Header Ads Widget

“Jahggant” é o novo clipe da banda OQuadro


Produzida por Jahgga, OQuadro e Rafa Dias, “Jahggant” foi gravada no Estúdio T (SSA). A canção carrega a mixagem assinada por André T e a masterização por conta de Felipe Tichauer (US). Formada por Jef Rodriguez (voz), Nego Freeza (voz), Rans Spectro (voz), Ricô (voz/baixo), Rodrigo DaLua (Guitarra e Synth), Vic Santana (bateria), Vinícius Mangaio (programações) e Jahgga (percussão), a banda encontrou nos experimentos e estudos do percussionista a inspiração para criar o novo single.  “A canção expressa bem o tipo de personalidade que ele tem: intensa e imprevisível”, explica o baixista Ricô.

Os ritmos africanos foram o ponto de partida na criação, desde as fanfarras de New Orleans e carnavais antigos, além das pitadas de jazz e rap. “A letra fala sobre ancestralidade, por isso, usamos palavras de línguas oriundas como o banto, por exemplo. Algumas expressões são bem conhecidas na cultura baiana justamente por conta da umbanda e do candomblé”, explica Jef Rodriguez. A junção refletiu no conceito “África Futurista”, que permeia toda a obra em uma brincadeira de presente e passado. “Essa música fala de um Continente para além das tradições, das conexões umbilicais entre ontem, agora e adiante. Reafirmando a base, mas se projetando para o que está por vir, que será resultado das lutas cotidianas”, acrescenta.

Um estúdio em Salvador serviu como locação para transmitir o roteiro do clipe produzido para a faixa. Nele, a banda aparece em uma grande festa com amigos. Entre eles, alguns artistas locais como Lázaro Erê e Pedro Pondé. A direção de Felipe Thomaz intercalou imagens da celebração com ilustrações e animações. O resultado é um trabalho que percorre as raízes ancestrais, além de elementos visionários. “As influências que nortearam todo o projeto gráfico têm origem no afrofuturismo. Em diversos diálogos com OQuadro, ficou claro que essa música trata de comunidade e da singularidade. A partir de então, figurino, performances, planos de câmera, montagem e computação gráfica respeitaram o mesmo segmento, tornando visível uma interpretação possível da música”, explica Felipe. 

“Jahggant” é o primeiro single de “Nêgo Roque” (Natura Musical), novo disco da banda, realizado pela Isé Música Criativa e com data de lançamento marcada para o dia 9 de novembro.
O projeto foi selecionado para receber o patrocínio do edital Natura Musical e do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. “O Natura Musical foi criado para valorizar a diversidade e identidade da música brasileira, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Desde 2012, o edital Bahia já contemplou 26 projetos no Estado de artistas como Russo Passapusso, Larissa Luz, Giovani Cidreira, Lucas Santtana e, agora, OQuadro”, complementa.

ASSISTA:

Postar um comentário

0 Comentários