sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Opinião do Leitor | HIPHOPPERS OU HIPHOPPAS?


Por: Carylson Alberto 

Saudações e máximo respeito a todos Hiphoppas. Novamente, eu vejo muitos emcees em entrevistas ou músicas afirmando de que todos os que vivem os princípios da Cultura Hip Hop são chamados de Hiphoppers. Eu, Carylson Alberto, já fiz 2 textos alertando aos Hiphoppas de que o termo "Hiphoppers" está errado. Mas, muitos justificaram o erro alegando de que o termo "Hiphopers" está certo e que "Hiphoppas" é apenas a pronúncia. 



Antes de fazer a minha análise sobre isto, eu aproveito por chamar atenção a todos Hiphoppas que escrevem "hip hop" com o "h" minúsculo. Hip Hop é um substantivo próprio, e deve ser respeitado gramaticalmente do mesmo jeito que outra cultura é respeitada; do mesmo jeito que ninguém escreve o nome de alguém com a primeira letra minúscula. "Hip Hop" deve ser escrito com o "H" maiúsculo sempre! 

Segundo Krs One, as pessoas que escrevem incorretamente "Hip Hop", não estão apenas gramaticalmente incorretos, eles também estão a minimizar a importância do que realmente é o Hip Hop para os Hiphoppas. Estão também a participar da escravatura do Hip Hop, reduzindo a nossa cultura e modo de vida a um gênero musical e produto a ser comprado e vendido. Mais uma vez, Hip Hop não é um produto a ser comprado e vendido; é o direito inalienável de todos os Hiphoppas. 

De regresso ao que me levou a escrever, Hip Hop tem a sua própria regra gramatical. A título de exemplo: Deejay e não DJ (Disc Jockey); Emcee e não MC, etc. Como disse, Hip Hop é um substantivo próprio, a sua flexão gramatical (número) singular ou plural, é de acordo a regra gramatical da própria cultura Hip Hop. Mas, como assim a própria regra gramatical do Hip Hop? Entendam, Hip Hop tem a sua própria regra gramatical. Hiphoppa (substantivo) / Hiphoppas (Flexão -> Número -> Plural). Emcee (substantivo) / Emcees (Flexão-> Número -> Plural). Rapper (Singular) / Rappers (Plural) e Hiphoppa o plural é Hiphoppas.



KRS ONE foi explícito em dizer que todos que vivem os princípios da cultura HIP HOP, são chamados de Hiphoppas, seja na pronúncia como na escrita e não Hiphoppers como muitos dizem. No mesmo livro, Krs One fez referência a trilogia "Hiphopática" (Pai, Padrinho e o Inventor). Se o termo certo é "Hiphoppers" como muitos dizem, como será chamado a trilogia, que o Krs One fez referência? 

Carylson Alberto 
05.12.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário