terça-feira, 15 de setembro de 2020

Programa Consciência Brasileira apresenta: Prata da Casa - O rap de Jaguariúna


Texto de Jeff Ferreira

Jaguariúna é conhecido em todo território brasileiro pelo seu coração sertanejo, tendo um dos rodeios mais populares do país e constantemente resgatando suas raízes caipira. Porém o Hip Hop na cidade cada vez mais cresce e se desenvolve, como prova disso o crescente número de MC's no município chama a atenção, e visando a organização desses artistas o Programa Consciência Brasileira lança a primeira coletânea de rap da Cidade. 

O Consciência está no ar, pela Rádio Estrela (94,5 FM), desde 2017 e tem programação variada, mas dentro de um mesmo tempero, indo do rap, rock, reggae a MPB. Reunindo gerações com músicas recém lançadas a canções de 50 anos atrás, saindo do mainstream da música nacional ao underground jaguariunense. E pensando nesse último que nasce a coletânea Prata da Casa - O Rap de Jaguariúna, o título remete ao nome de um quadro do programa (Prata da Casa), criado para dar voz aos artistas locais, fortalecendo a cena na região. 

O disco, organizado por Jeff Ferreira, locutor e editor do atrativo, reúne 19 faixas com 18 rappers da cidades e uma vinheta produzida por Jeff, com locução, beat, colagens e sratches feitos pelo próprio locutor com participação de um ouvinte, o Marcelo Oliveira, que empresta sua voz para o conteúdo teatral da introdução. 

Participam grupos novatos na cena jaguariunense, bem como artistas de longa caminhada, passando por todas as escola do Hip Hop do município e até mesmo regatando parte importante dessa história, como a participação do grupo Revolução Negra, idealizado no começo dos anos 2000 e com CD gravado na segunda metade da década, o vocalista Grandmaster J infelizmente não está mais entre nós, mas na música "Combate ao Sistema", lançada originalmente em 2009, contava com os vocais de seu filho Michael Weslley, quando esse tinha apenas 7 anos. O MC cresceu e passou a trilhar seu próprio caminho no Hip Hop, primeiro como b.boy da Dinamite Crew e depois como rapper, com estilo próprio suingado e funkeado, e assim participa da faixa "Balance Sua Vida". O Synestesia, um dos grupos mais importantes, não só da cidade como da região, mostra uma das músicas de seu novo álbum, o EP M.HO.R.T.E. Grupos como o Brandina e o QDL que deixaram de existir, estão presentes no álbum como uma homenagem a sua história, em outros exemplos de persistência temos o grupo Atitude Nota 10, na cena desde 1999. O grupo Interior MC’s e MC Galego também fomentam o movimento da cidade a um bom tempo. 

Da nova geração temos a revelação, o grupo Cálice, com sua primeira gravação. O som de Bxtistx, Cooda, Lopz!, Jordan, Bauer, Bdoz, RGS, Brow e o lançamento do grupo Kings, além de um som fora da caixa do produtor e MC N.A. A coletânea será lançada no dia 12 de setembro, no aniversário de 66 anos de Jaguariúna, além do lançamento digital, o álbum ganhará mídias físicas. O projeto da capa é assinado pelo coletivo Artx 019, da cidade.  

 

Track List: 

01.   Tem Rap Em Jaguariúna (IntroduSom) – Jeff Ferreira e Marcelo Oliveira 

02.   Balance Sua Vida (Prod. DJ Vaist) – Michael Weslley 

03.   Jogo da Vida (Prod. LOPZ!) - LOPZ! 

04.   Busca (Prod. MilGrauTape Studio) – Synestesia 

05.   Enquanto o Mundo Gira (Prod. Luciano Abruzez) - Interior MC's 

06.   Da Juventude (Prod. N.A) – N.A 

07.   Sátiras (Prod. ChefDozzz) – Cálice 

08.   Paris (Prod. ChefDozzz)) – Cooda 

09.   Sem Ar (Prod. Abdiaz) - Bxtistx 

10.   Reflexão (Prod. Original Records) - João Victor Galego 

11.   J.P.V. (Prod. Abdiaz) – Jordan 

12.   Ser Humano (Prod. Dozbeats) - Bdoz 

13.   Sonho (Prod. Chefdozzz) – Bauer 

14.   Quantos Mais (Prod. MWRap) – Atitude Nota 10 

15.   Não Vou Falhar (Prod. THiesen) – Q.D.L. feat Larissa Honorato 

16.   19 Na Cena (Prod. ChefDozzz) - RGS & Brow 

17.   Piloto (Prod. N.A) – Kings 

18.   Prosa Com Beat (Prod. MilGrauTape Studio) – Brandina 

19.   Combate ao Sistema (Prod. DJ Vaist) – Revolução Negra 


Ouça:


Nenhum comentário:

Postar um comentário