Header Ads Widget

Nós, mulheres da periferia abre exposição no CCJ‏ (São Paulo)





Histórias e opiniões de mulheres da periferia viram arte na exposição multimídia QUEM SOMOS [POR NÓS]

O principal objetivo é discutir e contestar estereótipos construídos pela mídia; o lançamento acontece dia 21 de novembro no Centro Cultural da Juventude (CCJ)

O Coletivo Nós, mulheres da periferia, grupo de comunicadoras que propõe promover a representatividade e o protagonismo feminino, com um recorte de classe e raça, abre no dia 21 de novembro a exposição multimídia QUEM SOMOS [POR NÓS], no Centro Cultural da Juventude (CCJ), Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo. A proposta é inédita e usa a fala das mulheres como elemento artístico, além de ter sido criada de forma coletiva durante oficinas realizadas em diferentes bairros das periferias de São Paulo.

No mesmo dia, haverá um debate com as idealizadoras e produtoras. A instalação permanece em cartaz até o dia 17 de dezembro. A exposição será um convite para adentrar ao mundo das mulheres da periferia a partir de suas próprias perspectivas. Com fotografias, autorretratos e registro audiovisual, a mostra é resultado de quatro meses de encontros do projeto Desconstruindo Estereótipos, que percorreu seis bairros da capital paulista. A iniciativa é financiada pelo Programa de Valorização das Iniciativas Culturais (VAI), da Prefeitura de São Paulo.

Neste período, mais de 100 mulheres foram envolvidas, entre 17 e 92 anos, com predominância de negras, contemplando a intersecção entre classe, raça e gênero. A dinâmica envolveu debates, exercícios e ensaios com máquinas fotográficas e telas de pintura. O intuito foi abrir um espaço de troca de percepções, em parceria com associações e escolas públicas, sobre as abordagens jornalísticas, publicitárias e de programa de entretenimento sobre o ser mulher na periferia,  com foco na construção de um novo lugar de fala.

Em um segundo ciclo do processo, nove destas mulheres foram entrevistadas individualmente, em vídeo, e de forma mais aprofundada. Os discursos, majoritariamente, refletem o desafio de enfrentar uma sociedade racista, machista e socialmente desigual, mas também a irreverência, força e os embates necessários para sobreviver neste ambiente.  

A instalação promove um diálogo entre narrativas femininas dos bairros Campo Limpo (ZS), Capão Redondo (ZS), Jardim Romano (ZL), Jova Rural (ZN), Guaianazes (ZL) e Perus (Noroeste), todos na capital de São Paulo. A proposta é extrapolar as paredes da casa, lugar historicamente destinado à mulher, mas que também representa limitação, e inspira novos canais para a repercussão da luta e sobrevivência de mulheres como Rosana Alves de Castro, uma das entrevistadas e produtoras da exposição, que ainda “só vê mulher da periferia na página policial”.
O que é ser mulher da periferiaExposição "QUEM SOMOS [POR NÓS]" tem autoria de moradoras de bairros afastados do centro e traz questionamentos sobre a mídia e representatividade. Fique ligada, mais informações em breve!
Posted by Nós, mulheres da periferia on Sexta, 30 de outubro de 2015
Com a exposição QUEM SOMOS [POR NÓS], o coletivo Nós, mulheres da periferia busca ultrapassar sua atuação no campo virtual e encontrar formas de atingir um público maior, ocupando espaços públicos e de convivência, tornando o acesso a esses discursos ainda mais próximos do dia a dia.  
Na exposição “QUEM SOMOS [POR NÓS]” você vai conhecer mais sobre Dona Carolina, 92, moradora do bairro Jova Rural, zona norte de São Paulo. Não perde não! Mais informações em breve <3
Posted by Nós, mulheres da periferia on Sexta, 6 de novembro de 2015



Serviço: Exposição QUEM SOMOS [POR NÓS]
Abertura: 21/11, sábado, 15h.
Visitação: de 21/11 a 17/12, de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo - SP, 02720-200


Nós,mulheres da periferia

Postar um comentário

0 Comentários