Header Ads Widget

Dia da Consciência Negra é Dia de Luta


Em um país como Brasil que foi o ultimo a abolir a escravidão,em 1888, um regime escravocrata que durou 350 anos, ter um feriado da Consciência Negra é um grande avanço, na luta contra o racismo que ainda assola a sociedade brasileira. A data de 20 de Novembro não foi escolhida por acaso ela foi transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 é uma homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695. Zumbi dos Palmares foi um herói brasileiro é o maior ícone de resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Ele deixou para todos nos o exemplo de coragem e determinação, nunca mediu esforços lutou e morreu por uma causa, a Liberdade do Povo Negro.

Engana-se quem pensa que a luta acabou. Pelo contrário, os ideais de Zumbi permanecem mais vivos do que nunca. Pois a escravidão foi extinta no Brasil faz 121 anos e a situação do povo negro continua lastimável.

A população negra brasileira continua vivendo as margens da sociedade, excluída de poder usufruir seus direitos perante o Estado. Os negros foram obrigados a se refugiarem nas favelas, morros e vielas que se tornaram as Senzalas do Novo Século. E, continuam a serem perseguidos e exterminados pelos órgãos de repreensão do Estado, os capitães do mato agora andam fardados .O senhor da casa grande agora são os capitalistas, donos e monopolistas dos meios de produção.

Os dados são assustadores! Um adolescente negro tem 2,6 mais chances de ser assassinado do que um adolescente branco, é o que revela um estudo divulgado em julho/2009 pelo Observatório de Favela, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da Republica , Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Laboratório de Analise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O estudo aponta ainda de que mais de 33 mil e 500 adolescentes brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013. Pela primeira vez o índice de Homicídios na Adolescência (IHA) no Brasil, que mede a probabilidade de um adolescente ser assassinado, revela que o valor médio brasileiro é de 2,03, ou seja, de cada mil adolescentes, 2,03 serão vitimas de homicídios antes de completar 19 anos.

Em geral o adolescente assassinado é homem, negro e tem baixa escolaridade. Em todos os indicadores, os negros estão em desvantagens, são eternas vítimas de uma estrutura racista, exploradora e capitalista.,

É inadmissível aceitar que essa situação de exclusão e extermínio da população negra continue. É preciso de uma vez por todas ser rasgado o véu do mito da “Falsa Democracia Racial” que a sociedade elitista, burguesa, racista, que comanda esse país usa para tentar esconder o que esta tão evidente.

Não há outra saída . O povo brasileiro precisa se posicionar e se fazer ouvir.Chega de assistirem calados e de braços cruzados a esse genocídio da população negra. Quantos mais precisam morrer para que algo seja mudado? Quantas gerações mais serão perdidas para as drogas e para o crime, por falta de oportunidades que são simplesmente negadas pelo Estado, pela sociedade como um todo.

Esta na hora do Brasil começar a pagar sua enorme divida com a população negra, medida de políticas publica como Cota nas Universidades Publica, Mercado de Trabalho, Estatuto da Igualdade Racial, Programas Assistências a famílias carentes, são grandes conquistas mais não resolvem definitivamente o problema. A pirâmide da exclusão precisa ser derrubada, a sociedade brasileira precisa renascer baseada nos princípios das Igualdades de Direitos, essa igualdade não pode ficar somente no papel como é o caso da Constituição ela precisar ser colocada em pratica,

O direito a Cidadania precisa ser colocado em pratica, então 20 de novembro é mais do que um dia de festa para homenagear Zumbi é um dia de Luta, para deixar bem claro que a guerra ainda não foi ganha, e que enquanto você esta lendo essa reflexão, em algum lugar no Brasil um irmão negro está sendo discriminado ou assassinado.

A Revolução começa dentro de cada um de nós, que a chama de Zumbi permaneça acessa dentro de cada um, e que cada irmão consiga passar para o outro a idéia de não conformismo. Não se conforme com essa situação de exclusão, tenha orgulho da cor da sua pele, mesmo que o inimigo diga que ela é feia, mostre pra ele que feia é a consciência racista dele. E lute pela nossa Consciência Negra, não somente no dia 20 de novembro mais em todos os dias de sua vida.

Faça valer o sangue derramado de Zumbi dos Palmares, Dandara ,Anastacia .e tantos outros guerreiros, que morreram causa maior A Liberdade.

Texto: Paula Farias

Postar um comentário

0 Comentários