sábado, 17 de agosto de 2019

Etnografia Suburbana | Roger Deff lança clipe de música de seu primeiro álbum solo


Roger Def, MC belo-horizontino e fundador da banda Julgamento, lançou nesta quinta-feira, 15 de agosto, o clipe “Etnografia Suburbana” faixa título do álbum lançado em maio deste ano. Dirigido por Marcos Cruz e Marcelo Araújo (7 e Meio Filmes) o vídeo traz cenas da periferia e do centro de Belo Horizonte, apresentando seus contrastes. Entre as participações do vídeo estão artistas mineiros como PDR (Família de Rua), Douglas Din, Shabê, Dokttor Bhu, Ricardo HD e Sérgio Pererê.

Assista:


A música é uma parceria de Roger Deff com Celton Oliveira e, assim como as demais canções do álbum, foi produzida por Edgar Filho e Ricardo Cunha.

O título “Etnografia Suburbana” refere-se às características culturais da população negra no Brasil, o álbum como um todo traz este contexto da construção da identidade pelos símbolos e nomes importantes para essa história que também é de resistência. O trabalho traz o rap como a estética da narrativa ao mesmo tempo que passeia por outros ritmos negros que o rapper define como “essencialmente periféricos”, a exemplo do funk, o soul, o maracatu, o jazz e o ska. O disco está disponível nas principais plataformas 


Sobre Roger Deff

A periferia, o centro, o urbano e o hip hop, enfim, a vida cotidiana e seus vários aspectos são as inspirações do jornalista e rapper Roger Deff, MC belo-horizontino que iniciou sua trajetória no universo das “rimas e batidas” ainda nos 90, através da banda Julgamento, um dos mais longevos trabalhos do cenário local, e lançou seu primeiro álbum solo, o trabalho intitulado “Etnografia Suburbana”.

O trabalho solo iniciado em 2015 apresenta letras desconstroem fronteiras e subvertem convenções, ao mesmo tempo em que denuncia as mazelas que permanecem e se proliferam, através de uma narrativa ora jornalística, ora poética, o artista propõe outros olhares e questionamentos sobre o dia a dia, sobre nossos posicionamentos e a consequência dos mesmos, ignorando rótulos e lugares estabelecidos.

Além dos álbuns do Julgamento “No Foco do CAOS” (2008), “Muito Além” (2011), “Boa Noite” (2018) Roger Deff participou de trabalhos de artistas do cenário de Belo Horizonte como Deco Lima e o Combinado, Djambê, Rodrigo Borges, Radical Tee, Dokttor Bhu e Shab e Cromossomo Africano. Em sua trajetória RogerDeff também dividiu palcos com artistas como Milton Nascimento, Rodrigo Borges, Marku Ribas, Black Sonora, Berimbrown, Negra Li, Flávio Renegado e Sergio Pererê.



Nenhum comentário:

Postar um comentário