segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Segunda edição da Semana Afrikanse chega ao Sesc Av. Paulista no dia 12/11


Antecipando-se ao dia da Consciência Negra (20), evento promove debates, apresentação artística e sarau multilinguagens

Em sua segunda edição, a ‘Semana Afrikanse’ tomará espaços do Sesc Avenida Paulista entre 12 e 17 de novembro para celebrar o Dia da Consciência Negra (20). Para tal, artistas e pesquisadores brasileiros, como Elisa Lucinda e Salloma Salomão, irão se reunir com representantes de países como Angola, Moçambique e República Democrática do Congo para uma série de debates e demonstrações artísticas. O evento será encerrado pelo Sarau Afrikanse, ocasião em que artistas imigrantes africanos mostram todas suas facetas artísticas profissionais as quais contemplam hábitos e costumes de seu continente.

No dia 12/11, entre 19h e 20h30, na biblioteca da unidade, está programada a roda de conversa ‘As Mamás – Mulheres em Conexão’, com Mwewa Lumbwe (Rep. Dem. Congo) e Regina Nogueira – Makota Mulanji (Brasil), que abrirá o evento com homenagem e análise das marcantes presenças femininas no país. Ao final haverá performance artística de Priscila Obaci.

No dia seguinte, Elisa Lucinda (Brasil), Eliana Cruz (Brasil) e Melita Matsinhe (Moçambique) conduzem e o bate-papo ‘Escritas em Conexão’, também das 19h às 20h30. O fio condutor da conversa será a representatividade da mulher negra na literatura. O evento será encerrado com uma intervenção artística/poética com Mel Duarte.

Em 15/11, uma sexta-feira, a gira de conversa ‘Conexão Estética e Resistência’ abordará a moda e a identidade estética de povos negros com participações de Mama (Senegal) e Sheila Makeda (Brasil).

Música e poesia na praça do Sesc Avenida Paulista: esse é o mote da atividade “Conexão Poema Canção”, que acontecerá em16/11, das 20h30 às 22h. Participam Salloma Salomão (Brasil), Ermi Panzo (Angola) e Lenna Bahule (Moçambique).

O último dia do evento tem como destaque o já tradicional Sarau Afrikanse, que encerrará o ciclo de atividades da semana. Na ocasião, a poética africana, desde a sua íntegra oral, musical escrita e falada, será celebrada por Vocal Kuimba (Angola), Mariama Camara (Guiné Conacri), Anani Sanouvi (Togo), Edoh Fiho (Togo), Luisa Filho (Angola) e a mestre de cerimônia Prudence Kalambay Libonza (Rep. Dem. Congo).



Serviço:

As Mamás - Mulheres em Conexão – 12/11 das 19h às 20h30

Gira de conversa entre as marcantes presenças femininas no Brasil com Mwewa Lumbwe (Rep. Dem. Congo) e Regina Nogueira – Makota Mulanji (Brasil)

Neste encontro as participantes compartilham a influência e importância das práticas ancestrais nos dias de hoje.

Intervenção artística: Performance com Priscila Obaci (Brasil).

Escritas em Conexão – 13/11 das 19h às 20h30

Gira de conversa com as escritoras Elisa Lucinda (Brasil), Eliana Cruz (Brasil) e Melita Matsinhe (Moçambique). 

Intervenção artística/poética: Performance com Mel Duarte (Brasil)

Conexão Estética e Resistência – 15/11 das 16h30 às 18h

Gira de conversa com influenciadores visuais e empreendedores do universo da moda com Mama (Senegal) e Sheila Makeda (Brasil).

Conexão Poema Canção – 16/11 das 20h30 às 22h

Salloma Salomão (Brasil), Ermi Panzo (Angola) e Lenna Bahule (Moçambique)

Encerramento – Sarau Afrikanse 17/11 a partir das 17h30

Artistas imigrantes africanos reúnem todas suas facetas artísticas profissionais e compõem o

Local: Sesc Avenida Paulista

Av. Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo 

Dias 12, 13 e 15/11, às 19h

Espaço: Biblioteca

Dia 16/11, às 20h30 - Poema Canção

Espaço: Praça

Dia 17/11, às 17h30 - Sarau Afrikanse

Espaço: Praça

Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário