Header Ads Widget

Opinião Periferica - Entrevista com Cristina dos Santos #ConscienciaNegra


Manos e minas, esta é mais uma entrevista  do quadro "Opinião Periférica", porem é uma edição especial "Mês da Consciência Negra", esta é a segunda entrevista. A entrevistada é a Cristina dos Santos, uma pedagoga infantil, mulher forte de opiniões concretas, sem curvas nas ideias.
Nesta entrevista, Cristina, respondeu perguntas sobre, musica, relacionamentos inter-étnicos, sua infância, musica temas atuais sócio político e claro de consciência negra.

Primeiro se apresente quem é a Cristina dos Santos..?

R:Sou uma mulher que permeia entre a utopia e a realidade,guerreira,filha de Sebastiana e Edison  meus primeiros mestres,os quais dedico minha vida,formada em Pedagogia com especialização em Educação Infantil.


Quando foi que você tomou consciência do racismo..?

R:Quando compreendi que eu era negra,na adolescência e como muitos da minha geração ouvindo rap, a estrutura do racismo a brasileira é cruel, na época escolar como todas as crianças negras sofria perseguições dos colegas,mas não tinha a dimensão de significado,perguntava aos meus pais se na nossa família havia brancos como se isso fosse simbolo de redenção,mas sem discernimento nenhum,era como se minha imagem não refletisse no espelho ...

Vi que você compartilha muita musica boa como funk original,samba e etc.. o que você cresceu ouvindo..?

R:Cresci em uma casa muito musical e eclética,meu pai gosta de samba da antiga porem houve muita musica norte americana,os sons dos bailes da juventude dele,com ele aprendi a gostar de James Brown,Marvin Gaye,Jackson Five entre outros,ja minha mãe foi responsável por meu encantamento por Ray Charles e Martinho da Vila, ouvia também muito sertanejo raiz,entre outros ...Meu gosto na juventude foi variado,tive meu momento rock,meu momento pop,depois me apaixonei pelo rap e cai nas graças do samba.

A infância de uma criança e adolescente genuinamente preta é bem pesado,por piadas,"brincadeira" de péssimo gosto envolvendo o cabelo,nariz e até cor da pele.. você passou por algo parecido..? se passou como lidou com isto.?

R:Sim incontáveis vezes,mas minhas reações foram ganhando peso de acordo com a ampliação de minha consciência e autoestima,me lembro que na escola revidava com apelidos,lembro que a série que mais sofri foi a 7ª mas que em contrapartida revidava também,olhando para trás hoje não foi traumático na época talvez por  não ter noção dos significados,era" bateu levou"porem me lembro em especial de um rapaz que a forma que ele me xingava e hostilizava era diferente,sentia perversidade maldade extremada ,e paradoxalmente ele idolatrava uma garota de pele negra,mas que tinha os cabelos cacheados para liso,ele é uma pessoa que passado anos quando vejo aqui no bairro me remete a sensações ruins.


Tem uma entrevista do grande ator Morgan Freeman, onde ele é questionado, sobre o Mês da Consciência Negra onde ele é contra e também ele é perguntado,o que precisa ser feito para acabar com racismo e ele responde "parando de falar no assunto".. concorda com o Morgan..?

R:Discordo totalmente,já prefiro ficar com os ditos populares,"quem cala consente",ou como minha mãe sempre nos falava na infância "de tanto ter calma a minhoca ficou sem osso",impossível resgatar valores,reconstruir um passado sem tocar em feridas,camuflar é o mesmo que fazer manutenção de privilégios,que só é comodo para quem os tem ... Acredito que no momento,mesmo longe do ideal o negro brasileiro esta aos poucos atingindo um grau de consciência,ao qual não se permite mais aceitar o que sobra,e isto só esta sendo possível,por ter tido aqueles que não aceitaram migalhas fingindo que estava tudo bem.


Você como uma Mulher Negra tem total propriedade para falar sobre este assunto.. Sobre o Seriado "Sexo e as Nega", o que achou desta Serie..?

