quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Pejorativamente conhecido como “Carandiru”, conjunto habitacional ganha Biblioteca Comunitária

Vitória com os livros doados

Em tempos onde só temos notícias ruins e mais notícias ruins, a história da Vitória aquece nossos corações com uma ponta de esperança. 

Vitória Sant'anna Silva, mora desde os 11 anos num condomínio (CDHU = Conjunto Habitacional e Urbano) em Porto Alegre. Este conjunto que fica na capital do Rio Grande do Sul, se chama “Condomínio Princesa Isabel”, mas é conhecido por um nome bem pejorativo. A comunidade é conhecida como “Carandiru”, fazendo uma alusão ao presidio que existia na capital paulista. Por muito tempo o Carandiru foi considerado o maior presidio da América latina e um dos mais perigosos. A comunidade não gosta deste apelido, claro! 

Vitória que se formou em Pedagogia pela UFRGS pelo sistema de cotas, estudou e se formou pensando em melhorar o local onde mora desde a infância. A jovem pedagoga arrumou um espaço dentro do conjunto habitacional para abrir uma biblioteca comunitária, e criou uma campanha (vakinha) realizada na internet, já foram arrecadados quase 8 mil reais para a reforma do local e os livros também foram frutos de doações. 

Vitória como pedagoga acredita que a educação é o melhor caminho, com a biblioteca, a Vitória pensa em tirar o peso deste péssimo apelido que a comunidade carrega. 

"O Carandiru foi um presidio em São Paulo onde 111 presos foram mortos, então no momento que a gente trata assim uma moradia popular, a gente legitima a violência. Então a ideia é sim desmistificar com a biblioteca, valorizar e elevar a autoestima das crianças a partir da literatura, da educação e trazer para as crianças também outras possibilidades". disse a Vitória

Coincidentemente estou ouvindo o som “Black Magic" (Make it Better) do grupo Little Brother. E num determinado momento eles dizem: “Pele negra, rostos negros, negros fazem magia negra (...) Você pode melhorar: Porque você não ama? Eu nunca vou te tornar perfeito, apenas estou tentando te tornar melhor” 

Quer mais magia negra que tentar melhorar o local e as pessoas onde você mora através da educação? 

Por mais Vitórias em nossas quebradas! 

A Vakinha ainda está disponível e vai até de 31/08, assista a matéria AQUI e ajude a vakinha clicando a abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário