sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Pioneiro e lenda do grafite Phase 2 falece



Pioneiro do grafite e lenda da arte Phase 2 faleceu. 

O natural de Bronx, nascido em Nova York, Lonny Wood, sucumbiu a uma batalha contra a doença de Lou Gehrig. Um relatório do HipHopDX afirma que Phase 2 foi hospitalizado devido a complicações da ALS desde agosto. Além de escrever e pintar, ele participou do Hip-Hop como DJ e MC. 

Phase 2 é frequentemente creditado como pioneiro nas letras de estilo bolha no graffiti. No início do Hip-Hop, ele criou folhetos e obras de arte para artistas como Grandmaster Flash e Afrika Bambaataa. Essas comissões foram planejadas por Phase durante a década de 1970. "Quando fui ao gerente do Grandmaster Flash sugerir fazer panfletos para anunciar suas jams, realmente não aconteceu nada assim, e foi por isso que sugeri", disse Wood em entrevista à AIGA, conforme relatado pelo Okay Player. “O que você teve foram grandes pôsteres de Merengue de Salsa Kenny e Izzy Sanabria, mas não estávamos realmente promovendo compotas em nenhum nível real como esse. Eu pensei que fazia sentido, então comecei a fazer panfletos para o Flash, e então a onda veio atrás dele.” 

Esse papel de criação de extensões visuais da cultura continuou até as décadas de 1990 e 2000. Nas mídias sociais, El-P, que fundou a Definitive Jux Recordings, lembrou-se de trabalhar com os folhetos da Phase on Company Flow, além de trabalhar para a gravadora. 




DJ Premier, R.A. The Rugged Man, Debbie D, Lord Finesse e Dante Ross estão entre os outros artistas proeminentes do Hip-Hop a prestar homenagem à Fase 2. 

DX também relata que a Fase 2 permaneceu ativa pintando decks de skate, vinil e trabalhando em artes plásticas.

Fonte: Ambrosia For Heads

Nenhum comentário:

Postar um comentário