quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Coalizão Negra por Direitos divulga Carta Programa e mensagem em vídeo ao povo brasileiro

Foto: Crédito: Coalização Negra por Direitos


Documento foi construído em encontro que reuniu mais de 100 grupos brasileiros, representantes de outros seis países e comitiva do Black Lives Matter. 

O povo negro tem um projeto para o Brasil. Um projeto baseado na potência transformadora de mulheres, homens, jovens, pessoas LGBTQI+, favelados e periféricos, aquilombados e ribeirinhos, encarcerados e em situação de rua, negras e negros que formam a maioria do povo brasileiro. 

Este projeto de país, voltado para um futuro justo e inclusivo para todas e todos os brasileiros, se torna agora um compromisso formal assumido por dezenas de organizações do movimento negro espalhadas por todo o território nacional. A Coalizão Negra por Direitos lança sua Carta Programa e uma mensagem em vídeo ao povo brasileiro. 

Assista agora à mensagem em vídeo da Coalizão Negra por Direitos ao povo brasileiro. 


A Carta Programa traz 14 princípios e 25 reivindicações e exigências que representam o conjunto de pautas dessa ampla articulação. Foi construída durante o 1º Seminário Internacional da Coalizão Negra por Direitos, realizado em novembro na cidade de São Paulo, em um espaço simbólico da luta popular por moradia: a Ocupação 9 de Julho. O seminário reuniu representantes de mais de 100 organizações do movimento negro de 20 estados brasileiros e lideranças de grupos da Colômbia, África do Sul, Equador, Reino Unido, Togo e Estados Unidos - inclusive uma comitiva de 14 integrantes do Black Lives Matter. 

Leia a íntegra da Carta Programa da Coalizão Negra por Direitos. 

Fazem parte da Carta um calendário de ações que prevê atuação na Câmara Federal e no Senado, com diálogos com deputados e senadores. Também estão na pauta ações de incidência junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à sua Comissão Interamericana de Direitos Humanos, à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Parlamento Europeu. Está prevista ainda uma grande manifestação de movimentos negros em Brasília, no primeiro semestre de 2020, tendo como alvos o Congresso Nacional e o palácio do Planalto. 

Sobre a Coalizão Negra por Direitos 

É uma articulação de incidência política nacional e internacional surgida no início de 2019, com o objetivo de enfrentar o racismo e defender direitos da população negra brasileira. Nasce da percepção de que as consequências do racismo para a sociedade brasileira têm ganhado espaço no debate público, mas este espaço não se estende à atuação e ao protagonismo das organizações políticas do movimento negro. 

Mais informações: 






Conteúdo produzido pela Equipe de comunicação da Coalizão Negra por Direitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário