Header Ads Widget

Opinião Periferica - Entrevista com a Laryssa Miranda #ConscienciaNegra



Esta semana a entrevistada é a Jovem mulher e inteligente Laryssa, como uma boa carioca a laryssa respondeu as perguntas, sem rodeio,sem curvas nas ideia o bagulho com ela é papo reto. confira esta ótima entrevista.

Diga quem é a Laryssa Miranda ..?

R: Parafraseando Emicida, uma pessoa comum; sem muita firula. Uma mina que tem muitos sonhos e infinitos questionamentos e curiosidades.

Fale como foi a infância de uma menina negra.. no rio de janeiro..?

R: Uma infância tranqüila, cercada de amigos e de brincadeiras de rua. Depois que cresci, as coisas mudaram um pouco. Minhas posturas e minha visão das coisas. Fui extremamente feliz quando criança.

Você passou por algum situação de pessoas questionando sua negritude por você ter a pele um pouco mais clara.? como voce lidou..?

R: Muitas vezes. No início não sabia o que dizer e me calava. Isso me perturbava muito, e me atrapalhou por anos.  Hj explico que não cabe à pessoa definir e declarar minha negritude. 

Quando que você tomou consciência do Racismo ..? e como você lidou com isto..?

R: É difícil saber quando foi esse momento. Tinha consciência do racismo, mas não sabia como agir, o que falar, a quem recorrer. Eu despertei quando comecei a ter mais contato com a história do Brasil e conheci amigos que também passavam pelas mesmas situações. É difícil lidar até hoje. Tem dias em que a gente tá esgotado.

Ouço falar muito do Baile Charme no VIADUTO de Madureira que é um point da "negada" carioca que gosta de Rap R&B que gosta de dançar, mas no rio o que pega "mermo" é o Funk.. como é sua relação do Charme e o Funk.. 
 e também queria saber se este point de Madureira é tipo algo de resistência pois vejo muiiito negros neste bailes.. você frequenta ..?, fale um pouco dele também.. (espero ter sido claro..rsrs)

R: Eu gosto demais de funk, principalmente. Desde criança. Não tenho total propriedade pra dizer, porque Madureira é um bairro muito histórico. Mas o que observo e vejo hoje, é uma juventude preta que freqüenta esses espaços, mas nem sempre é engajada na luta contra o racismo, e outros tipos de opressão. Um certo tipo de modismo.


Tu é jovem acaba de completar 18 anos e se interessa por politica,feminismo e assuntos bem sérios, coisas que pra maioria é coisa chata ou careta.. como surgiu este seu interesse por estes temas..?

R: Eu quando criança era um pouco nerd e me interessava em saber das coisas. Ainda sou assim. Isso sempre fez parte de mim. Eu busco, e encontro coisas  e pessoas por acaso, que acabam mudando minha perspectiva de vida. Minha visão de mundo...

Vejo que votou no PSTU em todos os cargos políticos.. porque..? o que o PSTU tem de diferente dos outros partidos ditos de esquerda..?

R: Bom, pra começar o Pstu é um partido revolucionário, diferentemente do Psol, por exemplo. Nosso objetivo é que a revolução mundial do proletariado seja vitoriosa. Queremos a emancipação do trabalhador. Meus votos foram de protesto. As eleições são um espaço que temos para mostrar nosso programa e construir nosso partido.

O que você planeja pro seu futuro,faculdade,militância ao algum movimento social negro.. politica..

R: Bom, estou na reta final do ensino médio e pretendo cursar Geografia numa universidade pública. E trabalhar dando aulas. Quero me envolver nos movimentos sociais na faculdade. Minha militância me segue em tudo o que eu fizer. Até no lazer.


Laryssa me ajude a entender uma parada ano passado milhões de pessoas protestaram contra o aumento de passagem,contra copa,contra a saúde publica e outros problemas... dai na hora de votar elegeu governadores que governam para empresários,deputados com partidos declaradamente de direita como PSDB,PP,DEM e claro o "mureteiro" PMDB. As manifestações foi uma farsa, um modismo ou o povo ainda é ignorante na hora de votar..? como você analisa estes fatos..

R: Acredito que nenhum dos três. A começar que, a meu ver, a mudança não vem pelas eleições numa democracia burguesa. As manifestações foram sim importantíssimas; é muito importante o povo estar nas ruas, emponderado. Estabeleceu-se um momento, um modo de agir e de se expressar diferente, depois das lutas de Junho de 2013.

O que te fez ser feminista ..?
R: São inúmeros motivos e situações que me fazem ser feminista. Resumindo, eu acredito que as mulheres precisam ter sua liberdade estabelecida, precisam ser livres de padrões e de cobranças que a sociedade impõe. E que são naturalizados. Além disso, observar a postura das mulheres que sempre conviveram comigo, me fazem ser feminista. São a prova de que o mito do “sexo frágil” não existe. Em especial, minha avó. E minha tia que faleceu à alguns dias, e que foi responsável por muitos dos meus pensamentos.

