Header Ads Widget

Trecho de música do Racionais cai em prova do Enem 2017.


Hoje (5/11/2017), milhões de pessoas fizeram o Enem. Hoje aconteceu a primeira etapa de prova, pois neste anos foi dividido em dois domingos.
Neste ano tivemos uma surpresa muito dahora, um trecho da letra da música "Fim de semana no Parque", música lançada em 93/94. Para muitos isto não é novidade, e não é mesmo outras letras de rap vem sendo estudada em escolas e faculdades. Mas sempre que eu vejo uma notícia desta eu fico muito feliz. 
Eu sempre lembro de um professor dizer em aula de quem num futuro as letras do Racionais Mc's iriam ser estudadas em sala de aula. 

Sobre a música: 
Primeira canção do LP Raio X do Brasil (1993), "Fim de Semana no Parque" narra um final de semana em um parque localizado a uma hora da "quebrada" do narrador, na periferia sul de São Paulo. Durante o percurso entre o parque e a casa, o personagem cita bairros da região - como o Parque Santo Antônio, Parque Regina, Parque Ipê, Jardim Ingá, Parque Arariba, entre outros - e aponta os contrastes entre a vida dos "manos" e "playboys" que encontra pelo caminho. Com uma crítica afiada à desigualdade social, a letra denuncia abertamente a pobreza na periferia, presença das drogas e assassinato de parceiros, mas também exalta o coletivismo e a união dessa população


Nós responda, qual é a questão certa? 






Postar um comentário

3 Comentários