quinta-feira, 28 de maio de 2020

Festival Felino Preta premiará o vídeo mais votado


O festival valoriza o protagonismo e a produção artística que retrata as questões da negritude, tanto historicamente quanto na atualidade

Entre os dias 05 e 14 de junho acontecerá de forma ON LINE o Festival Felino Preta. Todos os dias às 20 horas serão exibidos, pelo YouTube, vídeos de música, dança, teatro, entre outras manifestações culturais e artísticas. Nas transmissões ao vivo faremos entrevistas com os artistas e personalidades convidadas para refletir sobre a negritude, a cultura e a atualidade.

No domingo, dia 31 de maio às 20 horas, faremos um ‘esquenta’ do festival com um debate sobre o seu filme “Vaga Carne” da atriz, dramaturga e diretora Grace Passô que tem uma profunda reflexão sobre a negritude.

O festival estreia na sexta-feira, 05 de junho às 20 horas com o Slam Felino Preta. O anfitrião MC Brenalta convida a poesia do Litoral Norte, na caneta e na voz de MC Mirelle de Ilhabela, MC Tairini de Ubatuba, Poeta Blues de São Sebastião e MC Saturno de Caraguatatuba.

Além da produção artística o evento também oferece aulas que serão transmitidas pelo YouTube, às 17 horas nos sábados e domingos, dias 6, 7, 13 e 14 de junho. Os processos pedagógicos que resultam em linguagens artísticas e manifestações culturais, serão apresentados pelos próprios artistas/professores das seguintes oficinas: Jongo “Mistura da Raça” com Mestre Laudení e família, Dança moçambicana com a artista Khalusa Banda, Capoeira Angola com a Pati "Roxinha" e Turbantes com Michelle Aguilar (Mi Preta).

O festival é realizado com recursos do Prêmio “Ponto de Cultura” do programa “Cultura Viva” aprovado no edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo que contemplou a Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte. O evento será realizado em parceria com o Espaço Cultural Circo Navegador, que oferta o seu conhecimento em organização e produção de festivais. Os vídeos poderão ser vistos no canal www.YouTube.com/CircoNavegador . Inscreva-se e aproveite conteúdos exclusivos.

A programação do festival foi composta a partir de vídeos inscritos previamente. Recebemos 242 propostas de grande qualidade e a comissão de seleção escolheu os 20 vídeos que mais expressam as questões impostas a negritude na atualidade e ao longo da história de África e Brasil. Na programação teremos uma grande diversidade cultural e artística com vídeos das variadas áreas da cultura expressas em múltiplas linguagens: Cultura Urbana, Cultura Popular, Cultura, HIP HOP, Teatro, Música, Dança, Circo, Cinema, Artes Visuais, Literatura e Performance.

Ao longo do festival serão exibidos dois vídeos por dia, e nos dias 15 e 16/06 haverá uma votação por Júri Popular para escolher o trabalho que receberá um prêmio de R$1.000,00 (Um Mil Reais). Quem tiver interesse poderá assistir os vídeos na plataforma YouTube e votar em um formulário disponível na descrição dos vídeos.

A valorização de artistas em tempos de pandemia e isolamento social funciona como auxílio emergencial. Os vídeos selecionados já receberam uma premiação em dinheiro que é apenas uma forma de valorizar e estimular a produção artística e cultural, assegurando-lhe o merecido lugar de destaque na sociedade, visto que a arte tem sido um elemento de grande valor na manutenção da saúde da população em tempos de pandemia.


A produção de artistas Pretas e Pretos apresentada no festival é um grito de protesto contra a colonização e escravização dos corpos e das vidas, que historicamente ainda não foi superada. Lutamos pelo protagonismo dos povos pretos e enfrentamos a subalternização pela cor da pele, que acontece, tanto de forma institucional e quanto estrutural, excluindo a maior parte da população da sua condição de sujeito e atribuindo-lhes apenas a condição de objeto gerador de riquezas por meio de sua capacidade de trabalho.

Venham acompanhar essa grande mostra que traz olhares ancestrais, despertos e livres, buscando esse lugar de comunidade e sentimento de pertencimento no exercício da escuta, capaz de reafirmar quem somos nós, e incentivar a expressão de nossos corpos e mentes, fortalecendo os dons e sensibilidades que possam desaguar e encontrar o público que está a espera de arte e cultura capaz de traduzir e dialogar com as suas narrativas. Venham todes para o Felino Preta com a gente!



SERVIÇO

Exibição dos vídeos: 04 a 14/06 às 20 horas

Aulas: 06 e 07, 13 e 14/06 às 17 horas

Escolha dos vídeos pelo Júri Popular: 15 a 16/06

O festival será transmitido pelo canal Circo Navegador no YouTube 

Nenhum comentário:

Postar um comentário