segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Festa Black Lab3 vira documentário com DJs da black music

 

O média-metragem Festa Black Lab3 - A Cultura Negra em Resistência traz depoimentos de Deejays locais como DJ Mancha e Leopac, além de destaques da cultura Hip Hop nacional, como DJ KL Jay, do Racionais MCs. 

Lançado no último dia 19/11 no festival online Poços Curte em Casa, e disponível em qualidade Full HD no Youtube, o documentário Festa Black Lab3 - A Cultura Negra em Resistência conta a trajetória de um dos atuais festivais da cultura preta e do Hip Hop em Poços de Caldas, com depoimentos de deejays que fazem parte deste movimento. O média-metragem de 50 minutos foi produzido pelos artistas Robson Leve, DJ Leopac e  DJ Mancha, com roteiro, captação e edição de Diego Ávila, do Lab3 Estúdio, finalização da Rusbé Movies e realização da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Poços de Caldas/MG, através do festival online Poços Curte em Casa.

DJ Mancha 

O documentário inédito traz à tona a reflexão sobre a black music na região, sua marginalização e preconceitos nos espaços tradicionais, os espaços ocupados mesmo enfrentando resistência de parte da sociedade, a identificação do público com seus locais de pertencimento, e o fortalecimento da cultura musical negra dentro da noite poços-caldense. No filme, quem conduz o espectador pelo universo da Festa Black Lab3 é o músico e produtor cultural Robson Leve (Castor), um dos organizadores do evento, que convida dois importantes nomes da cena hip hop local, os Djs Mancha e Leopac, para compartilhar suas experiências locais e intermunicipais, e que permitem ao público compreender melhor os caminhos percorridos e tantos outros que ainda precisam ser traçados. Robson, Mancha e Leopac são exemplos do protagonismo negro e dão seus relatos sobre a Festa Black Lab3, que completou 5 anos no último mês de maio, fazendo paralelos com outros eventos também produzidos por eles e parceiros, que se somam a relatos e impressões pessoais de outros 13 Djs e frequentadores da Festa. Mancha e Leopac também apresentam performances musicais, mostrando a música como ferramenta de diálogo social.

Leopac

Um dos pontos altos do documentário é a participação de importantes Deejays da cena Hip Hop nacional, como o DJ KL Jay, do grupo Racionais MCs, além de DJ Sid, DJ K-mina e DJ Sophia, que contam sua relação artística com a Festa Black Lab3 e a vontade de estarem novamente nos palcos do evento. Participam ainda com depoimentos Alex (Cafu), Nicolas Sullivan, Alessandra Fênix, Dj Michelle, Dj Fubá, Dj Ana Selectah, Dj Isa dBob, Dough Leve e Diego Ávila.

Leopac, um dos principais personagens do documentário, DJ, músico, produtor musical e organizador da Festa Black Lab3, avalia que o evento já tem um público cativo que é fã da black music, que também se identificará no documentário. “As pessoas que vão à festa vão para dançar ao som dos Djs, que sempre pensam um set especial, com temáticas dos bailes black, com passinhos para a galera não só curtir a música, mas dançar junto, em alto astral. E a gente fez questão de trazer esse universo para o filme”, conta Leopac. 


Para o produtor Robson Leve, a Festa Black Lab3 é um dos eventos culturais de maior representatividade do segmento em Poços de Caldas e região. “É um baile que exalta a cultura do DJ dentro da cultura Hip Hop e, nesse momento atual, o documentário é uma forma de continuarmos nosso compromisso”, conta Robson.


Uma proposta que objetiva ser um documento de cultura, que serve ao registro imaterial, tendo a oralidade como linguagem inerente, e uma pesquisa da manifestação artística contemporânea, do ponto de vista e observação dos seus próprios atores culturais, o documentário Festa Black Lab3 - A Cultura Negra em Resistência é uma história real que coloca Poços de Caldas novamente no centro do debate sobre a cultura negra do século XXI no Brasil.


A Festa


Criada em 2015, a Festa Black Lab3 surgiu como uma alternativa à programação musical das tradicionais casas noturnas da cidade, priorizando a cultura do DJ e mantendo viva a essência da cultura preta através da música. A Festa, que então acontecia na Casa Lab3, uma residência, em 2018 migra para a casa de shows e eventos Teçá, localizada na Vila Togni, região afastada do centro da cidade, tornando-se um tradicional reduto cultural da noite poços-caldense e reunindo mensalmente expoentes da música negra local e nacional. Além dos DJ’s da cidade, Mancha, Leopac, Dough, Ana Selectah, Isa dBob e Fubá, a Festa Black Lab3 trouxe para o palco os DJ’s Binho e Chakal (Campinas-SP), DJ’s Mista Luba, Sophia, Sid, Insano, Subúrbia e Kmina (São Paulo-SP), e, em dezembro de 2019, na véspera de Natal, atinge um marco histórico para a cena hip hop sul-mineira, trazendo o ícone brasileiro dos toca-discos KL Jay, DJ do famoso grupo de rap Racionais MCs, pela primeira vez em Poços de Caldas após inúmeras tentativas de vários outros produtores de eventos da região. A Festa teve suas ações presenciais interrompidas em abril de 2020, em razão das medidas de isolamento social referentes à Covid19.


ASSISTA AGORA:


 

Festa Black Lab3 - A Cultura Negra em Resistência

Documentário | 49’46” | Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário