segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Padrão de beleza, o que que é isso? | MC Soffia questiona os padrões de beleza em seu novo single


MC Soffia questiona padrões estéticos e estimula a autoafirmação das adolescentes negras no single “Maravilhosa”, que chega às plataformas nesta sexta (20/09), finalizando o lançamento do EP “Soffisticada”

A rapper, cantora e compositora MC Soffia (15) lança nas plataformas digitais a quinta e última música do EP “Soffisticada” – o primeiro de sua carreira. Intitulado “Maravilhosa”, o single trabalha a questão da adolescência, carregada de conflitos estéticos criados pelos padrões publicitários.

“Padrão de beleza, o que que é isso? Cada um tem sua beleza e tem vários se iludindo. Não se iluda, não. É isso que eles querem tirar, sua autoafirmação”, diz em dos trechos da música. MC Soffia quer desconstruir o mito de que a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta é desconfortável e diminui a autoestima. Para isso, valoriza a estética da menina negra, que pode e deve, segundo ela, se sentir admirável. “Quando alguém falar que você não é bonita, olha para a pessoa e diz: “Eu sou uma rainha”. E pensa: o que é ser bonita? Em caso de beleza, eu sou especialista”, sugere a letra. “‘Tá’ ligado, não? Somos todas maravilhosas!”, finaliza.

PRINCIPAIS PLATAFORMAS DIGITAIS | AQUI



MC Soffia é uma referência para outras garotas negras, não apenas no meio musical, mas pela visibilidade que vem conquistando em espaços extremamente ‘sofisticados’, os quais vem ocupando, de forma humilde, espontânea e cheia de personalidade. Empoderamento feminino, autoestima e igualdade racial são alguns dos temas do repertório. 

A rapper, cantora e compositora paulistana, que começou a carreira com apenas seis anos, chega aos 15 com certa bagagem, tanto na música quanto na vida. Sob ótica de uma adolescente negra, moradora da periferia, ela pretende potencializar o seu movimento de força e resistência ao lançar o primeiro EP, “Soffisticada”.

“Maravilhosa: eu sou, sim. Sou maravilhosa, isso ‘tá’ dentro de mim. Linda demais, sou linda demais. É tanta beleza, mas pode ficar em paz”, canta MC Soffia em “Maravilhosa”.

Ouça:


PRINCIPAIS PLATAFORMAS DIGITAIS | AQUI

Sobre o EP “Soffisticada”

“Maravilhosa” é a quinta e última faixa inédita do EP “Soffisticada”, das quais, MC Soffia assina a letra e a música, sendo uma delas em parceria com o produtor Lucas Spike (Recayd Mob). O primeiro single, “Money”, foi lançado em julho e ganhou versão em videoclipe no dia 12 de setembro. (Clique aqui para assistir). Produzido de forma independente, o EP foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio El Rocha – dos irmãos Daniel Ganjaman, Fernando Sanches e Maurício Takara –, considerado um dos responsáveis pelos melhores álbuns da cena independente brasileira nos últimos anos. A foto de capa tem assinatura do Brechó Replay e do fotógrafo Alexandre Furcolin. A distribuição digital de “Soffisticada” está a cargo da Ditto Music. Segundo a mãe e empresária, Kamilah Pimentel, no novo trabalho, a filha continua falando de questões raciais e sociais, com músicas dançantes e curtas, para atingir o público jovem. De acordo com ela, “Soffisticada” faz uma referência à beleza, à sofisticação, fora do que se convencionou chamar assim, mas dentro da realidade de uma menina preta de periferia. “A ideia é exaltar o belo, sob o nosso ponto de vista, desconstruindo a demonização à adolescência, fase de transição, em que as meninas costumam se sentir desconfortáveis diante das mudanças em seu corpo”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário