terça-feira, 5 de novembro de 2019

Fanta Konatê cantora e bailarina da Guiné faz show em Ribeirão Preto

Foto: Ricardo Camargo


Fanta Konatê é cantora, bailarina e compositora da Guiné Conacri, filha do Mestre Percussionista Famoudú Konatê e sua família é uma das mais reconhecidas no mundo pela preservação e difusão da cultura tradicional Malinkê , do tambor Djembê e da música dos Griôs.

Fanta casou-se com o musicoterapeuta brasileiro Luis Kinugawa na República da Guiné e veio morar em São Paulo, em dezembro de 2002. Fundadora do Canal África Viva em SP, recebeu o prêmio Luíza Mahin, da Prefeitura de São Paulo, em reconhecimento ao seu trabalho de difusão da cultura africana, cantou na trilha das Olimpíadas Rio 2016 e apresentou-se no Japão, EUA, Suécia, Polônia, Chile e Argentina e mais de 40 cidades no Brasil. 
Acompanhada pela Troupe Djembedon, dá vida às suas composições que tratam de temas sociais e atuais, das aldeias, do mundo e do ser humano em shows no formato Afrofuturista, onde mistura instrumentos tradicionais com guitarra, sax e violão, mas também realiza shows e oficinas de dança e percussão só com instrumentos tradicionais da Guiné. 
Fanta Konatê está morando em Ribeirão Preto há 1 ANO, ensinando sua cultura em oficinas de dança, canto e percussão, palestras, cursos e vivências no Instituto Nova Era, sediado no centro da cidade, próximo à praça 7 de setembro e circulando por escolas, espaços culturais e instituições para deficientes em toda região.
O Instituto Nova Era é uma plataforma de criação de processos e soluções
que contribui para o desenvolvimento de ações e no apoio estratégico a grupos que trabalham com valores comunitários, estimulando economias mais solidárias, o cuidado com a terra, a valorização e a difusão cultural.

Foto: Ricardo Camargo


Em novembro Fanta Konatê participará de várias atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra:

9 nov Vivência em Ribeirão Preto – Secretaria Municipal de Cultura – Projeto Abayomi
12 nov AfroFloresta em Holambra
15 nov Vivencia em Ribeirão Preto - UGT
16 nov Show em Ribeirão Preto - UGT
20 nov Vivencia e Show no Sesc Campinas
23 nov Sesc São Caetano
27 nov Sesc Bauru
28 nov Sesc Santo André

Nenhum comentário:

Postar um comentário