terça-feira, 20 de agosto de 2019

Jardim Peri Alto em cena estreia no 30º Festival Internacional de curtas de São Paulo


Primeira produção audiovisual do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) – encontro de artistas negras e negros do teatro, audiovisual e performance, o filme foi um dos selecionados para o festival. A exibição dentro da programação do evento também marca a estreia oficial da produção quase um ano e meio após a sua pré-estreia, que aconteceu no campinho da Brahma no bairro do Peri Alto.

A ideia de produzir o filme se deu a partir de um dos integrantes do NNPC, Jerê Nunes, pelo fato de ter nascido e crescido no bairro do Peri Alto e ainda possuir relações afetivas através de familiares e amigos. O projeto de criação de uma produção audiovisual se somou aos desejos dos demais integrantes do Núcleo, Maria Gabi, Thais Arruda, Deni Marquez e Gabriel Cândido, por elaborar outros imaginários de corpos negros no Brasil, tendo como plataforma poética relações de memórias, afetividades e ancestralidades. O projeto que inicialmente seria para o desenvolvimento de uma web série foi se modificando durante o seu processo de criação, até que os realizadores perceberam o potencial que o material tinha para ser de fato um filme. A concepção do roteiro foi sendo costurada de forma coletiva, enquanto Jerê Nunes e Gabriel Cândido se encarregaram da direção, e ainda contaram com a parceria e colaboração de diversos profissionais para realização e finalização do curta, além dos próprios moradores do bairro do Peri Alto que tiveram presença fundamental para o projeto acontecer. Como resultado final o filme transita nas fronteiras do documentário e da ficção para dar vida à uma narrativa sobre os moradores negros do bairro. O NNPC teve apoio da edição 2017 do edital VAI I da Secretária de Cultura da Cidade de São Paulo para a realização do projeto.

A estreia de Jardim Peri Alto em Cena no 30º Festival Internacional de Curtas de São Paulo acontece no dia 23 de agosto (sexta-feira), ás 19h no Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso.

Dentro da programação do evento o filme ainda será exibido em duas oportunidades:

Dia 26/08 (segunda-feira) às 15h, no Cine Sesc.

R. Augusta, 2075 - Cerqueira César

Dia 28/08 (quarta-feira) às 21h, na Cinemateca Brasileira, Sala BNDES

Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino

Entrada gratuita.

SINOPSE

As moradoras e moradores trazem para a cena as suas relações de afetividade com o seu território, o Jardim Peri Alto – um bairro periférico localizado na zona norte da cidade de São Paulo. Memórias e ancestralidade negra estão presentes com diferentes intensidades em cada personagem em meio aos desafios de pertencimento e permanência no bairro.

Classificação: Livre

Duração: 23min

REALIZAÇÃO

Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC)

Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) nas redes sociais:

Instagram: @nucleo.negro

Facebook/Nucleonegrodepesquisaecriação

Um comentário: