sexta-feira, 20 de setembro de 2019

#Dialogando - Kob 82 apresenta o single Suicida/Ponto e vírgula.


Nós do NP sabemos que devemos muitas informações e difusão de conhecimentos sobre culturas e movimentos que não sejam o Hip Hop, afinal, na selva somos todos periféricos. Hoje, gostaríamos de dialogar com um movimento diferente do Hip Hop, e que ainda nos falta muita informação, mas que gostaríamos de aprender e divulgar com vocês, e nessa linha apresentamos a coluna #Dialogando, que vamos usar pra divulgar notícias e informações sobre culturas e movimentos que dialogam com o Hip Hop ou periferia de alguma forma. 

Sabemos que dentro de todo movimento, existem vertentes, e é importante que conheçamos a história através de pessoas (mais de uma) de dentro do movimento, para evitar o famoso "ouvi dizer".
De forma sucinta, bem sucinta, o punk é um movimento contracultural surgido na década de 70, em Londres. Sua ideologia consiste principalmente na contestação do sistema capitalista, dentre outras coisas.


A Kob 82 veio para marcar o cenário punk nacional e internacional. Formada originalmente em 2005 com o nome de The Baps. A grande influência do punk 77 direcionou a banda a compor letras que refletiam o espírito que o próprio movimento tinha em seu princípio. 
Depois de poucos meses, escolheu-se o nome “Kick Out Bastards”. O “82” entrou remetente ao ano da segunda geração do punk que se consolidou com o hardcore punk “oitentista” anárquico de rebite de simbolismo sadomasoquista, maquiagem, moicanos e spikes.

A banda amadureceu em sua estética e sonoridade sendo influenciada pelo punk de 1982 e o d-beat, de bandas como GBH, Partisans e Discharge. Evoluiu em suas letras e melodias que se tornaram mais rápidas e ácidas, cuspindo na hipocrisia da sociedade atual e levantando a bandeira do “No Life No Future”.

Nesse mês de setembro como parte da campanha e divulgação dos programas de prevenção à doenças psicossomáticas e melhoria da saúde mental, a Kob 82 mostra mais uma vez que é uma banda que se importa com pautas políticas e sociais e apresenta o single “Ponto e Vírgula”.

O suicidio é a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos. E a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo que 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda. Esses e outros dados fazem parte de um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado na última segunda feira (9), véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

Para o pessoal da Kob, "É necessário o engajamento de todos os punks do terceiro mundo, assim como a conscientização sobre um tema tratado com pouca importância ainda nos dias de hoje. O capitalismo nos cerceia de cultura, lazer e nos adoece inclusive mentalmente. E estamos aqui para também hastear essa bandeira. Somos militantes pró saúde mental da juventude, classe trabalhadora e população de baixa renda".

Questionados então, do por que um ponto e vírgula no título do single, "um ponto e vírgula é usado quando um autor pode terminar uma frase, mas escolhe continuar” – signficado profundo quando aplicado à pessoas que lutam contra doenças psicológicas diariamente e optam por continuar a lutar.

Que continuemos fortes, resistentes e mais punks do que nunca!

O novo single já está disponível no BandCamp e em breve em todas as plataformas digitais.



Ouça mais Kob 82:

Nenhum comentário:

Postar um comentário