terça-feira, 20 de novembro de 2018

Tá no ar a Coletânea - A coisa tá preta! - Vol. 3!!!



Eis que o projeto "A coisa ta preta!" chega em seu terceiro volume!!!! 



Mas que é a coletânea "A coisa tá preta!" ??

Todo novembro nós selecionamos algumas faixas que foram lançadas durante o ano pra comemorar a música preta independente, sem fins lucrativos, com o intuito de celebrar as músicas com temática negra, seja denúncia, dançante, lovesong, porque preto é tudo isso!

A ideia inicial deste projeto surge após sermos convidados pelo Cortecertu, (até então no Bocada Forte), para escrever se: O rap ainda é forte componente de luta para identidade negra? Em meio aos diferentes estilos e diversidade de temas, o combate ao racismo está se diluindo no rap?




Toda coletânea tem uma capa especial, a primeira foi o logo do blog, a segunda uma pintura de Emory Douglas, e essa leva a imagem de Carlos Alberto Caó, falecido em fevereiro desse ano.



Você sabe quem foi Carlos Alberto Caó?

Jornalista e militante do movimento negro Carlos Alberto Caó de Oliveira, tinha 76 anos e sua destaca trajetória política teve início no movimento estudantil da Bahia, passando pelo jornalismo e chegou ao parlamento quando foi autor da lei que tornou crime o preconceito de raça, cor, sexo e estado civil, a Lei Caó. 
Na Assembleia Constituinte, por emenda sua, o crime de racismo passou a ser inafiançável e imprescritível.
Nada mais significativo e potente do que lembrar dele e tornar sua memória e trajetória acessível pra todos e todas.

Faixa a faixa - Coletânea - A coisa tá preta! - Vol. 3 (Ouçam também as faixas nos canais oficiais dos artistas marcados nos links abaixo).


1. Materia Prima - Negro part. Zudizilla 
O som integra o álbum Bem Boom Bap, lançado em julho, por Materia Prima & Dario Beats. Tem a produção do Dario, e Mix/Master de Ramiro Mart. Conta com a participação do rapper Zudizilla. 

2. Leopac - Hello Africa part. Chikão Shakur e Khronic  
O som é uma faixa única lançada pelo rapper Leopac em Outubro. Com produção de Beatnick & K-Salaam, Mix/Master de Leopac e Dough (Lab3 Estúdio). O som conta com a participação de Chikão Shakur e Khronic.

3. Meire D'Origem part. Cris SNJ e Preta Ary - Na Luta
O som veio em faixa única, acompanhada de um videoclipe, com instrumental de Caio Nefussi, e produção musical de Pura Rua Crew, Meire D'Origem convida pra faixa Cris SNJ e Preta Ary.

4. Preto part. Ciano - A Cor Da Alma 
A música de Vinicius Preto, lançada em novembro, integra o álbum Canto Negro e conta com produção de Cesar Hostil e conta com a participação de Ciano. 

5. Melanina MC'S part. Morena - Pele maciça 
A faixa integra o álbum Sistema Feminino, lançado em Janeiro, conta com participação de  Morena – vocalista do grupo Soveris. Produção de Henrique Paoli e Fepaschoal, Mix/Master por Rodolfo Simor.

6. Primavera Nacional part. Kimani, DimasEdo e Brenda - Raízes 
A faixa única do Primavera Nacional lançada em abril, conta com produção de Átila, Mix/Master por Viés Estúdio. Conta com a participação de Kimani, DimasEdo e Brenda. 

7. Projeto Preto part. Souto MC - AFRICABOCLO  
O som único do Projeto Preto, lançado em outubro conta com participação da Souto MC. Com produção de Vibox, riscos de DJ Brum.

8. Jota Ghetto - Missiva à Casa Grande
O som único de Jota Ghetto, lançado em junho, foi gravado por Lincoln Rossi. Inclusive, tem #ReferenciAna desse som.

9. Omnira part. Ôbigo -Raça Poderosa
O  som do grupo Omnira, lançado em novembro, conta com produção de DJ Neew, Mix/Master de 1°Andar Studio & Produções. Conta com participação de ÔBigo.

10. Rhenan Duarte - Rick Ross
O som de Rhenan Duarte, lançado em março, faz parte do EP Retrato Rimado, e foi gravado, mixado e masterizado por Cooperativa.     

11. Thiago Elniño part. Tiago Mac - Filhos do Sol
A faixa única de Thiago Elniño, lançada em setembro, conta com participação de Tiago Mac. Tem beat de Peu, produção e mixagem de Martché e masterização de Jorge Luiz Almeida.  

12. Alinega (OCRIME77) - LAKSHMI 
O som de Alinega, lançado em julho, conta com produção, mix/master por Vibox. 

13. Nego Max part. Preta Ary- O Rap é PRETO! 
O single do próximo álbum de Nego Max, lançado em agosto, conta com participação de Preta Ary, produção de Dö, mix por Estúdio Di Responsa por TH e master Audio Fusion Bureau por Rafael Gomes. 

Ouça a coletânea nas plataformas abaixo!