domingo, 3 de novembro de 2019

Coluna do leitor | Porque o blog de rap não é um dos elementos da cultura Hip Hop?



As opiniões expressadas abaixo é de nosso leitor  Carylson Alberto

POR QUE O BLOG DE RAP NÃO É UM DOS ELEMENTOS DA CULTURA HIP HOP? 


De acordo com os 10 atuais elementos da cultura HIP HOP: Street Knowledge (conhecimento); DJ; MC; Break dance/ Breakin ou B-Boy| B-Girl; Graffit Art; BeatBox; Street Language (Linguagem de Rua) Street Entrepeneurialism (Empreendedorismo de Rua) e Health and Wellness (Saúde e Bem-estar). A minha questão permanece: Por que o blog de Rap não é um dos elementos da cultura HIP HOP? 

Hoje, o mundo está mais digital do que outra coisa, e está na hora dos blogs/sites ganharem mais reconhecimento porque uma das estratégias fundamentais do marketing digital é um blog/site. 

Enquanto tive no site Underground Lusófono, eu passei por várias situações complicadas com diversos artistas. Vários artistas entravam em contacto comigo para eu fazer uma matéria sobre os seus projetos e quando eu dizia que para eu fazer este serviço o artista tinha que pagar, os artistas recuavam e nunca mais entravam em contacto comigo. Um rapper para trabalhar num projeto, terá que pagar o beat, o design gráfico pelos banners (e não só), engenheiro de som pela mixagem e masterização do projeto e caso optar por fazer vídeoclipe o artista terá que pagar também para este serviço. Depois de tudo finalizado, o artista procurará os sites para fazer a divulgação do seu produto. Logo, é visível a importância que um blog/site tem. Mas, por que alguns artistas não aceitam pagar pelos serviços? 
Para o artista realizar um Show, pagará o Deejayin (um dos elementos da cultura HIP HOP), mas não pagará os bloguers para fazer publicidade do evento. Que até parece um paradoxo. Mesmo depois do show ser realizado, também deve pagar para fazer uma matéria sobre o evento. É necessário acontecer isto! 

Um blog/site não é apenas importante para o marketing digital de projetos dos artistas. O Blog serve também como uma biblioteca virtual e um blogueiro acaba por ser um dos agentes culturais mais importantes no mundo digital. Quantos já compraram discos de músicos há um bom tempo, o disco acaba por perder e depois procuram as músicas na Google e encontram as músicas no blog/Site? Logo, um blog de Rap é tão importante dentro da Cultura HIP HOP, tal como o Deejayin, Emeecein ou B-Boyin. O Blog merece ser um dos elementos da Cultura HIP HOP sim! 

A falta de reconhecimento acaba por matar a motivação de todos aqueles blogueiros que dão sua contribuição para engradecer a cultura HIP HOP. E não falo apenas de Blog/Site de Rap, todos os Blogues/Sites devem ser mais respeitados por causa da Importância que ele tem. É necessário criarmos uma Associação cultural (Blog Lusófono): Música, arte visual, dança, moda, Literatura, Poesia, etc... para juntos debatermos sobre isto e muito mais. 


Carylson Alberto 
01.11.2019

Um comentário:

  1. A falta de reconhecimento acaba por matar a motivação de todos aqueles blogueiros que dão sua contribuição para engrandecer a cultura HIP HOP.*
    Carimbado

    ResponderExcluir