quinta-feira, 18 de abril de 2019

Manual da Família disponibiliza conteúdo gratuito com dicas inspiradoras para o convívio familiar!


Foto: Patricia Asas 

Com o projeto Manual da Família - A Difícil Arte de Educar no Século XXI, financiado pelo edital CONDECA 2015 nos últimos dois anos, a Associação Cultural Casa das Caldeiras mantém uma plataforma de conteúdos gratuitos com textos, vídeos, imagens inspiradoras e até um e-book com dicas e práticas positivas para um convívio harmonioso, desenvolvendo potências em família: adultos e crianças compartilhando aprendizados no núcleo familiar e em sociedade. 

Manual da Família apresenta Diário do Manual com textos inspiradores pensando nas trocas entre adultos e crianças! 

São muitos os desafios nos tempos atuais para conviver em família e no coletivo com harmonia, afeto e com a percepção de si e do outro. Com o intuito de estimular práticas saudáveis capazes de transformar positivamente esta convivência, em busca de uma sociedade que saiba reconhecer suas potências para a convivência e respeito das diferenças, sem abrir mão de combater desigualdades e injustiças, surge o projeto Manual em Família - A Arte de Educar e Aprender, projeto desenvolvido pela Associação Cultural Casa das Caldeiras, que atualmente atua com o projeto “Manual da Família - A Difícil Arte de Educar no Século XXI” contemplado pelo edital CONDECA 2015. 

O projeto Manual em Família nasceu de pesquisa sobre habilidades sócio-relacionais e socioemocionais com o objetivo de estimular relações e ações positivas nas rotinas de cada família, independente do seu formato e de quem é considerado família para cada pessoa. Partindo de mudanças simples no cotidiano com o reconhecimento das habilidades, o projeto tem como objetivo inspirar transformações verdadeiras para uma melhor convivência em sociedade. 

Começou com a elaboração de um e-book com apoio da Fundação Itaú Social, atualmente disponível gratuitamente em www.casadascaldeiras.com.br/manual com conteúdo de fácil acesso. O objetivo deste conteúdo é inspirar experiências positivas em família e interações sociais, buscando uma sociedade mais humana, acolhedora e sensível. 

Foto: Patricia Asas 

O projeto cresceu com a conquista do Edital CONDECA 2015, onde estão sendo realizadas vivências com famílias em diferentes territórios, aprimorando a pesquisa e colocando em prática propostas sugeridas no e-book. Além de ações de sensibilização com técnicos da Assistência Social que tem seu trabalho pautado no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. 

Além do e-book, vivências com famílias e outras ações lúdicas que são realizadas em festivais e eventos, o projeto convida adultos e crianças a se aventurarem pelos conteúdos disponibilizados semanalmente através do Diário do Manual. 

De forma simples, leve e afetuosa, o Diário do Manual busca se aproximar da realidade do convívio em família e propor práticas lúdicas, inspiradoras e até artísticas, buscando inovar com criatividade e avançar rumo a possíveis transformações que impactem positivamente suas relações no cotidiano. 

Os conteúdos estimulam o leitor a observar suas histórias pessoais, identificando suas capacidades, para então refletir a respeito dos seus vínculos familiares e das suas relações em sociedade. 

“Queremos falar de coisas importantes como potências e valores de uma maneira leve e sensível. Convivência, Presença, Conexão, Reconhecimento, Percepção do Coletivo e da Vizinhança, Protagonismo, Afetividade, Consciência serão temas presentes nas diversas ações propostas durante a mostra. O nosso trabalho é revelar a importância de desenvolvermos habilidades como Empatia, Respeito, Comunicação, Abertura ao novo, Sociabilidade, Criatividade, Cooperação, Confiança, Autonomia, para a formação das crianças e de uma sociedade por nós desejada” - comenta Karina Saccomanno Ferreira, presidente da Associação Cultural Casa das Caldeiras. 

Acolhendo todos os diferentes formatos de família, as diferentes formas de interagir e de se relacionar de cada indivíduo, reconhecendo todos como membros de uma família e cidadãos do mundo, o Diário do Manual busca colocar em prática elementos presentes na metodologia de trabalho que vem sendo construída através do encontro com diferentes formatos de famílias e atuando com profissionais da assistência social. 

“O nosso trabalho busca o bem estar, protagonismo e autonomia das famílias, o fortalecimento dos vínculos e maior consciência para o cuidado de si e do outro. Acreditamos na construção de uma educação através do reconhecimento e desenvolvimento das potências e habilidades socioemocionais, no respeito às diferenças através da convivência e na percepção de si e do outro. Se perceber para conviver em harmonia com quem vive ao nosso redor.” - comentam os integrantes da equipe do Manual em Família 

As ações do projeto podem ser acompanhadas através da fanpage: www.facebook.com/manualemfamilia, pelo site www.manualemfamilia.com.br e pelo blog www.casadascaldeiras.com.br/blog/artigos/manual-em-família

Nenhum comentário:

Postar um comentário