Header Ads Widget

Wyclef Jean pede a haitianos que ajudem o país


O músico Wyclef Jean, ganhador do Grammy, pediu a seus compatriotas que abandonem o crime e trabalhem para melhorar o Haiti, em uma declaração em uma rádio patrocinada pela missão de paz da ONU no país.

"Se você ama Wyclef, significa que você ama o Haiti. Então, você não deve estuprar mulheres ou sequestrar pessoas e crianças, porque não há justificativa para isso", disse Jean em creole, a língua local, em uma curta vinheta levada ao ar várias vezes por dia por estações locais haitianas.

"Eu rejeito essas práticas malévolas", disse Jean, 35 anos, que também pediu aos haitianos que respeitem e protejam os direitos das mulheres.

O Haiti, país mais pobre das Américas, enfrentou décadas de motins políticos, ditaduras, poder militar e violência.

A polícia haitiana e as autoridades da ONU notaram um aumento na criminalidade nas últimas semanas e estão tentando conter uma onda de sequestros e crimes cometidos por gangues na capital e em algumas províncias.

Os números oficiais mostram que houve 36 sequestros em Porto Príncipe em março e cerca de 30 em fevereiro. O número tinha caído para menos de 20 por mês.

Fred Blaise, porta-voz da polícia da ONU, disse que a popularidade de Jean entre os haitianos atravessa todas as classes sociais e pode influenciar positivamente os jovens envolvidos com a criminalidade.

"Todos os tipos de haitianos, os bons e os maus, têm grande admiração por Wyclef e pelo o que ele representa como haitiano", disse Blaise à Reuters no domingo.

"Então eles estão mais receptivos à mensagem de Wyclef porque sentem orgulho dele", disse Blaise.

Jean, que ficou famoso ao participar do grupo The Fugees, é bastante respeitado no Haiti. No ano passado, ele foi designado pelo presidente Rene Preval para ser embaixador itinerante, a fim de melhorar a imagem do país no exterior.

Fonte:::Reuters

Postar um comentário

0 Comentários