terça-feira, 28 de maio de 2019

Elza Soares é a segunda artista negra brasileira a receber o título de "Doutora Honoris Causa"


A cantora Elza Soares, ícone da música popular brasileira, sem conter as lagrimas diante da platéia, recebeu o título de "Doutora Honoris Causa". Ela é a segunda artista negra a receber uma homenagem desta no Brasil. O título foi entregue no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. 


A primeira foi a sambista do recôncavo baiano, Dona Dalva.
Dona Dalva foi a primeira artista negra brasileira a receber o título de Doutora Honoris Causa. O título foi concedido em 2012 pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Além de agradecer repetidas vezes pela homenagem, a cantora defendeu a importância do investimento em educação e relembrou momentos marcantes de sua vida — a começar pela vez em que foi ridicularizada ao estrear em um palco. Quase 70 a Elza Soares é a primeira artista negra brasileira a receber o título de Doutora Honoris Causa.

Em um bate-papo com o compositor José Miguel Wisnik após a entrega do diploma pelo reitor Rui Vicente Oppermann, no Salão de Atos da UFRGS, Elza lembrou de quando se apresentou no show de Ary Barroso, como exemplo das dificuldades que teve de enfrentar como mulher, negra e pobre, para se estabelecer como uma das vozes mais importantes do país. Questionada ironicamente por Barroso de que planeta tinha vindo, respondeu: "Do planeta fome"

André Ávila / Agencia RBS

— Deram gargalhada de mim, que pesava pouco mais de 30 quilos e usava alfinetes nas roupas. Mas não me importei com aquilo. Cantei, e o Ary Barroso me deu a nota máxima. Ninguém mais deu risada — contou Elza. os depois, as risadas despertadas por sua magreza e pelas roupas mal-ajambradas se transformaram em aplausos e gritos entusiasmados de "doutora". 

Continue lendo no site Gauchazh



Honoris Causa a Elza Soares - Acontece na UFRGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário