Header Ads Widget

Sesc Campo Limpo apresenta “Yebo” com o Gumboot Dance Brasil



Sesc Campo Limpo apresenta no dia 28 de fevereiro, domingo, às 18h30, o espetáculo Yebo com o grupo Gumboot Dance Brasil.

O coreógrafo Rubens Oliveira – que assina a direção da montagem – ministra oWorkshop de Gumboot Dance no mesmo dia, às 14h. As duas atividades sãográtis.

Gumboot é uma dança popular com botas de borracha, criada pelos trabalhadores das minas de carvão, ouro e diamantes da África do Sul, no século XIX. Trabalhando em regime praticamente de escravidão, os nativos sul-africanos foram contratados para trabalhar nas minas em péssimas condições de existência, impossibilitados sequer de falarem entre si.

Yebo é o segundo espetáculo do Gumboot Dance Brasil. Aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração de minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.

A batida das botas de borracha no chão das minas foi uma linguagem criada para a comunicação, já que pessoas de diversas etnias viviam confinadas. A cadência das botas e seus movimentos aos poucos evoluíram para uma dança. Segundo Rubens Oliveira, havia diversas simbologias que simplificavam essa comunicação como a saudade da família, o trem que os conduzia às minas e a própria iniciativa de se divertir por mais que estivessem em condições insalubres de trabalho. “A coerência de sons e ritmo foram amadurecendo e aos poucos transformaram a ‘comunicação das botas’ em dança”, explica o bailarino.

A programação pretende oferecer a experiência com as técnicas por meio do workshop e a reflexão acerca da história destes trabalhadores, que encontraram uma saída para melhorar sua comunicação e criaram a dança a partir de condições de trabalho precárias.

Com o espetáculo o grupo faz uma reflexão sobre as semelhanças entre um homem da África do Sul recrutado para trabalhar numa mina de ouro - numa situação que se assemelha ao trabalho escravo (embora legalmente não o seja) - com um homem brasileiro que sobe na carroceria de um caminhão com uma promessa de trabalhon que é só uma esperança. Yebo reflete esse desejo de construir uma vida melhor, de se aventurar numa oferta ‘milagrosa’ capaz de mantê-los vivo e dar sustento aos seus.


Workshop Gumboot Dance

Rubens Oliveira ministra workshop que aborda a introdução às técnicas do gumboot dance em uma experiência de diálogos culturais entre a África do Sul e o Brasil. O programa inclui ainda informações sobre como essas batidas evoluíram para uma dança que chega ao público por meio da pesquisa do bailarino e coreógrafo, fundador do Gumboot Dance Brasil.

O workshop é destinado a dançarinos, estudantes de artes cênicas e dança, bailarinos e púbico em geral. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento, a partir do dia 23/2. Orienta-se o uso de roupa leve e confortável. Estarão disponíveis 30 vagas e as aulas são recomendadas para maiores de 12 anos.

Gumboot Dance Brasil

O Gumboot Dance Brasil começou em 2008, a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira. Rubens teve sua formação inicial com Ivaldo Bertazzo, tendo feito parte de sua companhia durante oito anos. Depois disso trabalhou com profissionais como Antônio Nobrega, Inês Bogéa, Susana Mafra e Benjamin Taubkin. Teve contato com o gumboot na Cia. Ivaldo Bertazzo, com o grupo Kova Brothers, da África do Sul, dando início a um grupo de pesquisa e viajando à África do Sul para conhecer melhor a técnica. De volta ao Brasil formou o Gumboot Dance Brasil que estreou o primeiro espetáculo em 2010. Rubens e o grupo já estiveram em Paris ministrando workshop, além de mostrarem seu trabalho em vários lugares da capital e interior de São Paulo. Em 2013, estreou a segunda montagem,Yebo. A proposta da companhia é pesquisar e difundir esta técnica. Formado por 14 bailarinos, utiliza-se de base rítmica, da percussão corporal e dos cantos como elementos centrais, assim como a constante articulação entre as riquezas culturais das duas nações. Pontos de semelhança são explorados no trabalho de pesquisa, trazendo uma releitura da técnica gumboot ao contexto cultural brasileiro.

Ficha Técnica:

Espetáculo: Yebo
Com Gumboot Dance Brasil
Direção geral: Rubens Oliveira
Direção musical: Lenna Bahule
Pesquisa e argumento: Rubens Oliveira
Elenco: Danilo Nonato, Lenna Bahule, Munique Mendes, Naruna Costa, Pablo Araripe, Rubens Oliveira, Samira Marana, Silvana de Jesus e Washington Gabriel.
Músicos: Pedro Lobo, Mauricio Oliveira
Produtor: Kelson Barros

SERVIÇO

28 de fevereiro de 2016. Domingo
14h - Workshop Gumboot Dance
Grátis. Classificação: 12 anos. Duração: 90 minutos. Vagas: 30

18h30 - Espetáculo Yebo
Grátis. Classificação: Livre. Duração: 50 minutos. Capacidade: indeterminada

Sesc Campo Limpo
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP.  Tel.: (11) 5510-2700
Horário/Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Postar um comentário

0 Comentários