Header Ads Widget

Mos Def, Hip-Hop em definitivo

Respeitado rapper americano, Mos Def volta ao Brasil para apresentações inéditas

Considerado um dos artistas com estilo mais introspectivo e perspicaz no Hip-Hop, Terrel Smith, o Mos Def (nome que significa "Definitivamente", em português), moldou uma carreira que transcende gêneros musicais. Criança da Golden Era do Hip-Hop, nativo do bairro do Brooklyn, em Nova York, passou a infância inserido na cultura de rua, absorvendo todo o conhecimento e a critividade do espectro artístico ao seu redor.

Com o lançamento do "Universal Magnetic", em 1996, Mos Def tornou-se um dos artistas favoritos pelo público do ainda subterrâneo mundo do Hip-Hop, tendo a colaboração de seu parceiro Talib Kweli. Juntos, os dois criaram "Black Star", álbum que se tornaria um dos mais aclamados pela crítica. Logo após, Mos Def lançaria, em 1999, o álbum "Black on Both Sides", que foi certificado como "ouro" e creditado pelos críticos especializados como um disco de Hip-Hop para trazer de volta as raízes.

Tal como acontece com a sua música, o rapper demonstrou visão e paixão com sua carreira de ator, aparecendo em "Bamboozled", de Spike Lee. Depois veio "Carmen: A Hip-Hopera", de 2002, espetáculo grandemente aclamado, "Showtime" (2002) e a comédia romântica "Brown Sugar", pelo qual recebeu um prêmio. Na sequência, Mos Def foi supervisor musical e co-produtor executivo da série da HBO "Def Poetry" e atuou como um escritor, produtor e ator na série "MTV Lyricist Lounge". O MC estreiou na Broadway em 2002, quando foi indicado ao Tony.

Em 2003, Mos Def estrelou, pela Paramount Pictures, o filme "Italian Job", ao lado dos atores Ed Norton, Mark Wahlberg e Charlize Theron. Ao lado de Alan Rickman, participou do filme "Something the Lord Made", pela HBO, para o qual recebeu uma indicação ao Emmy 2004 de Melhor Ator em minissérie ou um filme. O rapper também foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Performance de um Ator em Minissérie ou Filme e ao Golden Satellite Award (Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão) para o mesmo papel. Em seguida, Mos Def estrelou "The Woodsman", com Kevin Bacon, Benjamin Bratt, Eva e Kyra Sedgwick.

Em outubro de 2006 Mos Def apareceu no programa "4Real", uma série de documentários para TV, episódio "Cidade de Deus". No programa, Mos Def e o apresentador viajam para o Rio de Janeiro e visitam a favela. O anfitrião foi MV Bill, que pôde mostrar ao rapper americano um pouco da realidade de violência e criminalidade da região, bem como os trabalhos sociais desenvolvidos pela entidade que encabeça.

Musicalmente falando, de 2004 para cá, Mos Def lançou três trabahos, todos muito bem relacionados pela crítica. Primeiro vieram "The New Danger" (2004) e (2006). Depois, com o recém-lançado "True Magic""The Ecstatic" (2009), Mos Def, sem dúvida um dos maiores rappers da atualidade, foi escalado como artista principal da edição 2009 do Indie Hip-Hop, tradicional festival de Rap, que acontece anualmente no SESC Santo André, na Grande São Paulo. No ano passado, o evento trouxe seu parceiro de rimas Talib Kweli. O festival também já trouxe ao Brasil outros grandes nomes do Rap, como Pharoahe Monch, De La Soul e Jurassic 5, considerada por muitos como a melhor edição do evento.

[+] Clique para informações sobre o Indie Hip-Hop 2009
[+] Mos Def no Wikipedia (tradução Google para o português)
[+] Visite o Myspace oficial do artista
[+] Acesse a página de Mos Def na Geffen Records

Fonte: KSA Public Relations


By Central Hip Hop

Postar um comentário

0 Comentários