terça-feira, 6 de agosto de 2019

Performance “Se essa arte fosse minha” conecta crianças com a arte em apresentações gratuitas em Jacareí



Coletivo Entre8 propõe momentos de imersão e transformação  através de arte relacional com crianças


Coletivo artístico Entre8 apresenta a performance "Se Essa arte fosse minha: Arte relacional com crianças" e faz um convite para que as famílias encontrem um novo jeito de se divertir e enxergar a arte. Voltada para o público infantil, "Se essa arte fosse minha" é um projeto de arte relacional que instiga a criatividade e o contato das crianças com um universo aparentemente intocável, mas que pode ser transformado quando o deixamos fazê-lo. A performance acontece a partir do dia 17 de agosto com entrada gratuita em locais públicos de Jacareí.

Construído pelo coletivo de artistas que apresentou a performance “10 Minutos para você: Uma performance afetiva” pelas cidades do Vale do Paraíba desde julho do ano passado, o projeto utiliza desta vivência e contato com o público propondo, desta vez, um olhar que vem da liberdade e espontaneidade do público infantil. Disponíveis para brincar e para criar, as crianças poderão não apenas ouvir e assistir a um espetáculo, mas serão também a voz das transformações que podem ocorrer ao longo de toda a programação de performances. “Se essa arte fosse minha” é a questão que elas poderão se perguntar ao passar pelas três performances que o grupo apresentará. 

“A criança está pronta para se experimentar no mundo de forma divertida e prática, disponível à fagulha de inspiração que a torna capaz de transformar a si mesmo e ao seu entorno. ‘Se essa arte fosse minha’ busca criar territórios poéticos em que artista-criador e criança-criadora se encontrem, se afetem, se melhorem”, afirma o idealizador do projeto e performer Fernando Rodrigues.

Contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura do Município de Jacareí, o Coletivo Entre8 mostra que a possibilidade de fazer e transformar o mundo ao redor está mais perto do que parece. A resposta para “Se essa arte fosse minha” vem, então, da inspiração da criança, de sua interferência, que muda a direção e o resultado de cada apresentação. É essa interação do universo infantil com o espaço aparentemente distante da arte que faz o motor propulsor desses artistas, que ao proporem uma realização conjunta com o público, criam acontecimentos únicos e significativos. 

SOBRE AS PERFORMANCES

SE ESSA TERRA FOSSE MINHA 

Uma Voz Intergaláctica que passeia livre pelo espaço faz uma nova visita ao planeta Terra e, como sempre, se encanta com algumas peculiaridades do nosso mundo. Ela compartilha com as crianças sua visão sobre as belezas da Terra e as convida a lançar um novo olhar para o mundo que as rodeia. Na performance “Se essa Terra fosse minha” os artistas Milena e Fernando propõe um experiência sonora e sensível sobre as pequenas maravilhas cotidianas e sobre a graça de cada instante.

O REI RISONHO

Já pensou em um Rei que nunca sorri? Pois é. Na performance inusitada dos artistas Tamara & Felipe, as crianças são convidadas a realizar um grande baile para alegrar o coração do Rei! Isso mesmo, um grande baile! Para isso acontecer é preciso que as crianças criem figurinos, músicas e danças, transformando aquele reino triste em um lugar feliz e cheio de poesia.

"Se essa arte fosse minha eu criava um belo reino para estar, tudo lindo, de um jeito diferente, para o meu e o teu mundo transformar..."

ERA UMA VEZ... O QUE? 

Vanessa é uma escritora que vive acompanhada de seus personagens, Nat e Pepê. Juntos eles viveram muitas aventuras, mas de repente surgiu um problema: Vanessa não consegue mais criar estórias! “Era uma vez… o que?” é uma performance relacional na qual as crianças podem ser criadoras e, a partir das suas ideias, darem novas inspirações às estórias de Vanessa e nova vida aos personagens Nat e Pepê, ajudando a criar uma divertida continuação do mágico “Era uma vez”.

SERVIÇO | Se essa arte fosse minha: Arte relacional com crianças:

Quando e Onde?

Todas as atividades acontecerão na cidade de Jacareí, nas seguintes localidades:


Dia 17 de Agosto - sábado

às 9h - Parque da Cidade

às 15h - Parque da Cidade


Dia 18 de Agosto - domingo

às 9h - Parque dos Eucaliptos

às 15h - Parque dos Eucaliptos

Dia 25 de Agosto - domingo

às 9h - Viveiro municipal

às 14h30 - Viveiro municipal

Dia 31 de Agosto - sábado

às 9h - Parque da Cidade

às 15h - Parque da Cidade

Dia 1 de Setembro - domingo

às 9h - Parque dos Eucaliptos

às 15h - Parque dos Eucaliptos

Dia 8 de Setembro - domingo

às 9h - Parque da Cidade

às 15h - Parque da Cidade

Dia 29 de Setembro - domingo

às 9h - Viveiro municipal

às 15h - Viveiro municipal

Entradas gratuitas

Classificação: Livre


Grupos para cada atividade: Até 10 participantes.

Duração de cada atividade: Aproximadamente 20 minutos.

Faixa etária para as atividades: 5 a 12 anos (crianças menores de 5 anos apenas acompanhadas de um responsável maior de 18 anos)

Redes sociais

Facebook: /coletivoentre8 | https://www.facebook.com/coletivoentre8

Instagram: @seessaartefosseminha | https://instagram.com/seessaartefosseminha

Nenhum comentário:

Postar um comentário