quarta-feira, 17 de julho de 2019

Encontro de rappers cariocas pede liberdade de MC Rodrigo GTA


Evento terá show de disco elogiado pela crítica e também arrecadará alimentos para famílias carentes

No próximo dia 19, sexta, ocorre a nova edição do “Encontro de Cultura – Asas de Ouro”, que reunirá a nata da cena carioca do Rap na entrada do Morro do Encontro, no Lins de Vasconcelos.

Dessa vez o show principal será por conta do MC e Produtor Xaga Diego, que está em turnê para o lançamento de seu novo álbum “Asas de Ouro”. O disco tem sido alvo de elogios dos principais portais de rap nacional e promete figurar entre os melhores do ano de 2019.

Além de Xaga, o encontro contará com outros três expoentes da nova cena cultural do Rio de Janeiro: Shamilla, promessa do R&B brasileiro e dona de uma voz inconfundível; e MC Angola, rapper lírico, que já conta com disco gravado e parceria com a banca D'omundoaonorte; e o Grupo Real Underground, coletivo da Central do Brasil.

As batidas estarão por conta Edinho DJ, residente do Encontro; DL Mix, da Roda Cultural do Méier; e Brazil Beats. O evento é realização e leva o nome do Coletivo Encontro de Cultura.

- A ideia de criar o Coletivo e o Encontro de Cultura surgiu da necessidade de trazer outros elementos à cena cultural da região, que sempre foi marcada pelos bailes funks, que são importantes, mas que não desenvolvem alguns aspectos que o Hip Hop consegue desenvolver, como o pensamento crítico e o incentivo à leitura. – afirma Yghor Alves, produtor cultural, servidor público e um dos criadores do Coletivo

A edição do dia 19 também utilizará suas vozes para fortalecer o movimento #LIBERDADEGTA, que clama pela liberdade de Rodrigo GTA, produtor da Roda Cultural da Central, que está preso desde o ano passado após sofrer diversas perseguições contra sua liberdade de expressão. Inclusive, GTA faz parte do Grupo Real Underground, que acrescentará sua força pela liberdade do rapper.

- O GTA foi vítima de uma clara perseguição policial. Antes de ser preso, gravou diversos vídeos denunciando a retaliação e ameaças que vinha sofrendo pelos policiais da região da Central do Brasil, onde ele e seus amigos revitalizaram uma praça abandonada pelo poder público, ponto de usuário de crack e criaram a Roda Cultural da Central. A princípio foi levado para delegacia por desacato a esses policiais, chegando lá foi acusado de mais dois processos. Um em que ele teria assaltado uma pessoa no Centro do Rio e outro em que ele teria trocado tiro com os policiais no Morro da Providência. Os dois processos não têm base de sustentação e estão repletos de irregularidades. – Explica Yghor.

O Encontro de Cultura – Asas de Ouro tem participação livre a todos os públicos e idades e é cobrado de entrada 1kg de alimento não-perecível, que serão doados para as famílias em situação alimentar e financeira mais vulnerável no Morro do Encontro. Unindo rap com política, o Coletivo Encontro de Cultura faz sua parte em uma região da cidade esquecida pelos governos. Vale a pena conferir!


Serviço:

“Encontro de Cultura – Asas de Ouro”;

Local: Avenida Menezes Cortes, 628 – Entrada do Morro do Encontro;

Data: 19 de julho;

Horário: 19h até 01:00h;

Mais sobre os artistas:

MC Xaga - 



Nenhum comentário:

Postar um comentário