Header Ads Widget

POESIA CONTRA VIOLÊNCIA: a Poesia invadiu as escolas‏



Povo Lindo, povo inteligente

Hoje foi um dia muito especial na minha caminhada com meu projeto “Poesia contra violência”, pois acabei de crer que a Poesia realmente invadiu as escolas. 
A EE Prof. Maria Ribeiro Guimarães Bueno, que fica no bairro da saúde, adquiriu alguns exemplares do meu livro “Literatura, pão e poesia” e a Educadora Marília começou a trabalhar com os alunos os meus textos. Ah, antes que me esqueça, a Marília é dessas educadoras que a gente vê nos filmes, ela confecciona asas. E voa junto.
Sentindo que a molecada ficou empolgada, ela fez um caderno de poesia com todos eles. Sim, escreveram um livro inspirado no meu livro. Fizeram trabalhos “Contra o racismo” e entregaram para mim. Não é de emocionar?
Aí fui lá na escola bater um papo com os alunos e recitar uns poemas, e não é que todo mundo lá se parece com ela? É a diretora, a coordenador, os outros professores, os funcionários, todos são maravilhosos. Achei o máximo.
Os alunos todos reunidos ali na quadra para ouvir poesia, parecia um sonho.
Foram tão carinhosos, atentos e inteligentes, era cada pergunta... Adorei. Falei para um moleque que vida loka é quem estuda, depois ele me procurou e disse: “Sou vida loka mesmo, pego dois ônibus para vir para escola.” Esse moleque virou meu ídolo.
Não queriam deixar eu ir embora, depois fui de classe em classe tirar fotos com eles. Sério, acho que eles pensaram que era o Paulo Coelho. Rsrsrsrs. Foi uma tarde mágica, dessas que só as crianças e poesia é capaz de nos proporcionar. Sou um cara de sorte.
Sem sobra de dúvidas, essa é uma das escolas mais especiais em que já fui.
Bom, que ninguém diga que não avisei, a poesia invadiu as escolas.
Não sei se esse dia existiu, ou se foi um sonho que a gente teve. Só sei de uma coisa, hoje foi daqueles dias em que vale à pena lutar, sonhar e acreditar naquilo que a gente faz.
Escola é da hora.

Sergio Vaz

Postar um comentário

0 Comentários