segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ellen Oléria,Didi Gomes e Socorro Lira fazem show gratuito no Sesc Campo Limpo #DamasdaVoz

Damas da Voz - Cantoras apresentam apurado repertório das vozes femininas nacionais e internacionais, exibindo diferentes estilos e timbres.
Ellen Oléria - Show Afrofuturista
A compositora brasiliense Ellen Oléria completa 15 anos de carreira acumulando prêmios em festivais e com 5 discos lançados. Ela alcançou com sua última turnê cidades de norte a sul do Brasil e também o público de Espanha, França, Angola e Estados Unidos. Em Afrofuturista , a artista combina ritmos brasileiros como o samba, o forró, o carimbó, o afoxé, o maracatu com os timbres e arranjos contemporâneos que apontam para um encontro urbano de identidades. Da poética das ruas, pela linguagem do hip-hop, às performances jazzísticas da banda em cena, o ambiente acústico converge modernidade e ancestralidade em arranjos elaborados que trazem oxigênio para a Música Popular Brasileira. No repertório apresenta canções autorais e atualiza obras de outros compositores da MPB, como Milton Nascimento e Fernando Brant, convidando o público a revisitar lugares da memória e do pertencimento.
Livre. Grátis. Duração: 80 min.
19/09. Sábado, às 20h30


Didi Gomes - Show Um arrastão de Emoções
Cantora do litoral paulista com um timbre de voz jazzistico apresenta o show Um Arrastão de Emoções com rearranjos de canções consagradas na voz da cantora Elis Regina. A artista vem acompanhada por Theo Cancello (Piano), Glécio Nascimento (Baixo), Kinho Batera e Jota R (Violão e Bandolin). Filha do músico e compositor Ayrton Gomes, Didi Gomes sempre ouviu os mestres da música e conviveu com bons músicos. Canta desde os seus oito anos de idade nos salões dos “Chorões Santista”, agremiação orquestrada nos anos 80 pela sua mãe Maria Madalena (falecida). Com mais de 30 anos de carreira, não nega a importância de suas influências e origens, buscando abrir as portas para revelar ao público, de maneira legítima, a sua arte.
Livre. Grátis. Duração: 60 min.
20/09. Domingo, às 18h30


SHOWS
Socorro Lira – Show Zé do Norte 100 Anos – Álbum Lua Bonita
Uma viagem pela diversidade rítmica e melódica marcante na obra poético-musical de um pioneiro na observação e divulgação do nosso folclore, profundo conhecedor da cultura do interior do Brasil, conhecido por Zé do Norte. O show Zé do Norte 100 Anos reúne cocos, batuques, carimbó, canção, toada, chorinho, entre outros gêneros da MPB de cada canto. Nascida na zona rural de Brejo do Cruz, sertão da Paraíba, Socorro Lira apresentou-se em vários países da América Latina, Europa e África, em seus 13 anos de carreira. Durante esta trajetória recebeu o 23º Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora (categoria regional), e o Prêmio Europa 98 da “Associazione Senza Frontiere” por seu engajamento político e social no Brasil.
Livre. Grátis. Duração: 60 min.
27/09. Domingo, às 13h


EXIBIÇÃO

Encontro de Tambores – Taiko e Maracatu – Tokinonagare e Maracatu Ouro do Congo
O show apresenta as trajetórias e ressignificações que o tambor presente no taiko e no maracatú representa no Brasil. Wadaiko Sho, grupo formado pelos membros do grupo paulistano Setsuo Kinoshita Taiko Group. A modificação que a arte do taiko vem sofrendo nestes 100 anos da presença japonesa no Brasil, passando de um instrumento folclórico para o taiko moderno do pós-guerra, e mais tarde, para o taiko brasileiro. O nome dado à apresentação Tokinonagare significa “com o passar do tempo”. Maracatu Ouro do Congo, grupo da Zona Sul de de são Paulo que pesquisa, pratica e vive o maracatu de baque virado, manifestação de louvação aos ancestrais africanos.
Livre. Grátis.
25/09. Sexta, às 20h


Primeiras Notas - Cursos e oficinas com foco na iniciação do aprendizado musical de instrumentos diversos: cordas, sopros, percussão, voz e musica corporal.

Violão
O curso tem como objeto sensibilizar o participante para a prática musical e disponibilizar caminhos práticos para o aprendizado básico do violão, abordando diversos gêneros da música em repertório sugerido pelos alunos e pelo professor. Os objetivos com relação a conteúdos buscam fazer com que os participantes consigam executar sem dificuldade levadas simples e trocas de acordes de forma fluente e autônoma, além conhecer e identificar com facilidade, tanto no instrumento como em formato de cifragem, as formações mais básicas de acordes no violão.
Com Guto Andrade. Vagas limitadas.
Inscrições na Central de Atendimento.
12 anos. Grátis.
02/09 a 25/11. Quartas, às 16h e às 19h

Voz e Criatividade
A oficina aborda a exploração criativa e expressiva da voz, como caminho para o aprendizado vocal e musical. O enfoque está no aprendizado corporal e no desenvolvimento da percepção e da escuta. O objetivo é oferecer ao grupo a oportunidade de se expressar musicalmente partir da pesquisa e investigação de sua vocalidade. O aprendizado se dá a partir da percepção do indivíduo em constante diálogo com o grupo. As atividades são realizadas em roda, promovendo o contato visual entre todos os participantes.
Ritamaria é músicista e educadora musical que vem atuando em projetos coletivos que envolvem processos criativos e colaborativos de caráter artístico e formativo. O trabalho associa educação e performance musical em processos colaborativos, e se pauta na investigação sonora, na liberdade poética e no desenvolvimento da expressão através da música. É graduanda do curso de licenciatura em música na Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa ligada à educação musical, voz, construção de instrumentos, improvisação livre, processos criativos, performance e interação entre linguagens. Sua atuação se dá em dois eixos: educação musical/oficinas e performances/concertos. O ponto de partida foi o projeto de Iniciação Científica desenvolvido por ela, com apoio institucional da Universidade (Processos de Criação Coletiva a Partir da Canção Brasileira) com a participação de Max Schenkman como integrante do grupo formado para a pesquisa. Acaba de realizar uma jornada pedagógica em que ministrou oficinas na Guatemala e El Salvador (jan/2015), com apoio do Ministério da Cultura do Brasil, do FLADEM Guatemala e do Programa ¡Viva la Música! da Guatemala.
Com Ritamaria. Inscrições a partir de 01/09 na Central de Atendimento.
18 anos. Grátis.
08/09 a 24/11. Terças, das 19h30 às 21h 
SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Noticiário Periférico • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top