segunda-feira, 29 de julho de 2019

Emergência | Com muito poder preto, Preta Ary rima sobre: resistência e luta contra o racismo em seu novo som



Preta Ary está de volta na cena com o clipe do single 'Emergência'.



Ariadna da Mata vulgo Preta Ary é uma MC de São José dos Campos e ao lado de sua parceira Meire faz parte do duo D'origem.O último lançamento da MC paulista foi o som 'Nois ta de olho', após nove meses trabalhando no sapatinho ela nos entrega esta pedrada. 'Emergência' tem composição da Preta Ary e produção do Dö Mc. 



Como diz no nome do som, a Ary fala sobre a emergência em mudar a estrutura racista, de lutar como os brancos demonizam tudo que vem da África, rima sobre valorizar nossa ancestralidade, valorização de nosso povo, sobre de como temos que estar atentos e de mente sã para lutar contra o sistema racista que nos achata e mata feito bicho. 




A base do som surge da ideia que a mulher preta é a base da sociedade. Pois por ser mulher sofre com machismo e por ser preta sofre racismo. 

Por isso Preta Ary rima: "É emergência mudar a base, a base da base, ainda sou eu. Mulher preta fodida, que essa corrida já tá perdida desde que nasceu. (...) Quando o chão se mexer e abalar a estrutura, se promove a cura que nunca ocorreu".

O som conta com um trecho da Filosofa Djamila Ribeiro falando sobre o privilégio branco e de como o branco tem que entender seu lugar nesta sociedade racista e se posicionar contra o racismo (se não for racista, claro). O som finaliza com uma fala da Nina Simone


Ouça em todas as plataformas digitais: https://dmusic.lnk.to/Emergencia




Assista o clipe e sinta o poder preto de Preta Ary!



Siga nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário