Header Ads Widget

7ª edição da Tarrafa Literária acontece de 23 a 27 de setembro‏



Festival internacional de literatura trará pela primeira vez a Santos famosos nomes da literatura internacional, como o escritor português Afonso Cruz e Gonçalo Tavares, além de show, oficina de escrita e programação infantil

São Paulo, setembro de 2015 - A 7ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura gratuito que movimenta a cidade de Santos e conquista novos leitores aproximando-os de autores, já tem data para acontecer. Entre os dias 23 e 27 de setembro, novos e velhos fãs literários podem assistir e participar de mesas de debates com a presença de ilustres escritores nacionais e internacionais, que discorrem sobre poesia, ficção, quadrinhos, biografia, produção da escrita etc., no Teatro Guarany, um patrimônio cultural e histórico localizado ao lado da Rodoviária de Santos. Além das mesas, o festival conta com show de abertura, oficina de escrita e programação infantil na unidade santista do SESC. As mesas trazem Nelson Motta, autor de “Vale Tudo”, biografia de Tim Maia, e Julio Maria, autor de “Nada Será como Antes”, biografia de Elis Regina em uma discussão sobre a liberação das biografias; Outros nomes são os gêmeos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, Milton Hatoum, Clóvis Bulcão, Jorge Caldeira, Noemi Jaffe, Ana Miranda, João Carrascoza, Bernardo Carvalho, entre outros.
As atrações internacionais terão mesas especificas para discussão sobre a produção de cada artista. Estão confirmados o renomado escritor, ilustrador e músico português, Afonso Cruz, além do galego Miguelanxo Prado, escritor e ilustrador, e outro escritor português, Gonçalo Tavares.
A abertura do festival, dia 23 de setembro, quarta-feira, no SESC Santos, é marcada por um show de Estrela Leminski, filha de Paulo Leminski, com o projeto chamado Leminskanções, que são poemas do pai letrados em música após seis anos de pesquisas. O show é assinado por “Estrelinski” e “Os Pauleira”.
Já no decorrer do festival ocorrerão outros eventos paralelos, como a Tarrafinha Literária, versão dedicada às crianças, que neste ano promove uma adaptação livre  - dramatização feita por João Acaibe, famoso pelo personagem Tio Barnabé, da série do Sítio do Pica-Pau Amarelo - do livro “Malala”, de Adriana Carranca; e uma oficina de escrita ministrada por Gonçalo Tavares, dono dos maiores prêmios de literatura portuguesa, entre eles o Portugal Telecom 2007, Prêmio José Saramago 2005 e LER/Millennium BGP 2004.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Abertura Tarrafa Literária - show “Leminskançoes” @ SESC Santos
Estrela Leminsky/Foto: divulgação
Quarta-feira, 23 de setembro, às 19h
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos - SP
Grátis

Tarrafinha Literária @ SESC Santos
Nesta edição, a Tarrafinha trará o livro “Malala” de Adriana Carranca, adaptado livremente para crianças em uma dramatização de João Acaibe, famoso pelo personagem Tio Barnabé, da série do Sítio do Pica-Pau Amarelo
Sábado, 26 de setembro, às 14h30
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos - SP
Grátis

Oficina de Escrita com Gonçalo Tavares @ SESC Santos

Gonçalo Tavares/Foto:Pauliana Pimentel-Kameraphoto
Sexta-feira, 25 de setembro, às 14h

Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos - SP
Grátis
20 vagas
Inscrições: Via Sesc:

Mesas Tarrafa Literária @ Teatro Guarany
Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP (ao lado da rodoviária)

24 de setembro, quinta-feira
Tema: “Contos no Divã”
Às 17h
Com Luiz Cancello e Alexandre Marques Rodrigues
Mediador: Gustavo Klein

Tema: “Quem somos nós, os escritores?”
Às 19h
Com Noemi Jaffe e Julliano Garcia Pessanha
Mediador: Mário Vitor Santos (Casa do Saber)

25 de setembro, sexta-feira
Tema: “As raízes da música caipira”
Às 17h
Com José Hamilton Ribeiro e Ivan Vilela
Mediador: Sérgio Martins

Tema: “Dueto de Biógrafos”
Às 19h
Com Nelson Motta e Julio Maria
Mediador: Daniel Benevides

26 de setembro, sábado
Tema: “A ficção e os personagens reais”
Às 15h
Com Ana Miranda e José Castello
Mediadora: Josélia Aguiar

Tema: “Encontro com Miguelanxo Prado”
Miguelanxo Prado/Foto: divulgação
Às 17h
Com Miguelanxo Prado
Mediador: Paulo Ramos + Tradutor

Tema: “Contando nossas histórias”
Às 19h
Com Bernardo Carvalho e Gonçalo Tavares
Mediador: João Gabriel de Lima

27 de setembro, domingo
Tema: “O conjunto de nossas obras”
Afonso Cruz/Foto: Rui Gaudêncio
Às 15h
Com Afonso Cruz e João Carras Coza
Mediador: Ademir Demarchi

Tema: “Formadores do Brasil”
Às 17h
Com Jorge Caldeira e Clovis Bulcão
Mediador: Humberto Werneck

Tema: “Uma conversa sobre dois irmãos”
Milton Hatoum/Foto: Fernanda Preto
Fábio Moon e Gabriel Bá/Foto:Larissa Maruyama
Às 19h
Com Milton Hatoum, Fábio Moon e Gabriel Bá
Mediador: Matthew Shirts

SOBRE A TARRAFA LITERÁRIA
A Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura – Santos/ SP é o amadurecimento do trabalho de José Luiz Tahan, da livraria Realejo, que como curador têm o objetivo de enaltecer e disseminar a cultura da leitura. O festival aproxima leitores de autores durante quatro diaspara dar voz ao pensamento e conversar sobre literatura, jornalismo, ciência, história, futebol e o que mais vier à mente dos convidados. Não é um ambiente acadêmico, mas de entretenimento e cultura, que conquista novos interessados.
Sempre com grandes nomes da literatura nacional e internacional apresentando temas interessantes e atuais, a Tarrafa Literária acontece bem próxima de São Paulo capital. Considerando os atrativos do porto, das praias e a praticidade do Sistema Anchieta-Imigrantes para o acesso à região, o período é bem favorável para quem vem de fora, seja para um programa diferenciado de um dia, seja para aproveitar a totalidade da programação. Mais informações: www.tarrafaliteraria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários