Header Ads Widget

ENTREVISTA - Opinião Periferia com a Carol Souto



"Falta comida no prato,mas sobra em ostentação"

Vulgo "Souto MC"


Carol é uma menina com ideias retas, ideia sem curva, mesmo jovem é bem madura em suas atitudes, sabe expor suas opiniões com firmeza e embasamento, recomendo que leia atentamente a mina tem muita ideia quente!


Primeiro se Apresente quem é a Carol Souto ..? onde nasceu...idade e etc..

R: Eu sou nascida na Capital de SP,nasci na região da Penha,mas fui criada em Itaquaquecetuba. Tenho 19 anos de idade e por enquanto é isso,rs. 

Quando você teve seu primeiro contato com o Rap ..?

R: Como eu já disse,eu fui criada em Itaquaquecetuba e lá a presença do RAP era mais do que constante,na casa onde eu morava principalmente... Eu lembro que eu comecei a reconhecer o ritmo e a me familiarizar aos seis,sete anos de idade... Agora a entender mesmo,foi a partir dos dez,oito anos de idade que foi aonde eu fui conseguindo entender a realidade que me cercava e como aquilo era forte e verdadeiro dentro das letras. 

O que te levou a escreve letras de rap e a canta-las ..?

R: Bom,eu creio que foi todo um processo... Aos doze anos eu vim pro centro de SP,onde tudo era completamente diferente de onde eu vivia e o baque dessa mudança repentina tão cedo ,foi fazendo eu desenvolver coisas que eu jamais imaginaria poder fazer... Como eu passava muito tempo sozinha,eu comecei a ler bastante,e a querer mostrar a minha visão,a minha opinião sobre o que tinha acabado de ler ou ouvir. Aos quatorze,eu comecei a compor verdadeiramente,mas era sobre o meu antigo bairro,a escola,nada muito politizado... Mas a minha primeira letra onde eu vi que tinha um conceito,tinha técnica tinha ritmo,surgiu aos quinze anos numa DISS,rs. Quando eu vi aquilo escrito e via o quanto as pessoas gostavam de me ver escrevendo e cantando e o quanto aquilo fazia eu me sentir importante,não quis outra coisa. No meu entender,nós,que temos as informações,que temos uma munição intelectual ao menos razoavel,devemos passar isso a frente e o RAP é uma arma muito poderosa pra isso.


Alem do rap o que você ouve ..?

R: Olha... Atualmente eu tenho ouvido muito R&B...Mais do que o normal,rs. Mas eu gosto muito de samba,de reggae,de alguma bandas de rock também... Eu penso que qualquer estilo musical que tenha uma mensagem de informação politica,de crítica ao senso comum,é válido. 

Sobre o que você costuma escrever ..? e tem algum método.. especial ..?

R: Basicamente eu escrevo sobre as mazelas brasileiras e sobre a minha visão no mundo do RAP. Quanto a método... Não sei se pode ser chamado de "método",mas eu procuro sempre ter papel e caneta em mãos pra que na hora que vier aquele verso,não deixar ele se perder e a maioria dos meus versos bons vem assim,rs.

O que normalmente te inspira ..?

R: Eu sempre tento manter minha mente bem aberta. Eu procuro prestar atenção nos lugares que eu vou,nas pessoas que frequentam,nos contrastes que esse lugares e pessoas apresentam,então eu tento mesclar tudo aquilo e apresentar na forma que eu enxergo... É isso.

Hoje em dia no Brasil, a literatura marginal, a poesia, os sarais estão bem próximos ao rap e ao Hip Hop ..
você curte ..? o que acha desta aproximação ..? 

R: Eu acho maravilhoso! Na minha percepção,é difícil escrever um RAP dissertando sobre desigualdade social,por exemplo,sem estar politizado. Sai feio,vazio,com palavras repetitivas. Eu acho extremamente importante essa junção,essa inclusão do conhecimento através dos livros,na cultura HIP HOP. 

Desta nova safra do rap brasileiro, quem você tem curtido e porque ..?

R: Um cara que eu ouço bastante da nova geração é o OGI. As letras dele são simples,diretas e completas,a levada dele em alguns sons eu também curto muito... O Amiri também tá chegando cada vez mais pesado,com uma técnica monstra,uns tema bem original... Acho eles bem zika. 

"Caminhar sem desistir,pro sistema não me vendi,calando a boca das Flora que estão se achando dina di"


Creio que deve ler bastante, qual foi o ultimo livro que leu.. e falenos um pouco sobre ele ..?

R: Então,o ultimo livro que eu li foi "A Estratégia de Adolph Hitler". É um livro de linguagem bem simples,um livro curto,que descreve cada passo que foi dado pelo ditador pra impor e fazer com que fossem aceitas suas decisões. É bem interessante pela questão de toda politicagem que envolveu o regime,todo o esquema que ele tinha... Não foi um dos melhores livros que eu li,mas,leitura sempre vale a pena. 

Nos anos 90 o rap era bem masculinizado, a mulher para cantar rap tinha que usar calças larga e pa.. nada contra.. mas neste tempo era quase que uma regra ... hoje com um feminismo bastante forte as mcs tem se imposto e tem usados roupas bem femininas .. e letras femininas..  o rap ainda é muito machista ao seu ver..? e como você analisa o rap feminino hoje..?

R: Graças a Deus,nossos amigos MC'S estão se mantendo bem "compreensíveis",digamos assim,á voz feminina no RAP. Eu acredito que pra eles,seja muito importante ter mulheres envolvidas também,porque antes de qualquer coisa,o RAP e a cultura HIP HOP é um meio de se passar a informação aos quatro cantos,e a força feminina é importante sim,até pra conseguir chegar aos corações de outras mulheres com mais facilidade,com mais intimidade. Tem muita mina que faz um peso inestimável na cena atualmente... A mulher no HIP HOP ta se politizando cada vez mais,tentando passar cada vez mais auto-estima pra nossas irmãs,fazendo com que cada vez mais mulheres façam parte do movimento. Tamo chegando elegante,rs. 

