Header Ads Widget

Arte na comunidade - Juventude, Violência e Territórios‏

Filhos da Dita realiza em Cidade Tiradentes
o projeto Juventude, Violência e Territórios

Iniciado em abril de 2015, o projeto Juventude, Violência e Territórios – Fortalecendo o Bairro Através da Arte segue até março de 2016, na comunidade Jardim Maravilha, em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.

Esta é uma realização do Núcleo Teatral Filhos da Dita (grupos de teatro formado pelo Instituto Pombas Urbanas), que tem a finalidade de promover ocupação artística com diversidade de linguagens na região contribuindo na aproximação dos jovens com sua cultural.
Esta iniciativa foi viabilizada com o apoio do Ministério da Justiça e Plano Juventude Viva que reúne ações preventivas para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros às situações de violência física, e simbólica, pela inclusão social e pela autonomia.

No dia 22 de novembro, a música dá o tom ao projeto com apresentação dos grupos de rap A’s Trinca e D’Quebrada que levam arte e reflexão à Rua Naylon de Oliveira, nº 168, no Jardim Maravilha. E o Núcleo Teatral Filhos da Dita participa da ocupação com o espetáculo teatral A Guerra, no dia 13 dezembro. Todas as atividades acontecem aos domingos, às 15 horas, com entrada franca.

Em janeiro de 2016 a programação começa no dia 23 com a magia do cinema: a Mostra de Vídeos exibe curtas-metragens produzidos pelo Coletivo CinemateusFunk TV e Cine Favela. Seguindo a programação, o Grupo Pombas Urbanas apresenta o espetáculo Era Uma Vez Um Rei, no dia 27 de fevereiro. Em março, tem sarau com o Coletivo Marginaliaria e vivência de skate com o Love CT, ambos no dia 2. E, fechando a programação, no dia 27 de março, acontece o seminário/sarau Juventude, Violência e Território com participação do sound system África Mãe do Leão, além da atividade Grafitagem para finalizar.

O projeto Juventude, Violência e Territórios – Fortalecendo o Bairro através da Arte é baseado, entre outros aspectos, no conceito da “cultura como direito”, usada como importante ferramenta de empoderamento e protagonismo, principalmente para os jovens entre 15 e 29 anos. Sua finalidade é criar espaços e oportunidades para que os jovens encontrem caminhos diferentes, que não passem pela violência.

Na idealização do projeto o Instituto Pombas Urbanas partiu da necessidade de transformar a dura realidade social e cultural da juventude do extremo leste de São Paulo, mais precisamente de Cidade Tiradentes que, frequentemente, tem o estigma da violência estampado nos jornais. Esta iniciativa vem de encontro ao trabalho desenvolvido pelo Instituto, em 10 anos de atuação, promovendo o desenvolvimento do bairro por meio da arte. Para tanto, usa a capacidade transformadora do jovem com suas raízes culturais, valoriza as produções locais e periféricas, contribuindo para a diminuição de um quadro perverso de exclusão social. Um dos resultados de seu trabalho é a fundação do Centro Cultural Arte em Construção, espaço cultural comunitário que se tornou referência para a cidade na formação de jovens artistas e no acesso a bens culturais para a comunidade.

Programação – novembro e dezembro/2013
Juventude, Violência e Territórios – Fortalecendo o Bairro Através da Arte
Local: Rua Naylon de Oliveira, nº 168. Jardim Maravilha, Cidade Tiradentes/SP.
Grátis. Informações: (11) 2285-7758.

Dia 22 de novembro. Domingo, às 15h
Música: A’s Trinca e D’Quebrada


A’s Trinca - Formado por Nay Lopes, Kel Fidelis, Nina e o DJ X.Jay, grupo atua, desde 2007, no cenário do rap nacional. Suas letras refletem as experiências e vivências no bairro Cidade Tiradentes, em São Paulo, onde nasceram e cresceram. O grupo ganhou destaque, em 2012, com a participação no festival Mulheres Mc’s no Estado de São Paulo, e com a inclusão de sua música “No Me Gusta” na coletâneaPreta ação, na batida da Revolução. Em 2013, A’s Trinca gravou o videoclipe da música “Agressora” com produção da Boca de Lixo produções e Trilha Subterrânea.


D’Quebrada - Em 2005, dois jovens de Cidade Tiradentes se conheceram numa festa da escola do bairro e perceberam afinidades musicais. Doidera Mc e Duin Maloka se juntaram e começaram a compor. Desde então, o grupo vem trabalhando em um “rap diferente”, que busca elevar a autoestima dos menos favorecidos, propagando a mensagem de não-violência pela periferia. http://dquebrada.tnb.art.br/.



Dia 13 de dezembro. Domingo, às 15h
Teatro: Núcleo Teatral Filhos da Dita
Espetáculo: A Guerra

O texto A Guerra, do dramaturgo chileno Oscar Castro Ramirez, ganhou montagem do Núcleo Teatral Filhos da Dita, em outubro de 2013. A peça – com direção conjunta de Paulo Carvalho e Marcelo Palmares, atores do grupo Pombas Urbanas - conta a história de três soldados que partem para a guerra e esquecem, durante o caminho, quem é o inimigo. A partir dessa constatação, são apresentadas cenas que revelam os absurdos das guerras invisíveis, vividas cotidianamente. Num campo de batalha que constantemente se transforma, o elenco de A Guerra encarna personagens que vivem diversas situações inter-relacionadas, trazendo à tona um mundo onde a espetacularização da violência - impulsionada pelo desejo de poder, ganância e interesses privados – pode alienar e desumanizar as pessoas, separando-as dos reais valores da vida.

Ficha técnica - Espetáculo: A Guerra. Autor: Oscar Castro Ramirez. Direção: Paulo Carvalho e Marcelo Palmares. Co-direção de sonoplastia: Giovanni Di Ganzá e Toni. Trilha sonora: Filhos da Dita. Concepção de luz: Núcleo Teatral Filhos da Dita e Áurea Karpor. Cenário, figurino e produção: o grupo. Realização: Instituto Pombas Urbanas. Elenco - Claudio Pavão, Ellen Rio Branco, Guilherme Sousa, Luara Sanches, Rafael Pantoja e Thábata Leticia. Duração: 60 min. Classificação: 13 anos. Gênero: drama.



Informações

Instituto Pombas Urbanas
Tel: (11) 2285-7758 / comunicacao@pombasurbanas.org.br

Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 27383209 /  99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Postar um comentário

0 Comentários