Header Ads Widget

Entrevista com o rapper Moçambicano "Khronic"



Ótima entrevista com o rapper moçambicano Khronic


Pra começar bem a entrevista se apresente quem é o Khronic ..?

R: Saudações a todos. Começo por dizer que me chamo Ilcer Isac Doce aka Khronic, rapper Moçambicano e acima de tudo sou um cidadão normal igual a qualquer um que acorda todas manhas para trabalhar e garantir o meu sustento e da minha família.

Como e quando conheceu o Rap e a Cultura Hip Hop ..?

R: Eu ouvi o rap pela primeira vez la para os anos 92/93 altura em que via os Criss Cross assim como os Naughty By Nature nos programas televisivos, mas na altura nao dei muita importância  Foi em 95 que conheci Tupac a partir duma cassete que um tio tinha, agente ouvia vezes sem conta. Depois veio o Coolio (Gangstas paradise), assim fui me envolvendo gradualmente com o estilo rap e quanto mais crescia buscava saber mais sobre rap/hip hop, ate que nalgum momento percebi que era uma das minhas maiores paixões e decidi embarcar nesta Aventura que dura ate ao dias de hoje.

E quando soube que queria cantar Rap ..?

R: Na época (1995/96), na area em que eu vivia todo mundo curtia Coolio, Tupac e Snoop Dog, no entanto havia festas em discotecas onde davam espaço para as pessoas fazerem aquilo que chamava se playback (mimica) que consistia em a pessoa interpretar a musica dalgum artista…Nesta época tive vontade de cantar as musicas de Tupac especialmente a “Dear Mama”, mas não cheguei a cantar nunca (risos)…Nunca tive espaço para tal (acho que Deus tinha planos mais sérios comigo…risos). Portanto, eu sempre achei que so se fazia rap em inglês por essa razão estava fora de hipótese cantar rap. Em 1997 quando os Black Company apareceram decidi que ia cantar rap…começando necessariamente por escrever poemas (que mais tarde vieram a ser as minhas primeiras musicas).

Como é o Movimento Hip Hop,o rap em Moçambique ..?

R: O movimento Hip Hop em Moçambique e muito bom, tem bom conteúdo lirico, boas instrumentais e boa qualidade de gravação  O nosso maior problema ainda esta no empresariado que não aposta muito nos rappers…dai que fazemos tudo por conta própria.

O que lhe motiva,lhe inspira a Escrever suas Musicas .?

R: O meu dia a dia e a maior fonte de inspiração que tenho. Nas minhas musicas não faco abordagens imaginarias, não retrato fatos hipotéticos ou de como seria…eu busco aquilo que vejo e retrato nos

meus poemas.

Vive do rap ou tem outra profissão ..?

R: Risos…Viver do rap deve ser bom, pois ai associaria o útil ao agradável mas infelizmente no meu pais nao se vive do rap…talvez ate se for mais amplo diria que no panorama musical em geral poucos vivem da musica. Portanto, eu faco parte dos que não vivem da musica, eu trabalho, sou funcionário publico e docente no Instituto médio aduaneiro. Nos meus tempos livres trabalho na musica.

Quando eu ouvi a musica Caneta e Papel a um tempo atras no Myspace tinha o nome Almas Habitantes ... Almas Habitantes é um grupo uma banca um selo.. falemos sobre ela..?

R: Almas Habitantes e um grupo do selo Matsinhe Xperience, um grupo que era formado por mim, Prime Akhim, Dj Speech, Seiva, Naparama, Plus e Vate. Infelizmente com o passar dos anos alguns membros saíram e por outro lado a distancia faz com que nao trabalhemos juntos a tempo inteiro pois eu vivo numa cidade diferente. Neste caso e um grupo cujos membros trabalham de certa forma a solo.

Quais rappers brasileiros os moçambicanos conhecem..? e o que voce conhece de musica brasileira.. bro ..?