Sei que não da para prever o futuro .. mas como você imagina o Brasil daqui a 10 anos ..? menos violento, mais violento .. ? e porque ..?

R: Realmente,a minha unica perspectiva sobre isso,é que daqui dez anos estaremos afogados no rio de sangue do Brasil. Pode ser uma previsão pessimista,mas diante das calamidades de hoje,eu não consigo imaginar um futuro "feliz",de verdade. 

Desde as manifestação do ano passado, por causa da passagem de ônibus, desencadeou inúmeras manifestações sobre vários temas.. afinal nosso pais esta longe de ser uma paraíso .. como você vê estas manifestações ..? acha justo..?

R: É mais do que justo,é necessário. Só que mais necessário que tenha uma manifestação,é fundamental que os manifestantes tenham a minima noção e posição politica. Eu estive nas manifestações contra o aumento da passagem e quando nós estávamos lá,nós tínhamos um objetivo claro e definitivo,o que acontece é que os protestos seguintes estavam sem uma frente. Estavam sem uma liderança,sem direção. Isso aconteceu porque muitas das pessoas que se envolveram na causa e na manifestação,estavam ali pra se divertir,se aparecer,esqueceram  realmente a importância de estar ali e isso faz todo o processo se tornar inválido e sem credibilidade. Mais uma vez eu digo: É NECESSÁRIO. TEMOS QUE TER LEVANTES POPULARES NO BRASIL; Só que pra termos sucesso,precisamos realmente compreender o porquê de estarmos ali e por qual causa estamos lutando.

E as participações dos Black Blocs ..o que acha dele..? você acredita que ele são realmente bancados por algum lado politico..?

R:Então,tem esses black blocs... Alguns são bem irresponsáveis. Foi como eu disse: existe uma minoria que vai pra aparecer e faz com que tudo perca a credibilidade. Mas eu acredito que boa parte deles tem uma posição definitiva de qual ideologia querem seguir... O complicado é como exercem e como entendem essas ideologias. Quanto aos partidos políticos eu creio que seja bem mais provável que eles paguem um grupo que não pertence aos black blocs só pra causar desordem mesmo. Esses cara são doido.


O que acha das ações afirmativas .. como as cotas a mulheres em determinados cargos em empregos, cotas raciais ..?

R: Quanto as cotas das mulheres,eu acho que através do tempo isso deve ser cada vez mais equilibrado... Tanto pra nós,quanto pra eles. E as cotas raciais,bem... Os brancos tem uma divida impagável com a população negra. Eu,nasci com a cor do colonialismo,do imperialismo,do genocídio  Nunca vou saber o que é e o que representam cerca de 300 anos de escravidão pra um povo. No Brasil,tudo foi construído por eles. É mais do que obrigação as cotas raciais,mas isso jamais apaga tudo o que houve. Nunca,nada,vai apagar. 

Faço esta pergunta a todos que entrevista... Se você fosse eleita presidente do Brasil .. qual seria seu ou seus primeiros Atos ..?

R: Acabaria com pelo menos dez ministérios. Não tem necessidade de tanto ministério e tanta gente desse jeito. É muito dinheiro jogado fora. Diminuiria os salários dos parlamentares e aumentaria os dos professores... É muita coisa,não dá pra responder tudo assim,mas acho que de primeira é isso,rs. 


Esta eu roubei ou "Sampliei" do Programa Provocações da Tv Cultura..rsrs

Teve algum pergunta que eu não fiz e você gostaria que eu perguntasse .. qual pergunta é e qual seria esta resposta ..?

R:Sobre a legalização das drogas. Eu acho que é um assunto que tá rondando bastante o nosso país e merece ser debatido. Bem,como eu já falei,eu tento manter minha mente sempre aberta a novas opiniões,a novas posturas,a novas visões sobre diferentes assuntos. Até dois meses atrás eu tinha uma posição sobre esse assunto que era: Sim,o Brasil deve legalizar a venda e consumo de drogas. Só que a partir do momento que eu conversei com uma pessoa e fui analisando os fatos que ela me contava,eu pensei: Será mesmo que o Brasil ta preparado pra isso? Em países de primeiro mundo,a droga não usada como meio pra se enturmar e sim como um simples objeto de degustação. Aqui,nós somos incentivados subliminarmente o tempo inteiro,ao uso de drogas licitas e ilicitas. Então hoje,eu penso da seguinte forma: Será que estamos inseridos numa cultura,num sistema politico,adequado para aceitar isso? O que viria depois? É um assunto muito complexo,e por isso que eu acredito que quanto mais informações pudermos ter,mais clara vai ficar essa questão. 

Indique uma musica,um álbum,um vídeo e um livro ..

R:Musica: "A Change is conna come",Sam Cooke. Album: "The Martyr"-Immortal Technique. Vídeo: "Malcolm X-Negro da Casa". Livro: "A invenção do ser negro"- Gislene Aparecida dos Santos. 


Obrigado pela Entrevista Caroline Souto deixe seu recados aos leitores ..

R:Eu que agradeço muito pela oportunidade,foi muito legal,obrigada mesmo. O recado que eu posso deixar aos leitores é pra que se informem cada vez mais a respeito de tudo. Busquem pela politica,pela sociologia,pela historia,pela filosofia,por tudo que possa acrescentar ao seu intelecto e no das pessoas que estão a sua volta. Imunizem suas mentes.  

Postar um comentário

0 Comentários