta este tipo de coisa.

(5) Buiu - Tenha o espaço livre para mandar um salve para o seu público, a sua idéia?

Facção Central (Eduardo) Não só para os manos de BH, Minas Gerais, mas em geral para todo o Brasil. Aquele salve e muita conscientização em entender aquilo que eu falei, para o Rap o inimigo é outro, o de “terno e gravata” e a gente tem que se conscientizar que nós entre nós so temos que se unir para fazer coisas boas, fazer o Rap crescer, não so o Rap mas a periferia, favela né mano…

(6) Buiu - Beleza, e qual mensagem você deixa para o pessoal que faz o Rap, para aqueles que escrevem as músicas?

Facção Central (Eduardo) Conscientização, saber o que está escrevendo. Falar de crime, falar de droga, tudo isso, este tipo de coisa derrepente é um caminho para mostrar a realidade, mas você tem que saber o que está falando. Rap não é “sopa de letrinha” não é brincadeira, não é qualquer um que faz. Então você tem que ter uma consciência que falar de crime e ser violênto é mó boi, ser contundente, saber o que está falando, saber colocar um caminho para a mulecada é diferente, vai muito além. Os caras têm que entender que Rap não é so falar de crime, de arma, que você é o gangsta, que ce vai catar as minas, que você vai fazer show. Não é bem por ai, Rap brasileiro é diferente. Aqui você tem que conscientizar e saber o que está falando em primeiro lugar.

(7) Buiu - O que você acha que falta para Minas Gerais ter um destaque maior no cenário do Rap nacional, virar no dentro do Rap?

Facção Central (Eduardo) Mano, sinceramente fica até dificil para eu comentar de Minas Gerais estando em São Paulo, a gente vem pra BH para fazer o show no dia. Então a gente não acompanha tão de perto o movimento daqui, mas pelo que eu vejo têm muitas bandas, muitos grupos, o problema é tipo assim, mas ou menos como em São Paulo onde poucas rádios abrem as portas, a mídia em geral não vai abrir a porta para o Rap, você depende da comunitária, você depende de nós mesmos. São Paulo tem um pouco mais de comunitárias pela cidade ser maior, aqui um pouco menor, tem menos, mas a proporção é esta aí mano. O Rap só vai virar de nós para nós mesmos, nós fazendo CD, nós mesmo produzindo, nós colocando nas nossas rádios comunitárias, o público entendendo, as vezes o mano acha que dez conto é caro porque ele não entende que tem um show da hora para ser feito, uma casa que é cara para contratar, segurança… todo este tipo de coisa tem que ser entendido que é para o Rap crescer, senão é complicado, na minha opinião, Belo Horizonte segue o esquema de todas cidades do Brasil.

(8) Buiu - Manda uma idéia para a rapaziada mineira?

Facção Central (Eduardo) Salve para a rapaziada de Belo Horizonte, muita paz, muita união! Banca Um, lado a lado com Facção. E aquela fita, vamo entender que o inimigo é aquele de terno e gravata, mais uma vez batendo a mesma tecla, porque que tem ser entendido, não adianta agente achar que matando favelado, a gente se matando a gente tá evoluindo, é tudo que “os caras” tão querendo: A gente se matando, a gente robando, é a gente na cadeia, é a gente na fora da escola desinformado. Mano, desinformado, você pode estar de UZI que o playboy é mais forte. Você informado com um livro na mão, derrepente faz um “estrago” muito maior que com uma metraladora.
Mandar também um salve especial para toda rapaziada que acessa o site HipHopMinas, lado a lado com Facção. Muito obrigado mesmo pelo apoio.

(9) Buiu - Buiu na atividade, agora estou falando aqui com Dum Dum, também Facção Central para saber o que está achando de estar em BH?

Facção Central (Dum Dum) Firmeza, toda vez que a gente cola aqui a recepção é 100%, sem palavras, o Zeu a rapaziada que cola no show também por aqui é sem palavras.

(10) Buiu - Qual a sua espectativa para este show aqui hoje?

Facção Central (Dum Dum) É um show novo, lá em São Paulo tá estourando, espero que aqui também a rapaziada goste, com o telão o negocio ficou mais da hora, espero que vocês gostem.

(11) Buiu - Você já escreveu letra para o Facção, se sim, faço a mesma pergunta que fiz ao Eduardo, de onde vem a inspiração?

Facção Central (Dum Dum) Então, se você perguntou ao Eduardo, perguntou à pessoa certa, quem escreve as letras do Facção é o Eduardo né, de ponta a ponta, eu só interpreto, sou o interprete.

(12) Buiu - Deixa uma mensagem para o pessoal que tá fazendo Rap?

Facção Central (Dum Dum) Para fazer o Rap tem que ter talento né, primeiro lugar. Se a pessoa tem talento e força de vontade é só seguir em frente que um dia consegue. Com fé em Deus também que é importante.

(13) Buiu - O que você sente que falta para o Rap mineiro tomar uma proporção maior?

Facção Central (Dum Dum) Acho que falta divulgação, talvez rádios né, comunitárias também são principais meios para divulgar bem o Rap. Ter está divulgação é essencial.

(14) Buiu - Manda um salve para o público de Minas que curte o Facção?

Facção Central (Dum Dum) Salve a todos de BH e toda região! Espero que todos colem no show e com a intenção de curtir sem treta né, que é a intenção também entendeu!?

By Forum Shady Br e Hip Hop Minas

Postar um comentário

1 Comentários

  1. vd show cazenga angola21 de fevereiro de 2011 às 15:06

    ai manos dos fc daqui fala um preto puro que nem vcs xto mandando direitamente de angola o berço da negritude brasileira meu nome é vd shou daqui das favelas de luanda concretamente no cazenga o municipio que mesm angola ja em paz desde 2002 aqui nos continuamos em guerra porque somos muito pobres..........................bazei e continuo na fé mandando abraço a todo rapper bom do brasil

    ResponderExcluir