Header Ads Widget

Confira a entrevista do rapper paraense "Pelé do manifesto" #OpiniãoPeriferica



Confira a entrevista com rapper paraense Pelé, o mano recentemente se destacou nas redes sociais por sua musica "Sou neguinho" onde o mano denuncia com letras forte os racismo e mostra sua alta estima e sua negritude.

Pra quem ainda não conhece o Pelé (Allan Roosevelt) se apresente..?

R: Prazer eu sou o MC Pelé do manifesto, MC da cidade de e Belém do Pará, estou a 7 anos na correria aí do rap nacional fazendo som de mensagem com letras q abordam principalmente a questão racial

Como você descobriu o rap ..? e quando você decidiu que queria cantar rap..?

R:Eu descobri em 2005 quando ganhei um DVD do Gabriel o pensador, e a partir daí me apaixonei por essa forma de expressão de decidi q eu ia me expressar daquela forma tbm.

Como o Allan virou o Pelé...? tu era bom de bola..? de onde vem este vulgo..?

R: O allan virou o Pelé na escola, devido ao meu talento com o futebol no meio dos amigos, eles acabaram por associar o futebol ao do rei Pelé.


Como é o rap e a cena hip hop onde você mora parça..?

R:a cena hj do hip hop em Belém tá muito forte, o movimento deu um salto gigantesco nesses últimos dois anos, principalmente graças às batalhas de mcs e mutirões de graffiti.


Como você adquiriu sua consciência social e racial ..?  foi só ouvindo rap ..?

R:Primeiramente sim, mas daí observei q os raps falavam de ícones negros e revolucionários, como por exemplo luther King e Nelson Mandela,  através do rap fui conhecendo vários ícones históricos q os professores na minha escola se quer citavam durante as aulas.


Falenos sobre a Batalha de São Braz .. como funciona,quanto tempo ela existe e a importância dela pro rap da sua região..


R:A batalha acontece todo sábado no mercado de São braz no centro de Belém, ela tem dois anos de existência, e foi fundamental nessa crescente q o rap paraense teve nesses últimos anos, tanto q é uma das principais batalhas de rap hj no cenário do hip hop paraense.

Recentemente vi que a batalha de São Brás foi barrada por agentes da prefeitura.. como as autoridade de Belem veem vocês do rap..?

R:As autoridades já se deram conta de q o rap é a voz da periferia, tanto q quando criticamos o prefeito durante um evento no mercado do ver-o-peso fomos retirados do local, tratam o rap com menosprezo pois sabem do seu potencial revolucionário.

Eu ouvi suas musicas, e vi que você é fortemente influenciado pelo rap dito de protesto.. o rap pra você vai alem simplesmente um ritmo musical..?

R:Sim, pra mim o rap é mensagem acima de tudo, por isso tento transmitir o máximo de informações possíveis nas minhas músicas, tanto q nos meus shows tem músicas q eu canto sem beat pra prender a atenção da platéia pra mensagem.


Você se destacou nas redes sociais pela musica "Sou Neguinho" esta musica retrata claramente o preconceito racial que nós negros sofremos no dia dia, como você lida com o racismo..? e esta musica é meio que biográfica..?

R:Eu tento combater o racismo com letras fortes como a música "sou neguinho" essa é a minha forma de conviver com isso, tentando exterminar esse mal o mais rápido possível através da poesia periférica, a música é um relato e um desabafo tanto q cito várias vezes dentro da música fatos q aconteceram comigo!



Conheço muitos ouvintes de rap, que criticam quando um rapper começa a ganhar dinheiro no rap,diz que se vendeu chama de modinha e etc.. um rapper tem que se sentir culpado por ganhar dinheiro com o rap..?

R:Jamais, a melhor coisa é voce sobreviver daquilo q ama fazer, não vejo problema nem um em ganhar dinheiro cantando rap, o que acontece é q algumas pessoas deixam q esse dinheiro mude seu caráter e seu discurso, e esse q é o perigo disso!

O que lhe inspira a escrever..?

R:São vários motivos q me inspiram, como eu gosto de dizer eu canto aquilo q eu vivo e aquilo q eu observo, acho q isso é o q faz minhas letras serem tão fortes!


Aqui no suldeste e no sul do pais conhecemos pouco do rap nortista.. fale um pouco como é o rap nesta região e quais grupos se destacam..

R:O rap no norte está crescendo muito nesses últimos anos, principalmente no Pará e no Amapá, aqui na cidade de Belém tem everton MC, arsenal de rima, koalla crew, eu Pelé do Manifesto, Bruno B.O, dentre outros q estão se destacando, no Amapá tem o mano Cabreiro MC.


Salve mano obrigado .. deixe sua mensagem aos leitores.

R: Gostaria de falar ao leitores que curtem e apoiam o rap nacional de verdade que o rap não morreu, e que eles nunca desistam do seu sonho a caminhada é dura mas a vitória é certa!

TA AFIM DE BAIXAR O TRAMPO DO PELÉ..? AQUI

OUÇA O TRAMPO DO MANO.





Postar um comentário

0 Comentários