segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Flow James Brown, Leve | Quando o rap fala com o break


Lançamento do grupo Leve é dedicado à dança e um dos músicos negros mais sampleados no mundo.


O Leve, grupo mineiro de rap, lançou no último fim de semana a música 'Flow James Brown', com clipe disponível no Youtube a partir desse domingo, 22. O grupo foi formado em 2013, na cidade de Poços de Caldas, pelos Mc’s Robson Leve (Robson Américo), Dough (Douglas Souza) e Leopac (Leonardo Santos). De lá pra cá, alguns singles, um EP, viagem internacional e projetos de arte e cultura em escolas.

"Leve é o resultado das experiências, vivências e da personalidades dos MCs", conta Leopac. "Em meio ao interior de Minas, inserimos nossas vidas na música preta, utilizando rimas extrovertidas, comparações e levadas inovadoras", completa o MC Dough. O som do grupo mescla batidas com bossa nova, jazz, soul e brasilidades, criando uma identidade própria, que se torna mais leve para ouvir a qualquer momento. Optar pela leveza, não quer dizer se distanciar da luta de classe e do discurso de protesto do rap. "Essa música, e o vídeo que criamos para ela, traz importantes referências à cultura negra e aos julgamentos políticos e sociais que o povo pobre e periférico enfrentam no dia-a-dia", declara Robson Leve.




Assista:




'Flow James Brown' é uma conversa do MC com o Bboy, é a dança e o rap em consonância. Uma batida típica e letra de rap para se dançar. "A ideia é que esse som possa chegar nas rodas de break", fala Leopac. A música se apresenta com uma homenagem ao cantor norte-americano, cuja obra é uma das mais sampleadas - e dançadas - em todo o mundo. James Joseph Brown Jr. foi um cantor, dançarino, compositor e produtor musical reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música. Em vida, vendeu mais de 100 milhões de álbuns e é reconhecido como um dos maiores artistas de todos os tempos.



Em 'Flow James Brown', a batida que se ouve é fluentemente chamada como Breakbeat, que é uma vertente da música eletrônica criada pelo DJ Kool Herc na década de 1970, no Bronx em Nova York, com a técnica de back-to-back; dois discos iguais e um mixer. O Breakbeat é mais conhecido como uma música que se caracteriza pelos samplers de ritmos Hip Hop, Funk e Electro e que logo se modificam e alteram para criar os denominados "breaks". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário