Header Ads Widget

Ajude a financiar o curta - Sobre o muro - o filme alem de trazer representividade negra, é envolto por culturas urbanas e periféricas


Sobre o Muro é um curta-metragem, realizado como Trabalho de Conclusão de Curso por alunos do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos. O curta narra a história de um garoto negro, morador de periferia, que possui dificuldades de comunicação e encontra na pixação uma forma de se expressar. A proposta do projeto é trazer para as telas questões significativas, que por vezes, são negligenciadas nas obras audiovisuais nacionais, como a Negritude e a Cultura Urbana Periférica.


SAIBA COMO AJUDAR AQUI --> www.catarse.me/sobreomuro








O PROJETO


O debate sobre a escassez de personagens negros, representativos, no audiovisual impõe-se. Nas telas de TV e cinema prevalece a caracterização pautada por estigmas raciais historicamente impostos, como o do(a) empregado(a) ou do(a) bandido(a). Para além disso, quase sempre a participação do personagem negro é secundária, estereotipada e sujeita ao protagonismo de personagens brancos. Assim, Sobre o Muro estabelece o jovem negro como protagonista, destacando a importância da representatividade negra no audiovisual.

As expressões e manifestações periféricas, que costumam ter sua validade questionada por não se tratar de algo restrito a elite, branco ou acadêmico, como a cultura hip-hop ou a própria pixação, não estão no curta como uma simples forma de ambientação do universo, mas sim como uma ferramenta fundamental para a construção narrativa, alçando o negro ao protagonismo, a periferia ao centro.

Postar um comentário

0 Comentários