R:iPra te falar a verdade nunca me ative muito a series,lembro-me que na época de suburbia a principio com as chamadas fiquei encantada mas quando vi o contexto me decepcionei,mas em especifico com o sexo e as negas,não me representa como negra e nem como mulher, soma-se  sexismo e  racismo,mesmo que não haja intencionalidade de Miguel Falabella ele manteve esteriótipos os quais nós negras ainda somos impregnadas,ai vem as falas,"mas se fosse as brancas não teria problema",o sexismo ainda sim iria existir,porem a mulher branca ainda tem uma larga vantagem,sua imagem configura em todos os espaços a tv sociedade enfim,nunca vi por exemplo ser noticia de jornal o protagonismo da mulher branca em uma trama,como ocorre conosco,inclusive, com relação a questão, nós mulheres negras somos relegadas só ao que advêm do samba e periferia,que não precisa esforçar-se pra notar  só somos maioria em concursos de belezas na televisão quando se refere a comunidades ou carnaval,musa do brasileirão,garota do fantástico se tiver da pra contar nos dedos,nestes últimos acontecimentos futebolísticos envolvendo racismo,houve algumas reflexões em canais de esporte,e o diretor da play boy assumiu a dificuldade de permitir fotos de mulheres negras nas capas ,logo se não houver demonstração de descontentamento até quando ficaremos como subalternos ou sexo fácil?e o que enfraquece é quando muitos dos nossos ao invés de se apropriarem da discussão,nos enxergam como alienados,mal agradecidos como se ainda ele estivesse nos fazendo favor ... Não teria tido esse peso todo se fossemos contemplados equiparadamente nos outros espaços.


Vamos falar um pouco de política... vivemos num estado onde o mesmo partido governa a mais de 20 anos,onde nestes 20 anos, não fizeram quase nada pra quem é preto pobre da periferia,não investem em transporte publico pra periferia só em áreas centrais, a policia que mais mata é a de SP e agora vamos passar dificuldade com a nossa Água, sobre educação nem preciso citar pois você é professora sabe mais do que eu,e pra minha surpresa o Geraldo Alckmin pode ser eleito no primeiro turno..
O paulistano é sadomasoquista cris..? por que insistem no erro..? Como diz o Criolo Nos ajuda a entender

R:Olha vejo o problema da politica brasileira,e do povo brasileiro como no todo atrelado ainda ao "descobrimento" do Brasil pegando carona com Bezerra da Silva,um dia sabiamente cantou"quando Cabral aqui chegou e semeou sua semente,naturalmente começou a lapidação do ambiente"... fomos colonia de exploração,as pessoas ainda validão certos atos por acharem que se estivessem no lugar faria o mesmo,afinal somos espertos,se é patriota só na copa do mundo,logo ele talvez se reeleja por manter privilégios de muitos, ou por  ilusão da consciência de outros .

Porque decidiu ser pedagoga ..?

R:Eu entrei nos caminhos da educação bem por acaso,quando sai do ensino fundamental fiquei com muito medo de não conseguir matricula para o ensino médio,tinha uma amiga minha que o sonho dela era ser professora e me convidou para me inscrever num curso de magistério,não pensei duas vezes embarquei no sonho dela,porem depois que começaram os estágios ela saiu e eu conclui,comecei trabalhando em uma escola particular pequena,fui tomando gosto,ingressei em Cei conveniada com a prefeitura,ai consciente do que eu queria,optei por pedagogia para continuar,e os motivos vão se renovando dia a dia,hoje enxergo a responsabilidade da minha profissão bem maior do que vi nos  bancos da  faculdade.


Vira e mexe você publica algumas fotos de desenhos que seus alunos desenham e muitos desenham você.. como é sua relação com seus alunos..? fale sobre seu trabalho com seus alunos e etc..

R:O trabalho com educação não é fácil,tudo deságua na escola,e hoje em dia por uma série de questões as crianças estão cada vez mais terceirizadas ,temos que ser um pouco de tudo,assistente social,psicologa,amiga enfim,eles estão numa idade que representam 100% o que sentem,não dominam suas emoções,com o bombardeio que sofrem pela mídia desde televisiva a aparelhos eletrônicos em muitos momentos são complexos,muita informação para pouca idade ,porem tenho uma afetividade muito grande com eles,acabam criando uma admiração intensa e utilizam a linguagem do desenho como forma de expressá-la.Em uma turma de 35 crianças com a faixa etária de 5 anos infelizmente se perde algumas coisas,pela quantidade,a redução do numero de  crianças pra um trabalho com maior qualidade ainda não  é possível se atingir,mas mesmo com as atribulações em linhas gerais é uma relação saudável.


Você já precisou trabalhar esta questão étnica com algum aluno seu..?