O aborto é um tema mais que polemico e você como mulher tem total propriedade em dar opinião sobre o assunto.. você é contra ou a favor..?
R: Totalmente a favor da descriminalização.  Além do fato de que as mulheres devem ter direito sobre seus próprios corpos, aborto só é "seguro" pra quem tem dinheiro. É estatístico que a descriminalização do aborto diminuiu drasticamente o número de mortes. Além disso, o estado é laico, e essa questão de ser “contra o aborto” é, na maioria das vezes, meramente religiosa e culpabiliza a mulher.


Alem de mulher negra você é carioca como você, este seriado "Sexo e as Nega" ..? e o que acha da AfroBras/Faculdade Zumbi dos Palmares/Trofeu Raça Negra Homenagear o Miguel Fallabela..?

R: “Sexo e as Negas” é um desserviço à luta. É clara a hipersexualização da mulher negra e reforça o papel que sempre temos na TV. É altamente racista e machista essa série. A homenagem à Miguel Fallabela, nada mais é do que um absurdo. A começar que ele é um homem, branco, fazendo um enredo sobre mulheres negras. Além de querer falar de racismo com humor, o que é incabível.

Qual foi o ultimo Livro que você leu..? fale um pouco sobre ele..

R: Não me lembro qual foi o último que li. Mas um dos livros que li esse ano e acho incrível é Capitães da Areia. Sem dúvida um livro que nunca vou esquecer. A maneira como a vida dos meninos é relatada no livro é extremamente real, e ainda hoje, atual. Mostra a vida de pessoas que desde sempre, são rejeitadas pela sociedade. É possível fazer uma perfeita alusão à uma questão que nos rodeia hoje, que é a proposta de redução da maioridade penal.

Qual pessoa ou personalidade negra famosa você admira e porque..?

R: Tupac Shakur. Desde que tive conhecimento, fiquei imensamente admirada. Não só algumas de suas letras, como seus posicionamentos e pensamentos me abriram caminho pra conhecer muitas outras coisas e fazem parte de muito do que sou hoje.


O grande ator negro Morgan Freeman deu uma entrevista onde ele foi perguntado, o que era preciso para acabar com o racismo.. e ele responde parando de falar no assunto, e ele ainda diz que é contra ao mês da consciência negra.. você concorda com ele..? porque..?

R: Discordo totalmente. Um dos argumentos usados pelos racistas é esse. Dizendo que devemos parar de falar do assunto, parar de nos vitimizar, etc. É extremamente necessário nos posicionarmos como negros e discurtirmos acerca da opressão que sofremos. Há inúmeras tentativas de desqualificar nossa luta. Uma delas, é essa de que nos vitimizamos e devemos ficar calados. O que é bizarro. Não nos calarão!


Não sei de onde surgiu esta ideia, mas a CUFA, criou um "curso para racista" no qual a torcedora Racista do grêmio, ia fazer um curso do qual ia conhecer lideres revolucionários negros e etc.. como você analisa esta fita..? temos que educar os brancos..?

R: É complicado. Não temos que educar. A visibilidade e o “perdão” que foi dado à essa pessoa em questão, foram uma das coisas mais revoltantes que já vi. Visibilidade esta que não é dada a um caso de racismo, por exemplo. Devemos continuar debatendo e apontando racismo. Seguindo nossa luta.


Teve algo que não lhe perguntei..? se teve qual é a pergunta e qual é a resposta..

R: Você não perguntou sobre minha transição capilar. Não existe uma pergunta específica, mas é um assunto que gosto muito de falar, gosto de ter o papel de inspirar outras mulheres e homens à assumir seus cabelos crespos. A aceitação do meu cabelo natural, me abriu muitas portas. Me permitiu me conhecer melhor e me aceitar. Foi um fio condutor pra muitas experiências novas com relação à minha auto estima como mulher negra.

Qual seria o modelo politico correto para nosso pais..?

R:  Um modelo baseado na participação efetiva da classe mais numerosa, importante e explorada do país. A classe trabalhadora. Esta seria a responsável pelo andar do país. O desenvolvimento das lutas. Ou seja, um modelo socialista.

Fique a vontade de deixar sua mensagem aos leitores..

R: Difícil hahaha. Tenho inúmeras coisas pra dizer. Mas acredito que o importante dessa entrevista, é contribuir com o debate. Principalmente nesse mês, temos diversas coisas a analisar e debater. Espero de verdade que gostem e que dividam comigo suas opiniões à respeito das minhas. Muita luta, e segue a vida! Um abraço. <3 span="">

Postar um comentário

0 Comentários