domingo, 27 de setembro de 2020

Filó Machado e Felipe Machado dividem o palco em show online pelo #CulturaEmCasa

A atração musical do dia 2 de outubro (sexta, às 21h) do #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, reúne duas gerações de talento: o avô Filó Machado e seu neto Felipe Machado, interpretando músicas autorais e fazendo releituras de grandes obras da música popular brasileira.


O show também integra as comemorações do aniversário de 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso, onde foi gravado, no dia 22 de maio.

 

Artista consagrado, Filó Machado é violonista, compositor, cantor e multi-instrumentista com mais de 50 anos de carreira, 13 CDs gravados, uma indicação ao Grammy Latin Jazz e vencedor do Prêmio Profissionais da Música. Felipe Machado é violonista e cantor de talento reconhecido, dono de um vasto currículo para seus 17 anos, que inclui shows pelo Brasil turnês internacionais, festivais de jazz e destaque no The Voice Kids.  Eles tocam juntos desde 2014.

 

No roteiro da apresentação estão as canções: “Carmens e Consuelos” (Filó Machado e Aldir Blanc), “Céu e Mar” (Johnny Alf), “Quem Diz que Sabe” e “A Rã” (João Donato), “Na Carreira” (Edu Lobo e Chico Buarque de Holanda), “Boca de Leão” (Filó Machado e Judith de Souza) e “Jogral” (Filó Machado, José Neto e Djavan), entre outras.

 

A programação do #CulturaEmCasa, que tem execução da Amigos da Arte (APAA), fica disponível no portal culturaemcasa.com.br. A plataforma disponibiliza a um acervo com centenas de arquivos culturais - entre shows musicais, concertos, visitas virtuais a museus, entrevistas, livros, filmes, espetáculos cênicos e palestras - para serem assistidos em casa. 


Sobre os artistas:


Filó Machado

 

Considerado por muitos como "mestre da música", Filó Machado é cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical. Com mais de 50 anos de carreira e 13 discos gravados, o músico foi indicado ao Grammy Latin Jazz e venceu o Prêmio Profissionais da Música 2017, na categoria Autor/Compositor. Entre discos e palcos, realizou trabalhos ao lado de Michel Legrand, Jon Hendricks, Silvain Luc, Dori Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza, Kenny Barron, Joyce Moreno, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Tetsuo Sakurai, Hermeto Paschoal, Andreas Oberg, John Patitucci, Cesar Camargo Mariano, Djavan, Rosa Passos, SWR Big Band Stuttgard e Warvey Waynapel, entre outros.

 

Apresentou-se em teatros e festivais: Teatre de Bercy (Paris) Carnegie Hall (New York), Massey Hall (Toronto), Motion Club (Yokohama), Java Jazz Festival (Jackarta), Teatre Flagey (Bruxelas), Teatro Nacional Sucre (Quito), Teatro de Kiev (Kiev), D'izzys Club Coca-Cola (New York), The Triple Door (Seattle), Pescara Jazz, (Ilhas Canárias), Festival de Jazz de Barquisimeto (Venezuela), Toronto Jazz Festival, Brazilian Day in Stolcom e em diversos festivais brasileiros. Realizou turnê pela Ucrânia, Bielorrúsia, Inglaterra, França, Tailândia e Noruega, além de várias cidades no Canadá (Toronto, Vancouver, Sydney e Montreal), esta ao lado de seu neto Felipe Machado, seu irmão Celso Machado e do baterista canadense Alan Hetherington. Destaque também para o show Gerações junto com o filho, o baterista Sergio Machado, o neto Felipe e os músicos Arismar do Espirito Santo e Thiago Espirito Santo, pai e filho, respectivamente. Filó Machado, que começou a tocar aos 10 anos, é reconhecido não só pelo virtuosismo com instrumentista ou pela originalidade e criatividade nas composições, sua interpretação encanta pelo timbre personalíssimo e pela força de seu canto.

 

Felipe Machado

 

Felipe Machado é bisneto do violonista e maestro ribeirão-pretano Geraldo Machado, neto de Filó Machado, sobrinho-neto do violonista experimental Celso Machado e sobrinho do baterista Sergio Machado e da cantora lírica Isabela Mestrinér Machado. Aos três anos, já atuava em campanhas publicitárias e, aos seis, participou do musical A Bela e a Fera. Aprendeu violão com o avô e, aos nove, destacava-se nos acordes e harmonizações. Aos 10, participou do espetáculo Daniel 30 anos - O Musical, interpretando o cantor quando criança. Aos 11, participou do programa Sr. Brasil, de Rolando Boldrin, ao lado do avô, e fez turnê pelo Japão e Estados Unidos. Em 2016, atuou e tocou violão com a orquestra no musical Hoje é Dia de Maria.

 

Participou do The Voice Kids (Rede Globo/2018), chegando à terceira fase do programa. Tocou em show do Fat Family e de Jorge Vercillo. Fez turnê pelo Canadá com Filó Machado; participou do Brasil Music Summit, do Toronto Jazz Festival, do Vancouver Folk Music e de shows em Montreal, Sydney, Toronto e Vancouver. Tocou em show de abertura para Dori Caymmi e do Nhundiaquara Jazz Festival, em Morretes/PR. Integrou o sexteto de Filó no programa Ensaio (TV Cultura). Fez shows nos CEUs paulistanos, fez turnês pelo Brasil e tocou em festivais de jazz, entre eles o POA Jazz, Santos Jazz, São Lourenço Jazz & Blues, Lençóis Jazz & Blues, Natal Fest Bossa & Jazz, Fundinho Jazz Festival e Guaramiranga Jazz & Blues.

 

Ficha técnica | Serviço

 

FICHA TÉCNICA – Músicos: Filó Machado (voz e violão) e Felipe Machado (voz e violão). Produção executiva: Adriana Belic. Produção técnica: Camila Machado. Roadie: William Ramos. Agenciamento: Belic Arte.Cultura. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Execução: Amigos da Arte (APAA). Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

 

Show online: Filó Machado e Felipe Machado

Data: 2 de outubro - Sexta, às 21h

Onde: https://culturaemcasa.com.br/

Grátis. Livre. Duração: 60 minutos.

#CulturaEmCasa | #TSC40Anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário