Header Ads Widget

Núcleo Bartolomeu de depoimentos apresenta Hip Hop Blues

Uma caminhada pela cidade de São Paulo, em momento de afrouxamento das medidas de distanciamento, e sob o ponto de vista de figuras tão comuns quanto à margem da sociedade. Esse é o mote, mas não só, de um dos novos trabalhos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos que faz parte das celebrações dos 20 anos: Hip Hop Blues, que estreia dia 16 de dezembro de 2021, quinta-feira. A curta temporada vai até 19 de dezembro, domingo, com duas sessões diárias, às 18h e às 21h, gratuitas, no youtube.com/nucleobartolomeu.

O espetáculo-show conta com vários números musicais que fazem um diálogo entre teatro épico e a cultura hip-hop - pesquisa realizada pelo Núcleo Bartolomeu há 20 anos. Hip-Hop Blues propõe um passeio por São Paulo: um olhar afiado sobre a cidade, uma peregrinação onde figuras e lugares se revelam, explorando assuntos que são apresentados sob a forma de canções ou poemas de ações dramáticas.

A dramaturgia e a direção são de Claudia Schapira e a concepção geral é do Núcleo Bartolomeu - que além da Claudia é formado por Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D'Alva -, em parceria com artistas aliados.

"A música exerce papel central em Hip Hop Blues, já que o formato de show predomina na encenação. “O blues é apresentado como visão de mundo, como forma de resistência e de protesto. Como ágora capaz de abrigar todas as diásporas, todos os levantes e de dar contorno ao momento desafiador pelo qual estamos passando; que lança mão do ritmo e da poesia como se fosse reza, como se fosse lamento, também reivindicação e luta, sem abrir mão do poder transformador da celebração", diz Claudia Schapira.

Peça show

O elenco é formado pelas atrizes e atores MC’s Cristiano Meirelles, Dani Nega, Eugênio Lima, Luaa Gabanini, Nilcéia Vicente e Roberta Estrela D’Alva - mais Daniel Oliva na guitarra.

As personagens são representações exacerbadas, oníricas, de figuras urbanas, por vezes marginalizadas e rejeitadas pela sociedade que apresentam a sua visão de mundo. Neste estado de quase sonho, essas figuras “extra” cotidianas, comentam estes tempos e seu encontro com a cidade. O enredo parte da ideia de um grupo que se reúne para montar um show musical. Juntos, eles deflagram a cidade de São Paulo pós isolamento social. Hip Hop Blues propõe um olhar questionador sobre o tempo em que vivemos, e esbarra em questões como a moralidade imposta, apagamentos da história, violência de gênero, racismo, miséria e vulnerabilidade.

Duas décadas de Bartolomeu

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos completa 20 anos de criação e de atuação continuada com a construção da linguagem do teatro hip-hop e ganha comemoração com diversas atividades programadas ao longo de 2021 e 2022. Hip-Hop blues é uma dessas atividades. Essas duas décadas de intenso trabalho originaram não só uma cartografia que mescla linguagem e trajetória do grupo, mas também reflexões e um importante olhar para o futuro na formação de novos imaginários.

Esta atividade faz parte do projeto "Cabaré Hip Hop - Irmãs do Blues - 20 Anos" contemplado pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sinopse:

Um grupo de atores e atrizes–MCs se encontram para fazer uma peça que vai se transformando em um show a partir de algumas músicas e coreografias que criaram juntes. Cada um trouxe um tema, um mote que traduz seu olhar sobre estes tempos. Depois de quase dois anos de trabalhos não presenciais, não são mais os mesmos. Também a relação com a cidade mudou. Perambulam em pensamento pelas ruas, enquanto cantam e dançam “ao som de um bom blues”.

Serviço

Hip Hop Blues [on-line] [música]

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos 20 anos de 16 a 19 de dezembro de 2021 quinta-feira a domingo, às 18h e às 21h.

Online Grátis

youtube.com/nucleobartolomeu


DIVULGAÇÃO

Postar um comentário

0 Comentários