R:Sim este ano mesmo umas 3 vezes,e o interessante é que procuro incluir materiais que não sejam esteriotipados li pra eles varias vezes O mundo no Black Power de Tayó, chuva de manga,as tranças de Beatou ,tanto tanto,desenho eles amam o kirikou,ouvimos musica de capoeira,cantigas de roda de Lia de Itamaracá,ja expliquei que somos diferentes e isto é bom,mas  mesmo assim 1 aluna foi chamada de cabelo duro por dois garotos negros,percebo que na idade deles é mera reprodução eles falam por ouvirem sem ter noção do que estão reproduzindo e mesmo eu trabalhando com a diversidade eles ainda não sabem fazer a ligação,da ultima vez fiz a criança refletir que a partir do momento que fala assim do amigo,ta falando dele mesmo e de quase todos da sala e de mim também,mostrei na pratica o que é duro(mesa,cadeira,lousa) mas cabelo não... Ai a garota em questão pediu para que eu trançasse os cabelos dela,a mãe autorizou e eu o fiz,acho que se eu tivesse comprado o brinquedo mais caro ela não teria ficado tão feliz,claro que no dia seguinte tive que trançar todas,aproveitei pra explicar que a trança veio da cultura africana enfim...na quinta-feira uma aluna de cabelo cacheado mais pra liso até,veio me relatar que na rua dela a chamam de cabelo duro,repeti o discurso de empoderamento e autoestima que existem cabelos crespos e são lindos assim como os lisos e cacheados também,se confortou .A mesma perseguição ocorre com as crianças mais gordinhas .


Você como mulher tem total propriedade sobre o assunto.. Aborto. você é contra ou a favor..? porque..?

R:Este assunto é muito complexo pois envolve a questão laica,mas também biológica,a partir de que momento da concepção ja se pode considerar a existencia de uma vida ? eu sinceramente mesmo compreendendo os argumentos dos favoráveis não acredito que o nosso País esteja  preparado pra tal ação,pode até parecer absurdo mas mesmo com toda informação existente há mulheres que não sabem utilizar métodos contraceptivos,temo que o aborto virasse o próprio método de contracepção,creio que antes disto deveria haver de fato mais politicas publicas do governo com eficacia para se trabalhar prevenção,para que a mulher não tivesse que chegar ao ponto de ter que passar por este trauma...


Na musica "Negro Drama" do Racionais Mc's o Mano Brown antes de solta os "verso nervoso", ele diz assim "Crime,futebol,musica carai eu também não consigo fugir disto ai", nesta frase o Brown praticamente resume como uma parte dos pretos no Brasil buscam para ascender socialmente.. e eu te pergunto Cris como fugir disto ai..?


R:Ofertando oportunidades e modelos,somos carentes de modelos em todas as esferas,como vou almejar algo se naturalmente todos os espaços e mídias me mostram somente nos mesmos lugares? caímos ai novamente no seriado "sexo e as negas" a imagem do negro vinculada sempre a pobreza,servidão,eu mesmo me surpreendi quando na pratica vi pessoas da nossa etnia com carros bons trabalhando em áreas fora as citadas,descobri que o melhor neurologista do mundo é negro e também teve uma vida periférica,ausência de pai... se não se plantar desejos fica difícil mesmo dando oportunidades,e quando as oportunidades são dadas a conta gotas então fica impossível,a escola é o espaço que mais segrega e valida o status quo,em escolas particulares bilingues  de ponta,as crianças aprendem inglês desde bebes e não é com palavras avulsas é conversação mesmo,com mensalidades que giram em torno de 2.500 reais ,logo nossos estímulos tem que ser redobrados para transgredirmos o que nos determinaram.


Este é um tema muito delicado, mas vou te perguntar, pois é outro tema que no meu ver tem que ser expressado por uma mulher... o que você acha de relacionamentos Inter-raciais,eu acompanho muitos post de mulheres negras feministas e boa parte delas acham que o homens negros que namoram com mulheres brancas buscam ascender socialmente ou que não veem a mulher negra para casar e só para o sexo... você tem uma opinião formada sobre este assunto..? se tiver fique a vontade.


