Header Ads Widget

Opinião Periferica - Entrevista com o jornalista Victor Hugo Cavalcante Silva


O entrevistado desta vez é o Victor Hugo, jovem de 21 anos,jornalista e editor do blog folkcomonicação,confira o que o mano tem a dizer..!

Salve parça, se apresente quem é o Victor Hugo Cavalcante Silva?

Victor Hugo Cavalcante: Caracas tio, acho difícil dizer exatamente quem sou, acho que sou um poeta, jornalista por formação e por amor, que ama espalhar a cultura e crê que ela pode mudar o mundo em sua concepção, enfim tenho atualmente 21 anos de idade louco por jornalismo e por mudanças na sociedade através de meios socioculturais.

Qual a diferença entre o Victor Cavalcante Silva pro pseudônimo de Caesar Albuquerque Silva que você usa como jornalista ..?

Victor Hugo Cavalcante: Na verdade eu quero trocar esse pseudônimo, e já troquei no blog, no e-mail e em algumas redes sociais, só o Facebook que tenho que esperar 60 dias pra trocar de nome... Tinha decidido pelo nome pois sou apaixonado pelas histórias antigas, principalmente gregas, daí surgiu Caesar... Porém um amigo me tocou profundamente na questão de fazer valeu seu verdadeiro nome, Victor Hugo Cavalcante
A diferença entre eles não existe, ou é mínima...Pois somos os mesmos idealistas.

Quando você se decidiu pelo Jornalismo? 

Victor Hugo Cavalcante: Isso tudo começou no meu terceiro colegial, com meus familiares opinando sobre o que deveria fazer de curso superior, na época como quase todo jovem com 17 anos não tinha muito ideia do que fazer... Então estou amando desde que entrei para o curso há quatro anos... E o blog...Bem isso fica pra outra pergunta

Como surgiu a ideia do Blog FolkComunicação? E porque do nome?

Victor Hugo Cavalcante: A ideia do blog surgiu há um ano e meio, para ser mais exato em Maio de 2013, no meu segundo ano de faculdade... Como um meio de aprender um pouco mais além espaço territorial.
O nome surgiu tal como a letra da música 'Sereníssima' da banda Legião Urbana, ou seja, uma coisa nada a ver com seu real significado. Antigamente eu achava saber que Folkcomunicação fosse a comunicação popular dos excluídos, talvez pela separação das palavras Folk -Popular e Comunicação... Ainda não tenho certeza desse significado, mas uma coisa é inevitável o Folk como costumo chamar meu projeto, é uma arma poderosa de divulgação de arte, principalmente a independente.

O que você acha da literatura marginal, e sobre os saraus de poesia que tem tomando conta de algumas periferias no Brasil?

Victor Hugo Cavalcante: Como toda espécie em sua fauna e flora é importante... O que seria da periferia se não fossem eventos como os sarais para divulgar sua arte?

Que tipo de musica gosta de ouvir? e quais artistas gosta..?

Victor Hugo Cavalcante: Sou bem eclético na real, mas ultimamente ouço mais musica independente do gênero Rap e Rock Nacional, e citando esses artistas, temos Narrador Kanhanga, Sara Donato, Cashias Rodriguez, Instinto Animal, Lê Coelho e os Urubus Malandro, enfim gosto de todos que já tive a oportunidade de entrevistar... Porém esses citados são meus preferidos...

Como as pessoas reagem quando você se declara ateu..? E o que te fez se torna ateu..? Num acreditou em deus.?

Victor Hugo Cavalcante: Caracas, não sou ateu, embora pareça, visto que compartilho da opinião de que religião é o ópio de um povo que só o faz atrasar mais... Sou agnóstico teísta... Acho que o ser humano não depende de um deus imposto por religiões e dogmas, e sim de uma força interna e externa, no cósmico há uma força que nos orienta e nos protege.

O que achou da reeleição da dilma..? Você tem algo lado politico..esquerda,direito anarquista..?

Victor Hugo Cavalcante: Sou meio "esquerdopata", por isso me critiquem a vontade... Acho que os lados são diferentes e iguais ao mesmo tempo, ou pelo menos deveriam ser... Há uma frase do Che que diz "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros" Então se você tremer de indignação a cada abuso, injustiça e corrupção que seja, não importa seu lado, somos companheiros.

Você acredita no Impeachment da Dilma? isto resolveria o problema de corrupção..? 

Victor Hugo Cavalcante: Há uma frase nordestina que diz "Inpitmanz é meus ôvo" então... Não acredito nisso, e não consertaria, o povo esquece que caso ela sofresse impeachment quem assumiria seria seu vice, ou seja seria PMDB na cabeça, ou melhor, garganta abaixo... E digamos que casos como Cunha, Sarney, Renan Calheiros e Collor não são uma boa escolha para governar.

Com o aumento do acesso a internet e a popularização das redes sociais,tem uma liberdade de se falar o que quiser, as pessoas, expõe seu todo tipo de preconceito como racismo,homofobia,xenofobia, e etc. A internet parece terra de ninguém, uma terra sem leis. Você vê como resolver este problema..?

Victor Hugo Cavalcante: Infelizmente a internet enquanto livre está sendo uma terra de ninguém, mas acho que por enquanto, isso é o melhor a ser feito, pois nenhum de nós seja governantes ou "meros" cidadãos têm ainda como controlar essa grande rede... Cabe á cada um de nós pessoas que são contra abusos de qualquer parte deter esses cibercrimes. Antes que o Big Brother (Grande Irmão) o faça.

De uma dica de leitura e fale sobre o ultimo livro que você leu..

Victor Hugo Cavalcante: O ultimo livro que li, ou melhor vou começar a rele-lo chama-se 'A galaxia da Internet' de Manuel Castells, indicado por um grande professor e um grande ídolo... Se trata da história da Internet.

Pra terminar, teve alguma pergunta que não fiz e gostaria que eu teria feito? se teve qual é esta pergunta e qual seria a resposta...

Victor Hugo Cavalcante: Sei lá, acho que as perguntas "Porque mexer com cultura?", "Quem você sonha entrevistar enquanto artista?" e "O que você espera do blog, enquanto jornalista? " cairiam bem, "Porque mexer com cultura? A resposta estaria na frase de Albert Camus "Sem a cultura e a liberdade relativa, que ela pressupõe, a sociedade por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É, por isso, que toda a criação autêntica, é um dom para o futuro.", quanto á segunda pergunta, espero um dia poder entrevistar o Tico Santa Cruz, sou um grande fã dele... E enfim a terceira pergunta/resposta seria: Eu espero poder mudar o Brasil enquanto disseminador de cultura e informação socioculturais... Assim como Albert Camus acreditava... É isso aí galera... Não deixem de compartilhar a ideia e ideal do #Folk... E se fosse para indicar grandes amigos indicaria o Periférico, ao Blog Sétima Arte, ao Agente Junto, e especialmente ao MIC - Mídia Independente Coletiva e ao blog literário Jorge Honorio em Fatos e Prosas.

Postar um comentário

0 Comentários