Header Ads Widget

Biografia N.W.A !



N.W.A foi um grupo de hip hop estadunidense formado em 1986 em Compton, Califórnia. Formado por Eazy E, Dr. Dre, Ice Cube, DJ Yella e MC Ren. Depois de cinco anos o grupo acabou com desavenças entre alguns de seus membros.

Eazy-E usou o dinheiro arrecadado com o tráfico de drogas para fundar o selo Ruthless Records com Jerry Heller. Eazy-E descobriu o talentoso artista The DOC e recrutou Dr. Dre e Ice Cube para comporem músicas para a banca de artistas. Quando a música "Boyz N The Hood" foi rejeitada pelo artista da Ruthles HBO, eles deecidiram formar um grupo e cantarem eles mesmos. Estava criada a primeira formação do N.W.A.: Dr. Dre, DJ Yella, Ice Cube e Eazy-E.

O primeiro álbum da gangue, N.W.A. And The Posse (1987), foi largamente ignorado. O segundo álbum - agora com o novo membro MC Ren -, Straight Outta Compton (1988), é considerado uma das obras primas do rap. A música "Fuck Tha Police" denunciava os abusos dos policias para com os negros e, por tamanha ousadia que foi falar mal e satirizar a força policial, cuminou numa carta aviso do FBI sugerindo que o grupo não falasse mais sobre aquilo. Mesmo assim suas músicas viraram hinos das ruas (embora o grupo não tenha tido apoio da mídia nem da MTV) e seus membros viraram os mais notórios representantes do que viria a ser batizado de gangsta rap: um gênero musical do hiphop com letras de hedonismo, sexismo e violência. Seus protagonistas justificavam o estilo chocante das músicas dizendo que eles apenas estavam “contando como a coisa é”.

Eazy-E representava o rosto do grupo e dos jovens que eram público dos Negros Com Atitude, Dr. Dre e DJ Yella cuidavam das batidas e das produções dos álbuns enquanto Ice Cube e MC Ren eram responsáveis pelas letras.

No mesmo ano de 1987 Eazy E lançou seu álbum solo com a participação dos colegas. Dentro do N.W.A. houveram desentendimentos entre os membros. Ice Cube, frustrado pelo dinheiro e pelo fato de que queria também um álbum solo mas não teve, saiu do N.W.A. O terceiro álbum do N.W.A. chamado Efil4Zaggin (Niggaz 4 Life ao contrário) não saiu tão bem na crítica quanto o anterior. Musicalmente ele é mais complexo, mas liricamente, o grupo perdeu grande parte de sua força com a saída do Ice Cube. A mensagem construtiva diminuiu mas o N.W.A. ainda chocava com a violência e a misoginia, o humor e o hedonismo. O recém saido membro virara alvo de críticas nesse álbum, como é visível por exemplo na faixa "A Message To B.A." (B.A. são as iniciais de Benedict Arnold, constantemente usado como sinônimo de traidor; "Uma mensagem para um traidor"), que não ficou ilesa, sendo respondida pela música "No Vaseline".

No grupo havia egos em conflito. Afirmando que não ganhava o suficiente para seu cargo, Dr. Dre sai do N.W.A. em 1991. Esse foi o fim do grupo.

Em 1995 Eazy-E morre e os membros do N.W.A. fizeram as pazes. Houveram rumores sobre a criação de um álbum-reunião mas o projeto não foi pra frente. Surgiram apenas colaborações em músicas como "Hello" e "Chin Check". Alguns rappers que tiveram história com o grupo participaram do projeto N.W.A. Legacy que cuminou no lançamento de dois álbuns: The N.W.A Legacy, Vol. 1: 1988-1998 e The N.W.A Legacy, Vol. 2.

Hoje em dia Dr. Dre atua mais como produtor musical e Ice Cube continua lançando CDs mas é mais notado em produções cinematográficas.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. cARACA MANO ESSE BLOG SEU É MUITO LOKO CURTI MESMO PARABENS 100% GANGSTA E HIP HOP DIFICIL ENCONTRAR UNS BLOGS ASSIM O SEU TA FURMÃO AE ACESSA O NOSSO LÁ É DO GRUPO DE RAP DE JUNDIAÍ...
    ADR Atitude Dignidade Respeito E CASO TIVER ALGUM INTERESSE OU OPINIÃO LÁ TEM NOSSO CONTATO FRZ FICA NA PAZ NEGO...

    ResponderExcluir