Header Ads Widget

Encouraçado Filmes lança nas redes sociais vídeo que discute presença negra na arte contemporânea


Vídeo documental faz parte do projeto que debate sobre uso do Black Face

No próximo dia 21 de agosto de 2016, domingo, às 19h, a produtora Encouraçado Filmes lança no Youtube e no Facebook o vídeo inédito das filmagens em Recife. Trata­se de um projeto de documentário itinerante que aborda a presença negra nas Artes Contemporâneas e nasceu do debate histórico que aconteceu no Instituto Itaú Cultural sobre o uso do blackface (quando um artista branco pinta o rosto de negro). O vídeo que será lançado é uma mostra das filmagens em Recife, com cerca de 5 minutos e traz artistas do Hip Hop, da Poesia, da Moda O Projeto Foice a Face é ​produção em curso que aborda de forma documental e ficcional o protagonismo negro nas artes contemporâneas ­ ​um tema inédito no cinema brasileiro ­ pelas expressões da Dança, Performance, Teatro, Visuais, Música, Cinema e Literatura. Os filmes investigam os reflexos e as questões suscitadas por um passado escravocrata e, ainda, discriminatório ​no país. ​Em breve o Foice a Face será lançado em longa­documental.



Relembre o Caso

No dia 12 de maio de 2015, o Instituto Itaú Cultural foi palco de um dos mais importantes debates da atualidade sobre representação racial na arte e sociedade brasileira. Três horas de debate intenso sobre a herança escravocrata no país e o impacto desse passado na atualidade. A peça “A Mulher do Trem” da Cia. Os Fofos Encenam foi acusada de racista por utilizar­se da prática de Blackface. O movimento de indignação contra o teor do espetáculo iniciado pela blogueira e ativista Stephanie Ribeiro nas redes sociais.



Sobre o projeto Foice a Face

Em 365 dias a Encouraçado Filmes lançou 6 filmes com histórias que mostram a trajetória desses artistas ­ atuantes em diferentes linguagens e revelando a construção de um novo capítulo sobre a presença e atuação de artistas negros e a potência da ARTE para as mudanças culturais e políticas que se fazem necessárias e urgentes. Ao longo desse percurso o documentário surge,​ abordando a representatividade de jovens negros nas artes em uma perspectiva contemporânea. Exibir o debate após 1 anos tem o peso de um marco comemorativo, pois, a partir de sua produção. Com esse vídeo, iniciou um percurso de produção passando por Maringá, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém do Pará. O documentário é o primeiro longa­metragem do diretor Macca e tem trilha sonora feita pelo free jazzista Romulo Alexis. O formato da produção é aberto ao público através das redes sociais. “A forma de produção foi bem audaciosa, com um pequena equipe, aportamos em cada cidade, exibimos os filmes em praça pública, sempre em parceria com um grupo ou coletivo local, promovemos um debate pós­exibição e , por fim, captamos os artistas negros de diversas linguagens e que atuam na cidade”, explica Macca. Em maio de 2015 a produtora realizou o curta sobre o debate, que está disponível na page e no youtube. Com esse curta de 25 min, ampliaram o projeto 6 cidades, exibindo os vídeos e captando imagem para um longa. A cada cidade a page do Facebook do projeto foi alimentado novos vídeos, fotos etc. Ainda neste ano a produtora teremos fará o teaser das passagens Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro e SP. Tudo isso como conteúdo para a page, para engajamento de público e para manterem em aberto um processo de produção do longa­metragem, que é o resultado final do projeto Foice a Face .



Novo Episódio 
Foice a Face – ​Episódio de Recife​ ­​
Ficha Técnica Lançamento 21 de Agosto 2016

Apresenta 
Miró da Muribeca
Cassio Bonfim
Gabriela facBruce



Episódio de Recife​ ­​ Ficha Técnica

Direção​: Macca ­ Argumento:​ Macca e Fernanda Lomba
Produção Executiva:​ Fernanda Lomba
Assistência de Produção:​ Karen Almeida
Montagem e edição:​ Joyce Prado e Macca
Musica Original:​ Radio Diáspora ­ Rômulo Alexis e Wagner Ramos
Fotografia:​ Macca e Fernanda Lomba
Realização​ Encouraçado Filmes Apoio
Realização:​ Itaú Cultural

Informações: ​encouracadofilmes@gmail.com​ ou pelo telefone 97705 1796, com a produtora executiva Fernanda Lomba​.

Postar um comentário

0 Comentários