R: Os rappers brasileiros mais conhecidos por ca sao: Gabriel o Pensador, Racionais Mcs, MV Bill, Mc Marechal, Projota…Eu conheço boa parte da musica brasileira, minha mãe era muito fa de Roberto Carlos, dai que conheço uma parte considerável  No estilo rap particularmente conheço muitos artistas que fazem parte do meu repertorio tanto que no meu álbum tem a participação do Leopac…também ja fiz colaborações com Alessandro Mascarenhas do Belo Horizonte e continuo tendo projetos com vários artistas do brasil…

Falemos como é seu Pais Moçambique ..? e de como é o rap ai..?

R: Meu pais fica no sul de Africa, e um pais que consideramos mosaico cultural (por ter 10 provincias, cada uma com sua lingua maternal porem o portugues e a lingua official), e um pais bom apesar de estar a passar por uma crise politica. O rap ca tem bons fazedores e seguidores mas infelizmente o nosso Mercado nao da muita abertura para promocao dos artistas, os empresarios ainda nao apostam nos rappers.

Como você define teu som.. Mainstrean ou Underground..? e porque..?

R: Normalmente não defino meu som nestes moldes porque eu faco musica de acordo com a onda do bit…se o bit for bom eu faco o som nele independentemente de ser underground ou mainstream. Diria que o meu som e espiritual, e mais emotivo do que outra coisa…e mesmo para alma…

Que tipo de temas costuma abordar em suas musicas ..?

R: Eu abordo mais questões relativas ao bem estar da mente…pois a mente equilibrada equilibra o corpo, abordo questões relativas a autoestima, o amor, a dor e sobretudo a necessidade de se elevar independentemente da situação que nos encontramos.

Quem é seue ídolo ..? se ele na musica ou fora da musica..

R: Meu maior idolo e meu pai. Porem, Tupac e o meu Segundo maior idolo, quando digo a muita gente que Tupac salvou me a vida elas se riem…mas so Deus sabe do que falo, eu vejo Tupac em tudo que faco…aprendi e aprendo muito com suas musicas, eu penso assim diante duma situação “se fosse Pac como ele faria aqui?” percebes, e assim que eu o vejo e me espelho…respeito muito porque acho que alem de poeta/rapper e ator Pac era extremamente inteligente…ele influenciou muita gente a nível mundial e eu tenho orgulho de fazer parte dessas pessoas.

Falemos sobre suas musicas seus trabalhos tipo álbum e os videos..?

R: Certo, lancei meu primeiro cd de estudio no dia 3 de outubro 2013, chama se “Tentativa Queda Superação , tenho uma media de 6 videos ja lançados e podem achar na net. No meu álbum conto com participações especias de vários artistas, falo do roqueiro Rui Michel, o F Kay da Dabbo Boys, Fuga, Shakal, Cindy da Nice Records, Jr a New Joint, 2 Head com especial foco para a participação do meu mano Leopac do Poco de Caldas, as vendas estao muito acima das minhas espetativas e continuo na correria. Dia 30 de novembro estarei apresentando noutra cidade, a segunda maior cidade de Moçambique.

Que temas aborda neste álbum que você acaba de lançar..?

R: Neste álbum não fujo da minha realidade, falo de coisas que ja vivi, vi e ouvi, falo da necessidade de nos libertamos da dor e buscar amor como fonte de sobrevivência  falo da autoestima e da batalha em abaracarmos o nosso caminho e seguir nele ate ao fim independentemente das consequências….

Quais os projetos depois do lançamento deste álbum..?

R: Para alem dos concertos agendados para as varias cidades tenciono fazer um documentário que retrata a minha trajetoria desde o inicio ate ao lançamento do primeiro álbum  tenho muito material arquivado desta caminhada e tenciono partilhar com todos aqueles que me seguem…tenho muitos projetos com parceiros doutro canto do mundo e também ja estou a dar os primeiros passos para o Segundo álbum.


Postar um comentário

1 Comentários