Header Ads Widget

Para o bem e para o mal, o dinheiro é um propulsor. Ser bem remunerado e realizar seus projetos são sim metas importantes.


Por: Hebreu

Ganhar dinheiro, sim. O dinheiro tem que circular por mãos pretas. Culpa por ganhar dinheiro nunca fez muito sentido, jovem amigo.
Para o bem e para o mal, o dinheiro é um propulsor. Ser bem remunerado e realizar seus projetos são sim metas importantes.

Trecho do livro "Na minha pele" do Lázaro Ramos.

Porque estou compartilhando este trecho com vocês?
Porquê nós do rap durante anos fomos condicionados a sentir culpa por ganhar dinheiro ou criticar a pessoa que ganha. Quero deixa claro que estou falando de progresso de favelado não de exploração burguesa.
O rap brasileiro chegou numa condição ou patamar, de que se está ganhando grana, porém quem ganha esta grana não é preto e não é pobre e os profissionais por trás disto tudo também não. Uma cultura que era para o fortalecimento da favela, tem 2 faces atualmente: "RAP ONG" não remunera quem merece… aquele famoso fortalece a quebrada ou remunera os BOY, na hora que vai rolar grana chama o MC mais famoso.
O que eu quero dizer com tudo isto? Pessoas de baixa renda são a maioria e este dinheiro não circula entre nós, saca? Aplicar isto ao rap não é tão difícil. Você consome marca de rap? Marca de quebrada? Compra cd de grupos independentes? Vai em show? Saca?.
Usando isto fora do contexto do rap, é tipo fortalecer o tio que vende no trem e busão, a tiazinha que vende bolo e café no ponto de ônibus, fazer o dinheiro girar entre nós.

Isto vai soar muito como um discurso progressista, mas infelizmente vivemos num sistema capitalista e não temos culpa disto. Já dizia o Emicida: "não criei o capitalismo eu vivo em meio ao abismo". Como a revolução não deu certo no período da ditadura #SalveMariguella, eu acredito que para algo de  imediato, temos que criar meios de ganhar dinheiro e fazer girar entre nós, e "sem medo, sem culpa" como diz o Kljay numa intro do álbum Goodfellaz do 5 pra 1.

#Nigga #Progresso #Rap #money #Lazaroramos #naminhapele #nospornos

Postar um comentário

0 Comentários