sábado, 19 de setembro de 2020

Canal no Youtube do Programa Manos e Minas é EXCLUIDO!



Em julho de 2019 foi anunciado o fim de programas inéditos do Manos e Minas, o programa ainda está na grade da TV Cultura todas as quarta-feira às 23:59, com a apresentação da Roberta Estrela D’alva, DJ Erick Jay nas pick-ups e a banda Projeto Nave, mas só com reprises. O anuncio na época foi dado pelo produtor e diretor Vrass77 que disse que funcionários com mais de 20 anos e trabalhavam no programa tinham sidos mandados embora. 

Vrass disse: “A única coisa que a gente tinha da periferia de São Paulo, na TV era isso. Eu não aguento mais ver essa cena, a gente sempre tendo que pedir, a TV Cultura tem que respeitar o movimento Hip Hop, esse programa já é a voz da perifa e a voz da gente é o que carrega a gente. É muita cultura de quebrada, quem tá perdendo é nós da perifa, tá ligado? A TV Cultura, todo ano é a mesma fita com o programa Manos e Minas, tá ligado?” 

O programa Manos e Minas surgiu em agosto de 2008 com apresentação do Rappin Hood, antes disso o Manos e Minas era quadro dentro do programa Metrópoles, que esteve no ar de 1993 até 2008. Thaíde, Max B.O e Anelis Assumpção também foram apresentadores do programa.

Sumiço do canal ou exclusão? 

Faz uns 3 dias que vejo uns amigos falarem que o Manos e Minas estava fora do ar, mas não dei atenção porque achei que fosse o programa da TV. Mas hoje me dei conta que foi o canal do Youtube. (Confira aqui) Eu não faço ideia da quantidade de conteúdo que tinha no canal. Mas o programa ficou no ar de 2008 a 2019. Chutando baixo, já que tinha um período de 2 meses de férias com reprises, foram no mínimo mais de 400 programas inéditos ao ar, todos apagados. Lembrando que a TV Cultura é um canal publico e é muito importante que seus conteúdos sejam disponibilizados gratuitamente, não só pensando no registro, mas como aprendizado e acesso fácil, já que ela sempre colocou o programa em horários bem ruins. 

O Programa era muito mais do que artistas se apresentando, era realmente o lado bom da quebrada, com intervenções poéticas e várias matérias foda. 

A TV Cultura ainda não se pronunciou sobre o que houve com o canal do programa, não sabemos se foi excluído ou passa por algum reformulação. Aguardamos o pronunciamento do canal.
Seria muito importante que geral cobre o canal no Twitter, Facebook e Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário