Header Ads Widget

Will Smith começa grande tributo a Nelson Mandela em Londres


O ator Will Smith deu ao show de comemoração dos 90 anos de Nelson Mandela, cuja visita a Londres foi ofuscada pelos acontecimentos no Zimbábue, onde a votação para presidente acaba de terminar.

Amy Winehouse, Queen, Annie Lennox, Simple Minds e alguns dos maiores artistas africanos estão entre as estrelas escaladas para se apresentar diante de Mandela, que completa 90 anos no mês que vem. Os shows devem reunir cerca de 50 mil pessoas no Hyde Park.

"Peter Gabriel disse uma vez: 'se o mundo pudesse ter um pai, o homem que escolheríamos para ser nosso pai seria Nelson Mandela'", disse Smith para a platéia.

"Nelson Mandela nos ensinou sobre amor e reconciliação, nos ensinou sobre justiça", disse o ator.

O tributo ao estadista sul-africano coincide com o segundo turno das eleições no Zimbábue - logo, espera-se que Mandela faça declarações contra o presidente Robert Mugabe, que não adiou as eleições apesar das críticas internacionais. p> O líder oposicionista Morgan Tsvangirai boicotou a votação após uma série de ataques mortais contra seus seguidores.

Durante sua estadia na Grã-Bretanha, Mandela disse apenas quatro palavras sobre Mugabe, durante um discurso em um jantar: "trágico fracasso de liderança". Mas foi o suficiente para virar manchete.

Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, aposentou-se oficialmente há nove anos, mas ainda é uma autoridade moral bastante admirada.

O show acontece 20 anos depois de um tributo no estádio de Wembley, quando Mandela ainda estava atrás das grades por se manifestar contra o apartheid.

Jerry Dammers, que ajudou a organizar o evento de 1988 e cuja canção "Free Nelson Mandela" tornou-se hino do movimento antiapartheid na Grã-Bretanha dos anos 1980, também vai participar do show.

Todos os olhos estarão voltados para Amy Winehouse, que no começo deste mês foi diagnosticada com início de enfisema pulmonar.

A cantora de 24 anos luta contra a dependência de drogas. Seu marido, Blake Fielder-Civil, está preso, aguardando decisão judicial por ter atacado o dono de um pub e por conspirar para impedir a ação da Justiça.

Reuters/Terra
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Postar um comentário

0 Comentários