Header Ads Widget

Liniker e os Caramelows lançam nova música, "Lava, que chega pela Natura Musical

  

Ao longo de 2017, a banda Liniker e os Caramelows foi do Norte ao Sul do Brasil com o show do disco de estreia Remonta. Para ser mais preciso, foram 87 apresentações. Teve palquinho, palcão, festivais e shows intimistas, além de duas turnês pela Europa, cinco apresentações nos Estados Unidos e duas na Colômbia. No meio desse processo, surgiu ainda uma música nova, “Lava”, que toma como inspiração momentos de refúgio, de contato com a cachoeira e com o mormaço – um contraponto aos dias na estrada. A faixa chega no dia 16 de março a todas as plataformas de streaming e marca o primeiro passo em direção ao próximo disco do grupo. "Lava" também ganhou um lyric video com imagens da banda.

Enquanto Remonta teve uma proposta de pós-produção mais intensa, trabalhando alguns timbres e texturas, “Lava” chega com uma organicidade própria e com forte influência da música do nordeste da África e também da América Central, mas sem tirar um dos pés do Brasil. “É uma música que parte de Mulatu Astake nas linhas de sopro e traz uma percussão com influência do rum do candomblé”, comenta o baixista Rafael Barone. “Depois, caminha para uma linguagem que flerta com o reggae até cair para um dub e um refrão todo torto e desconstruído em uma linha melódica feita em consonância pelos instrumentos rítmicos e melódicos”, completa.

Gravada no Estúdio Canoa por Guilherme de Jesus, engenheiro com quem Liniker e os Caramelows tinha vontade de gravar há tempos, e produção deRafael Barone e Mauricio Fleury (Bixiga70), “Lava” tem letra assinada pela cantora e compositora Liniker Barros. “É bem diferente de tudo o que a gente já fez e surgiu em um momento de conexão comigo e com o meu corpo”, conta Liniker. E continua: “Ela nasceu em forma de poesia e, de repente, vimos que podia dar um dub super astral e pra cima”.

O projeto foi selecionado pelo edital Natura Musical 2017. “O Natura Musical foi criado para valorizar a diversidade da produção contemporânea e a identidade da música brasileira”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Desde 2005, a plataforma já contemplou mais de 360 projetos, como os últimos discos de Johnny Hooker, Xênia França, Paulo Miklos, Elza Soares, , entre outros artistas em diferentes estágios de carreira, que representam essa música brasileira pulsante, diversa e apresentam novas expressões e linguagens, assim como o novo álbum da Liniker e Os Caramelows”, complementa.

Assista:


 
Ouça “Lava” aqui
 
Ficha Técnica de “Lava
Letra: Liniker Barros
Música: Liniker e os Caramelows
Músicos:
Éder Araújo - Sax Tenor, Flauta
Maurício Fleury - Piano Saema
Grazi Pizani - Trompete, Flugelhorn
Liniker Barros - Vocais
Marja Lenski - Percussão
Pericles Zuanon - Bateria
Rafael Barone - Baixo
Renata Éssis - Vocais
William Zaharanszki - Guitarra
Richard Fermino: sax barítono, flauta grave, tuba, clarone
João Lenhari: trompete
Douglas Antunes: Trombone
Gravado no Estúdio Canoa/SP no dia 15/10/2017
Produção musical: Mauricio Fleury e Rafael Barone
Linhas melódicas de sopro: Eder Araújo e Liniker Barros
Arranjo de sopro: Eder Araújo
Engenharia de som e Mixagem: Guilherme de Jesus - Estúdio Canoa
Masterização: Fernando Sanches - El Rocha
Arte Gráfica: Leila Penteado
Produção Executiva: Lets Gig

Postar um comentário

0 Comentários