R:Olha a falsa ideia democracia racial,em que vendiam a ideia que por ser um País miscigenado vivemos em constante harmonia noas custou muito caro,desde o que tange autoestima,até mesmo percepção das praticas racistas que sofremos,(eu mesmo vim compreender algumas depois de adulta)a sensação de inferioridade,eu acredito sim que alguns homens negros enxergam a mulher branca como troféus,e a grande culpa disto é de nossa educação e falta de representatividade,como vou admirar o que não vejo? eu hoje por exemplo amo meus cabelos crespos,mas nem sempre foi assim,o conceito de beleza é ensinado,e o Brasil por meio da invisibilidade nos faz enxergar que o belo é padrão europeu,porem não sou a favor de extremismos,não me atrai a ideia de comungar a mesma opinião que os racistas ,creio que quando temos total consciência do que somos,e lutamos,trás junto a liberdade de escolher quem estará ao teu lado não por sentimento de inferioridade,assim como também já vi negros que não namoram com brancas por não se sentirem a altura delas ... Agora veja bem,toda mulher simbolo sexual é branca,revistas masculinas também o bombardeio na tv somente com brancas passeando pelas varias esferas sociais,em contrapartida nós negras,quando aparecemos somo "suburbias","Antônias "as negas"fica fácil desenvolver esse imaginário,inclusive o da mulher negra se embranquecer no que for possível,grande marca disto os cabelos o movimento que fazemos para conseguirmos aceitar e conviver com o que é nosso é sul real,o problema não são as escolhas,mas sim tudo o que se é construído para motiva-las.

Esta é uma pergunta clichê que eu uso quase que sempre..
Se você fosse eleita presidenta do Brasil, e o presidente realmente mandasse no Brasil, qual seria seu ou seus primeiros atos..?

R:Equiparação,acho que é a palavra,como ja disse Paulo Freire,quando você desenvolve uma consciência critica,você não almeja trocar de lugar com opressor,sonho com nossa historia verdadeiramente contada por nós,nossas crianças tendo sua autoestima construída de igual maneira que as crianças brancas,se empoderando de seus sonhos fora dos limites que nos delegam,saudê,lazer de fato .


Esta pergunta é difícil.. rsrs teve alguma pergunta que não fiz, que você gostaria que eu tivesse perguntado..? se teve qual a pergunta e qual seria a resposta..?

R:Porque muitos de nossos muito com acesso ainda renegam nossas raizes?...A crueldade do sistema escravagista,na tentativa de nos desumanizar foi tão forte,que tem muitos dos nossos que tentam ainda buscar alvejar suas almas,mantendo a ideia de que o que vem de Africa é coisa do demônio como a questão religiosa,e mitológica e isto atrapalha muito,pois dentro das escolas mesmo com a Lei 10.639/03 fingi-se que a temática não existe também por tabus,e o agravamento maior vem da própria formação universitária,eurocêntrica,eu mesmo me descobri pela arte,musica,eventos culturais,se não fosse estas influencias que me trouxeram curiosidade,identidade,não teria buscado informações e talvez eu fosse mais uma alienada achando que racismo esta nos olhos de quem vê .

Pra terminar indique 2 livros,2 musicas e 1 verso de livro,poesia ou musica..

R:Indico tramas da cor e Holocausto Brasileiro,musica:Favela interpretada por Ilcei Miriam,que alem de excelente cantora tem formação em historia,com militância e bons projetos em campinas,Vai cuidar de sua vida Geraldo Filme...
Letra Música Favela citada:
"Favela,hoje venho exaltar você
 para aqueles que não sabem o que é sofrer
 para aqueles que não sabem o que é chorar
 favela,para muitos um problema social
 para poucos um problema nacional
 mas pra quem nela vive uma grande solução,
favela só quem habita é quem sabe muito bem 
que a sociedade sempre olha com desdém 
o seu gemido o seu gritar o seu clamor
mas a verdade é que diz,que pra gente ser feliz
que pode viver na favela sem perder a diretriz
hoje eu venho dizer para você que não sabe o sofrer
que na favela tem gente que sabe,
viver sempre dentro de um proceder,
hj eu venho dizer para você que não sabe o sofrer
que pra entender tem que ta mais junto dela"(T.Kaçula)
Essa música serve de mensagem para quem acha que a favela tem uma única história.


Obrigado pela entrevista Cris, fique a vontade e deixe sua mensagem ao leitores..

R:Em primeiro lugar gostaria de agradecer o convite,me senti imensamente lisongiada,espero ter colaborado por meio de minha vivencia e experiencia de vida,creio muito no poder da palavra,sem motivação não há transformação e só quem se incomoda provoca mudanças,como ja disse o filosofo Mario Sergio Cortella" O animal satisfeito dorme"... logo essas manifestações são importantíssimas para compor nossa luta,mostrar nossa insatisfação e desejo de mudança,afinal o sangue de nossos ancestrais hoje mantém privilégios dos filhos e netos de quem os açoitou,logo ações afirmativas não é favor, as dividas da escravização é irreparável,logo vamos,nos empoderar e ocupar os espaços que também são nossos .


Postar um comentário

0 Comentários