terça-feira, 25 de junho de 2019

O Breaking está provisoriamente adicionado como modalidade Olímpica

Um membro da equipe Vagabond da França compete em uma batalha de break durante a Final Mundial em Essen, na Alemanha, em 21 de outubro de 2017. O evento é considerado o campeonato mundial não oficial de breakdancing. Friedemann Vogel / EPA


O COI também anunciou terça-feira que skate, escalada esportiva e surf foram provisoriamente adicionados ao programa olímpico de 2024. Esses três esportes vão estrear em Tóquio 2020, mas não foram garantidos lugares no programa olímpico para além do próximo ano. 

"Eles contribuem para tornar o programa mais equilibrado em termos de gênero e mais urbano, e oferecem a oportunidade de se conectar com a geração mais jovem", disse o presidente do COI, Thomas Bach, em um comunicado à imprensa. “Os esportes propostos estão alinhados com esses princípios e aprimoram o conceito geral dos Jogos dinâmicos de Paris 2024, que se concentra na inclusão, inspirando um novo público e hospedando Jogos socialmente responsáveis.” 

O Conselho Executivo do COI tomará a decisão final sobre o programa do evento de Paris 2024 em dezembro de 2020, mas nenhum outro esporte poderá ser proposto para inclusão. Isso significa que o beisebol e o softball, que retornam às Olimpíadas no ano que vem, não estarão no programa olímpico de 2024. Esses esportes ainda podem ser adicionados para os jogos de 2028 em Los Angeles. 

Breaking estreou nos Jogos Olímpicos da Juventude no ano passado, onde os EUA não tiveram nenhum atleta. Sergei "Bumblebee" Chernyshev da Rússia e Ramu Kawai do Japão conquistaram medalhas de ouro. 

Breaking nunca havia participado de uma votação para a inclusão olímpica, mas a Federação Mundial de Dança é reconhecida pelo COI. 

Os adolescentes: Bad Matty, Senorita Carlota e KennyG, enfrentaram batalhas de dança nas Olimpíadas da Juventude em Buenos Aires no ano passado. Eles se apresentaram em uma esteira numa quadra de basquete ao ar livre ao som de uma batida e apresentações. 

Os juízes determinaram os vencedores usando seis critérios: criatividade, personalidade, técnica, variedade, perfomance e musicalidade. 


"Breaking é um estilo de dança urbana", segundo a Olimpíada da Juventude. "O estilo de dança urbana originou-se em meados da década de 1970 no bairro do Bronx, em Nova York".


Fonte: NBC Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário