Header Ads Widget

#RapBR - Video - Inquerito - Um Brinde

Vamos Brindar: campanha do grupo Inquérito chega a cinco países
Videoclipe Um Brinde será exibido em 170 pontos no Brasil e em cinco outros países
Quando o professor de geografia Renan Lélis se dirigia para mais uma manhã de aulas em Arthur Nogueira, não imaginava que as plantações de cana-de-açúcar, paisagens comuns do cotidiano, se tornariam a inspiração para uma campanha mundial contra o alcoolismo.
Naquela mesma manhã, não mais como o professor e sim como o MC e compositor, ao pensar no quanto pode ser amarga a vida de quem produz o açúcar, Renan Inquérito compôs os primeiros versos da canção “Um Brinde”, que estreia hoje o videoclipe.
O que seria apenas um material de entretenimento e cultura transformou-se num objeto de saúde a partir do momento em que a canção ganha tons de conscientização sobre os problemas e a degradação social provocada pelo álcool.
Renan Inquérito durante as gravações na Usina Furlan, em Santa Bárbara D´oeste

Dirigido por Vras77, o videoclipe foi feito nas cidades de Nova Odessa, Campinas e Santa Bárbara D´Oeste e usou, como locação, um pátio de carros batidos, um bar e uma usina de cana. A veracidade fica por conta do figurante conhecido como Canjica. No clipe, ele interpreta o “Seu Zé”, que é como ele se chama e já teve, também, problemas com a bebida.
Contudo, o destaque fica por conta da exibição em mais de 170 pontos em todo Brasil e cinco pontos no exterior: Guiné Bissau, Cuba, Portugal, Londres e Nova York.
Todas elas devem acontecer entre os dias 18 de fevereiro – quando tem início a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo – e 8 de março, que é o período de Carnaval, quando aumenta, assustadoramente, o nível de ingestão de bebidas em todo país.
Para se ter uma idéia da gravidade da situação, a Organização Mundial da Saúde considera que o álcool mata mais que a AIDS e a violência. Por conta disso, a ação, que também leva o nome de “Um Brinde”, leva informação a todos os locais em que consegue.
Gratuitamente, o grupo distribui os DVDs em pontos que se interessam por exibições coletivas, como escolas, Ongs, associações e coletivos.
Para Renan Inquérito, o material é uma forma de falar a todas as pessoas sobre os problemas relacionados ao álcool e a época é propícia. “Estamos num período pré-carnaval e buscamos reduzir os índices apresentados nas estatísticas. Pessoas morrem, no mundo, vítimas do álcool de alguma forma e os problemas envolvendo o álcool atingem várias esferas como saúde, violência, educação, economia, etc. O Inquérito quer fazer mudança e estamos conseguindo”, frisa.
Já o produtor da música, Marcelo Guerche comenta da importância do tema. “Já perdi pai e irmão por conta do álcool. Acho importante o rap tratar de temas assim, porém, com maturidade, como o Inquérito vem fazendo”, frisa.
Vale lembrar que a repercussão da canção começa antes da campanha ser idealizada e já rendeu ao grupo a inserção num roteiro de um curta-metragem produzido em Ilhéus, por estudantes que abordaram prostituição e alcoolismo num trabalho escolar.
O filme “2 Lados da Moeda 2: Sem País das Maravilhas” , produzido por Tiago Casaes Santos, 20 anos, deve concorrer, neste ano, ao Festival Baiano de Cinema. Em 2010 recebeu trofeus do Governo Estadual o prêmio de melhor filme e melhor trilha sonora.
“A ideia é que agora o filme seja exibido em outras unidades educacionais e também em casas de recuperação para dependentes químicos”, diz Santos.
Serviço – Para organizar uma exibição do clipe no seu município, coletivo, associação ou cineclube, escreva para assessoriahiphop@hotmail.com



Postar um comentário

0 Comentários